Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Já tentei de tudo... Olhei fuziveis, relês, fiação, tirei o ventilador, limpei, passei WD, e nada... Estou achando que ele pode ter queimado :/ Alguém tem alguma idéia ou sugestão?
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ele roda livre? I, e, se tentar girar com a mão, gira ou está travado? Em seguida verifique se não há fios partidos. Você pode fazer um teste com um multímetro, se tiver um, verifique se não está em curto ou rompido. Nao sei o valor da resistência do enrolamento, mas não é zero, mas também não deve ser infinito. Outra opção é fazer ligação direta com a bateria, mas ai é preciso de muito cuidado. Prenda um fusível de uns 30 A na ponta de um dos fios para que, no caso de o motor estar em curto, não ponha fogo no Monza, dai veja se gira. Esses seriam os primeiros testes.
Aguardamos,
Gilmar
Vectra 97 GLS
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Gilmar Martins escreveu: 22 Dez 2017, 23:36 Ele roda livre? I, e, se tentar girar com a mão, gira ou está travado? Em seguida verifique se não há fios partidos. Você pode fazer um teste com um multímetro, se tiver um, verifique se não está em curto ou rompido. Nao sei o valor da resistência do enrolamento, mas não é zero, mas também não deve ser infinito. Outra opção é fazer ligação direta com a bateria, mas ai é preciso de muito cuidado. Prenda um fusível de uns 30 A na ponta de um dos fios para que, no caso de o motor estar em curto, não ponha fogo no Monza, dai veja se gira. Esses seriam os primeiros testes.
Aguardamos,
Gilmar
Sim na mão ele gira normalmente... Amanhã farei o teste nele. Obrigado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

franklyn_andrade escreveu: 22 Dez 2017, 21:31 Já tentei de tudo... Olhei fuziveis, relês, fiação, tirei o ventilador, limpei, passei WD, e nada... Estou achando que ele pode ter queimado :/ Alguém tem alguma idéia ou sugestão?
Seu Monza tem A/C de fábrica? A luz de carga da bateria acende ao ligar o contato da ignição e apaga assim que o motor entra em funcionamento?
No Monza com A/C, se a luz de carga da bateria não funcionar o ventilador não funciona.

Verificou se chega tensão no motor? Verificou as resistências?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

já tentei de tudo... Olhei fuziveis, relês, fiação, tirei o ventilador, limpei, passei WD, e nada... Estou achando que ele pode ter queimado :/ Alguém tem alguma idéia ou sugestão?
Franklyn

O ventilador não funciona em nenhuma das 4 velocidades?

Se o relé do ventilador não for o correto, somente a velocidade 4 funciona, as outras 3 não.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Carlos A. Freire escreveu: 23 Dez 2017, 07:48
franklyn_andrade escreveu: 22 Dez 2017, 21:31 Já tentei de tudo... Olhei fuziveis, relês, fiação, tirei o ventilador, limpei, passei WD, e nada... Estou achando que ele pode ter queimado :/ Alguém tem alguma idéia ou sugestão?
Seu Monza tem A/C de fábrica? A luz de carga da bateria acende ao ligar o contato da ignição e apaga assim que o motor entra em funcionamento?
No Monza com A/C, se a luz de carga da bateria não funcionar o ventilador não funciona.

Verificou se chega tensão no motor? Verificou as resistências?

Abs,

Carlos Freire
Carlos, meu Monza é só ventilador, não tem A/C. Ele saiu semana retrasada da auto-elétrica com alternador novo e bateria nova, está perfeito. E sobre resistências, de qual está falando, resistência do ventilador? Se for, está normal.
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 23 Dez 2017, 08:43
já tentei de tudo... Olhei fuziveis, relês, fiação, tirei o ventilador, limpei, passei WD, e nada... Estou achando que ele pode ter queimado :/ Alguém tem alguma idéia ou sugestão?
Franklyn

O ventilador não funciona em nenhuma das 4 velocidades?

Se o relé do ventilador não for o correto, somente a velocidade 4 funciona, as outras 3 não.

Abs
Luiz Carlos, meu monza é apenas 3 velocidades de ventilador... e em nenhuma das 3 funciona. Pelo que ouvi falar se fosse o relê a 3 iria funcionar, não é?
franklyn_andrade
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Dez 2017, 11:16
Cidade: Lorena
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador do Monza 86 não funciona de jeito nenhum

Mensagem não lida por franklyn_andrade »

Bom, fiz todos os testes possíveis em casa, e parece que tudo está Ok... mas o ventilador continua a não funcionar... Creio que pode ser o motor do ventilador ou a resistência que deu problema... Vou leva-lo na auto-eletrica de novo, dessa vez pra ver esse problema kkk. obrigado pela ajuda.
Responder