suspeita da ventoinha não armar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
jackson17
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2017, 23:03
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por jackson17 »

olá pessoal o meu monza 96 gls ele não tem valvula termostatica e com o carro em funcionamento o ponteiro de velocidade estava um pouco acima do meio e a ventoinha não armou, já testei a ventoinha ela estar funcionando ok,existe um tal de jumper para simular como se a temperatura estivesse subido e fazer ela armar ? assim confirmando se é problema na central !
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Seja bem vindo.
O primeiro passo é aferir a temperatura de trabalho do motor, com termômetro de mira laser e um scanner. Desta forma, vai saber se o marcador do painel está mentindo, marcando errado e a ventoinha não ligou por não chegar a hora ou se há problemas de não acionamento da ventoinha ou super aquecimento do motor. O teste é rápido e simples, basta usar esses equipamentos de diagnósticos que uma boa oficina reparadora deve ter.
A ventoinha do radiador liga (com A/C desligado) com a temperatura de 101ºC no sensor de temperatura CTS, alojado na carcaça da válvula termostática.
Recoloque a válvula termostática (92/107ºC). Ela é importante para economia de combustível e longevidade do motor.

Se entrar no modo de serviço, jampeando os terminais A e B do conector de diagnóstico, ao ligar a ignição a ventoinha deve armar ( se tiver A/C na segunda velocidade) a luz de anomalia da IE vai acender e piscar em uma sequência. Primeiro mostrando o código 12, após essa sequencia, mostrará outros códigos de falhas gravados e ou voltará para 12 se não tiver ou já contou todos.

Temos tópicos explicando como acessar e ler esses códigos lampejantes. Use a ferramenta de pesquisa, caso queira conhecer.

Também pode fazer a ventoinha armar através de scanner ou jampeando os terminais da chave do relê ou aterrando o terminal da UCE que vai a relê da ventoinha. Há várias formas de testar o circuito da ventoinha.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jackson17
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2017, 23:03
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por jackson17 »

o conector de diagnóstico que você fala carlos é onde conecta o scanner de mecânicos ? se eu for lá neste conector e fazer um jumper com terminal a+b a ventoinha tem que armar correto ? fazer este jumper com o carro em funcionamento ou somente com a chave da ingnição virada ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jackson17 escreveu:O conector de diagnóstico que você fala Carlos é onde conecta o scanner de mecânicos ? se eu for lá neste conector e fazer um jumper com terminal a+b a ventoinha tem que armar correto ? fazer este jumper com o carro em funcionamento ou somente com a chave da ignição virada ?
Sim, nesse conector. Um jumper entre os terminais A e B. Se que apenas ver a ventoinha funcionar, ligue apenas a ignição sem funcionar o motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jackson17
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2017, 23:03
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por jackson17 »

se eu fazer o jumper e a ventoinha armar descarta a possibilidade da ECU estiver com Defeito ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jackson17 escreveu:Se eu fazer o jumper e a ventoinha armar descarta a possibilidade da ECU estiver com Defeito ?
Não necessariamente. Só tem a certeza de que o sistema da ventoinha está funcionando. Mas a UCE tem baixo índice de problemas desse tipo, já problemas do marcador do painel errado ou problemas de aterramentos já são mais comuns. Por isso indiquei fazer a aferição da temperatura de trabalho do motor com termômetro de mira laser em conjunto com Scanner.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leonardo barbosa
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jul 2017, 01:16
Cidade: maua
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por leonardo barbosa »

aproveitando o topico
meu monza nao esta ligando a ventoinha!
testei o rele, substitui o sensor da carcaça da valvula e nada
qndo jampeio o conector do sensor a ventoinha arma o 2º estagio, ou seja o motor esta ok, porem em automatico ela nao entra!
se eu ligo e desligo o carro ela liga e apos alguns segundos desliga
o que pode ser??
meu monza tem ar de fabrica funcionando normalmente
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leonardo Barbosa escreveu: 01 Jul 2017, 01:29 aproveitando o tópico
meu Monza não esta ligando a ventoinha!
Testei o relê, substitui o sensor da carcaça da válvula e nada.
Quando jampeio o conector do sensor a ventoinha arma o 2º estagio, ou seja, o motor esta ok, porém, em automático ela não entra!
Se eu ligo e desligo o carro ela liga e apos alguns segundos desliga, o que pode ser??
Meu Monza tem ar de fabrica funcionando normalmente.
Leia atentamente cada mensagem desse tópico (e outros sobre mesmo tema), em especial a segunda resposta.

Se entra a ventoinha do radiador ao ligar o motor com a alavanca do A/C desligada. Tem problemas no comando do A/C (temos tópicos sobre esse problema).
Tem que aferir a temperatura de trabalho do motor, pois a marcador pode estar marcando acima do normal. Se confirmado, a ventoinha não ligou talvez o porquê, seja o motor que não atingiu a temperatura de ligar a ventoinha (A/C deligado, liga aos 101ºC e desliga aos 94ºC).
Use um termômetro de mira a laser e um scanner para aferir a temperatura do motor.

Outras possibilidades de problema seria ar no arrefecimento e defeito na UCE. Com esses equipamentos, aferindo a temperatura vai chegar a conclusão.


Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder