Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Thiago_j2
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Ago 2017, 07:28
Cidade: Indaiatuba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por Thiago_j2 »

Bom dia galera, estou com uma dúvida de onde por o tampão pra isolar o ar quente do meu Monza 95 gls a álcool, pois fiz um isolamento mais acho que coloquei o tampão em lugar errado pq continou baixando água. E foi dando pressão nas mangueiras, notei algumas vezes água em cima do câmbio sabe bem na parede do cabeçote.
Resultado a junta queimou e começou misturar água com óleo bem nessa parte do cabeçote perto do câmbio. Agora estou retificando ele.
Minha dúvida é se ele queimou pq tampei errado quando fiz o isolamento?
Busco uma ajuda pra saber qual lugar vai o tampão naquela peça de alumínio que tem a a válvula termostatica. Vlw
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia e seja bem vindo.

Essa dúvida que tem já foi postada em alguns tópicos sobre o mesmo assunto. Usando a ferramenta de pesquisa desse fórum poderia encontrar facilmente essa informação.

Ao isolar o radiador de ar quente, se for apenas provisório, poderá soltar as mangueiras da parede corta fogo e ligar uma mangueira na outra, ou remover uma mangueira e ligar a ponta da que sobrou, onde estava a outra.

Se for fazer algo definitivo, remova as duas mangueiras do ar quente e, no cavalete da válvula termostática, a configuração é o tampão em cima e a mangueira para o coletor de admissão embaixo. Coloque outro tampão no lugar da mangueira do ar quente que estava no tubo de distribuição de água, abaixo do coletor de admissão.
Então, na parte de cima da cavalete da válvula termostática, vai a mangueira do ar quente ou vai um tampão quando não tem ar quente. A parte de baixo sempre no coletor de admissão.
Essa mangueira que vai ao coletor, tem dois tipos de configurações. Uma mangueira de 2 ponta ou de 3 pontas, sendo que a de 3 pontas, uma na parte de baixo do cavalete, outra no coletor de admissão e outra no tubo de distribuição de água.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Thiago_j2
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Ago 2017, 07:28
Cidade: Indaiatuba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por Thiago_j2 »

Obrigado Carlos. O meu fiz igual vc explicou .
Isso não pode ter influênciado na queima da junta do cabeçote
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Thiago_j2 escreveu: 24 Ago 2017, 09:48 Obrigado Carlos. O meu fiz igual vc explicou .
Isso não pode ter influênciado na queima da junta do cabeçote
Thiago, se fez de acordo como descrito, não foi essa mudança a causa do problema, mesmo porquê, tem Monza que não vem com ar quente de fábrica e, sua configuração é como foi descrito.
Há muitas outras possibilidades para queima de junta de cabeçote, inclusive, procedimentos errados do reparador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Tentei fazer como disse Carlos A. Freire de ligar a mangueira que sai do cavalete no cano de 3 saída embaixo do coletor que tirei a mangueira só que a espessura do cano e maior que a da mangueira meu monza é um monza Classic 90/90 AT o que eu deveria fazer neste caso, tem uma mangueira especial quero deixar provisório ate comprar outro radiador do ar quente ( obrigado )
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

As duas saídas tem a mesma espessura. Tem algo errado ai.
Meu Monza também usa a mangueira de 3 pontas, que sai da parte de baixo do cavalete da VT, outra ponta vai no tubo de distribuição de água e a última ponta vai no coletor de admissão.
Repare lá nas imagens do CepChev, que em todas as configurações de mangueira, para o coletor de admissão é sempre embaixo. Para o ar quente ou isolado é em cima.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jefferson silvestre
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:10
Cidade: baruari
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por jefferson silvestre »

Carlos A. Freire escreveu: 24 Ago 2017, 08:32 Bom dia e seja bem vindo.

Essa dúvida que tem já foi postada em alguns tópicos sobre o mesmo assunto. Usando a ferramenta de pesquisa desse fórum poderia encontrar facilmente essa informação.

Ao isolar o radiador de ar quente, se for apenas provisório, poderá soltar as mangueiras da parede corta fogo e ligar uma mangueira na outra, ou remover uma mangueira e ligar a ponta da que sobrou, onde estava a outra.

Se for fazer algo definitivo, remova as duas mangueiras do ar quente e, no cavalete da válvula termostática, a configuração é o tampão em cima e a mangueira para o coletor de admissão embaixo. Coloque outro tampão no lugar da mangueira do ar quente que estava no tubo de distribuição de água, abaixo do coletor de admissão.
Então, na parte de cima da cavalete da válvula termostática, vai a mangueira do ar quente ou vai um tampão quando não tem ar quente. A parte de baixo sempre no coletor de admissão.
Essa mangueira que vai ao coletor, tem dois tipos de configurações. Uma mangueira de 2 ponta ou de 3 pontas, sendo que a de 3 pontas, uma na parte de baixo do cavalete, outra no coletor de admissão e outra no tubo de distribuição de água.
Abs,

Carlos Freire
fala carlos blz. queria saber se tem problema eu colocar o tampão na saida de baixo do cavalete e a mangueira que vai pro coletor encima?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolamento de ar quente, onde por o tampão.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jefferson silvestre escreveu: 07 Jan 2018, 18:19
Fala Carlos, blz? Queria saber se tem problema eu colocar o tampão na saída de baixo do cavalete e a mangueira que vai pro coletor em cima?
Jefferson Silvestre, bom dia.

Sim tem problemas de inverter esse tampão.
Como já foi comentado em outros tópicos, se o tampão for colocado na parte de baixo da saída do cavalete da VT e, se a VT estiver boa e original com disco na ponta, vai causar super aquecimento no motor.
Tivemos experiência em um Monza Club 94 de um amigo, que não tem ar quente, onde em algum momento em alguma reparação, o reparador inverteu o tampão. Como a VT não estava boa, não chamou a atenção e não causou problemas. Mas, ao trocar a VT começou o problema de superaquecimento do motor. Da fase fria até a abertura da VT, o motor chegava a 110ºC, abria a VT e caia para temperatura normal de trabalho, até a VT fechar novamente por andar em via de trânsito rápido ou desligando o motor. Dai o motor superaquecia novamente até abrir a VT e voltava ao normal.
Segundos antes de a VT abrir aos 110ºC, a luz de advertência de alta temperatura acendia e apagava assim que a VT abria.
No motor do Monza EFI a VT começa a abrir a 92ºC, o motor aquece até 101ºC, ativa a ventoinha e aos 94ºC a ventoinha é desativada.
Levei muito tem em análise, testes até chegar no erro, que na verdade era um defeito provocado.
Esse Monza Club desse amigo, teve histórico de queima de várias juntas de cabeçote e 1 retífica de motor, que esse amigo alega ter acontecido por esse erro. Já tem alguns anos que resolvi o problema e o carro está bom até hoje.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder