suspeita da ventoinha não armar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
leonardo barbosa
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jul 2017, 01:16
Cidade: maua
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por leonardo barbosa »

carlos,
onde encontro uma oficina especializada com esse scaner?
que modelo seria o scanner ?sera se eu encontro para comprar?
pois ja fui em varias oficinas aqui na minha cidade, todos falam que nao tem como comunicar com esse modulo
vc indica alguma?
pois referente ao marcador de temperatura, eu substitui o sensor logo abaixo do distribuidor, pois o ponteiro havia parado de funcionar,
e nao a ventoinha nao liga com o a alavanca do ac desligada, quando eu desligo e ligo o carro a ventoinha liga pelo fato de a temp. ja ter passado do meio no painel, liguei i carro agora pouco( carro frio) ea mesma nao acionou, estou preocupado em ser a ecu com problema, se for sera se encontro algum reparador com facilidade?

desculpe o topico errado, sou novo no forum
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

leonardo barbosa escreveu: 01 Jul 2017, 08:30 carlos,
onde encontro uma oficina especializada com esse scaner?
que modelo seria o scanner ?sera se eu encontro para comprar?
pois já fui em varias oficinas aqui na minha cidade, todos falam que não tem como comunicar com esse modulo
vc indica alguma?
pois referente ao marcador de temperatura, eu substitui o sensor logo abaixo do distribuidor, pois o ponteiro havia parado de funcionar,
e não a ventoinha não liga com o a alavanca do ac desligada, quando eu desligo e ligo o carro a ventoinha liga pelo fato de a temp. já ter passado do meio no painel, liguei i carro agora pouco( carro frio) e a mesma não acionou, estou preocupado em ser a ecu com problema, se for sera se encontro algum reparador com facilidade?

Desculpe o tópico errado, sou novo no fórum
Leonardo,

toda boa oficina mecânica ou auto elétrica tem scanner e termômetro para avaliações e, a maioria serve no Monza e Kadett EFI, para IE Multec 700.

Tem muitos modelos de Scanner que serve no Monza e Kadett EFI, Como por exemplo, Napro, Rasther,Alfatest e por aí vai... Comprar eu não acho vantagem, pois tem preço elevado para apenas usar poucas vezes em casa.

Na sua região não conheço nenhuma oficina para indicar, na minha região (zona leste de SP), Vila Formosa, Sapopemba, Vila Ema e Vila Prudente tem muitas oficinas que tem essas ferramentas.

Se a ventoinha liga quando o marcador passou do 1/2 de escala, após ter andando com o carro e parou, seria mais uma evidência de que o marcador pode estar marcando errado e o sistema de acionamento da ventoinha está OK. Por isso a importância de medir a temperatura com o uso do termômetro e do scanner.

Trocar sensor não índica que o sistema está ok ou marcando corretamente. Tem o marcador do painel, chicote, aterramento deficiente... Tudo que pode interferir nessa marcação.

Tudo que descrevi aqui tem em outros tópicos sobre o mesmo tema e, alguns mais detalhes de informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jackson17
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2017, 23:03
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por jackson17 »

Olá Carlos Freire eu tinha esquecido a alavanca do ar condicionado desligado aí o carro ferveu e hoje eu resolvir mecher no sistema de arrefecimento jampeei no soquete A+B e sim a ventoinha arma na segunda velocidade e o único código de erro que tem é o código 12 sem sinal de rotação pq o carro estar parado existe algum teste agora que eu poço fazer pra saber o porquê de não armar a ventoinha ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jackson17 escreveu: 19 Jun 2018, 19:45 Olá Carlos Freire eu tinha esquecido a alavanca do ar condicionado desligado aí o carro ferveu e hoje eu resolvir mecher no sistema de arrefecimento jampeei no soquete A+B e sim a ventoinha arma na segunda velocidade e o único código de erro que tem é o código 12 sem sinal de rotação pq o carro estar parado existe algum teste agora que eu poço fazer pra saber o porquê de não armar a ventoinha ?
Com um scanner e um termômetro de mira a laser, verificar se a UCE arma o relê da ventoinha aos 101°C. Se tiver o comando para o relê e ele não arma o defeito é do relê para frente. Se não tiver o comando, verificar se o sensor de temperatura CTS está informando corretamente a temperatura do motor. Isso o scanner e o termômetro vai indicar.
Se a temperatura está correta é a UCE não envia o comando para o relê, a UCE está com defeito e deve ser reparada ou substituída.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jackson17
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2017, 23:03
Cidade: BELO HORIZONTE
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por jackson17 »

Olá Carlos boa tarde meu amigo no momento eu estou sem dinheiro pra levar ne um eletricista que tem estes equipamentos. Eu estou bem suspeito de ser problema No sensor de temperatura e eu gostaria de saber se este teste que vou fazer se tem problema eu estou pensando em comprar um sensor de temperatura e ligar no soquete e esquentar uma água no fogo até ferver bem a água e colocar ne uma panela e colocar o sensor e funcionar o carro pela lógica a ventoinha teria que armar correto ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: suspeita da ventoinha não armar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jackson17 escreveu: 21 Jun 2018, 13:18 Olá Carlos boa tarde meu amigo no momento eu estou sem dinheiro pra levar ne um eletricista que tem estes equipamentos. Eu estou bem suspeito de ser problema No sensor de temperatura e eu gostaria de saber se este teste que vou fazer se tem problema eu estou pensando em comprar um sensor de temperatura e ligar no soquete e esquentar uma água no fogo até ferver bem a água e colocar ne uma panela e colocar o sensor e funcionar o carro pela lógica a ventoinha teria que armar correto ?
Na panela o sensor vai chegar a 100º C e a UCE vai armar o relê da ventoinha no mínimo aos 101º C (Monza EFI).
Para uma correta avaliação seria necessário um scanner em conjunto com termômetro de mira a laser.
Desta forma, saberia de defeito no sensor CTS, painel ou super aquecimento do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder