este comportamento é normal ?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

olá monzeiros boa noite,o meu monza nao tem a valvula termostatica,e quando eu funciono o carro de imediato a ventuinha nao roda,mais se eu ligar o AR ele liga na hora e seu eu desligar o AR ela também para de girar, este comportamento é normal ? se eu não me engano esta ventoinha antigamente assim que eu funcionava o carro a ventoinha girava
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Até onde eu conheço, o a ventoinha de Monza com Ar funciona da seguinte maneira.
-A ventoinha tem 2 velocidades em carros com ar, se vc ligar o ar automaticamente a ventoinha vai ligar na velocidade 1, depois que o carro atingir a temperatura máxima de trabalho que deve ser entre 101º a 102º a ventoinha liga no segundo estagio..
-Aguarde mais respostas de pessoas que tem o carro com ar, pois o meu Monza não tem ar, e não posso te dar mais respostas concretas.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

o ar que eu falo carlos é o ventilador o meu monza não tem ar condicionado
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu:Olá monzeiros boa noite. O meu Monza não tem a válvula termostática,e quando eu funciono o carro de imediato a ventoinha não roda,mais se eu ligar o AR ele liga na hora e seu eu desligar o AR ela também para de girar, este comportamento é normal ? se eu não me engano esta ventoinha antigamente assim que eu funcionava o carro a ventoinha girava
Seu Monza não tem A/C de fábrica ou está desativado? A luz de anomalia da IE acende?
As condições para o funcionamento dos modelos com A/C são diferente dos modelos sem A/C.
Se liga a ventilação interna de um veículo sem A/C de fábrica e a ventoinha do radiador funciona, entendo que tem gato no sistema elétrico.
Nos veículos com A/C de fábrica, a ventilação interna só funciona quando tiramos a alavanca da posição desligada (toda para baixo) e a ventoinha do radiador vai funcionar em todas as posições que o compressor for solicitado(mesmo com motor frio) e parar nas posições que não se usa o ar condicionado.

Com A/C desligado ou motor frio tendo A/C ou não a ventoinha do radiador não deve ligar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

será que o meu monza tem ar condicionado e eu não sei,até pq quando eu rodo o botao do ar a ventoinha nao gira mais se eu levantar aquela alavanca que fica do lado do botao do ar a ventoinha já começa a girar tanto com motor quente ou frio.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por mspagiari »

Se tiver ar, é normal sim, em se tratando de um gls como o seu, com certeza deve ter ar.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu:será que o meu Monza tem ar condicionado e eu não sei,até pq quando eu rodo o botão do ar a ventoinha não gira mais se eu levantar aquela alavanca que fica do lado do botão do ar a ventoinha já começa a girar tanto com motor quente ou frio.
Pela descrição, ele tem ou teve A/C de fábrica.

Os modelos sem A/C há duas alavancas que muda o fluxo de ar para os difusores ou para-brisas eu para baixo. Essas alavancas vão cada uma até a metade do local
Do lado esquerdo há a alavanca de acionamento do ar quente.

Nos modelos com A/C há uma alavanca que tem curso em todo espaço e outra do lado esquerdo para para acionar o ar quente.

Nos modelos sem A/C o botão de velocidade da ventilação interna não depende de alavanca para funcionar e basta ligar a ignição que funciona.
Nos modelos com A/C além de mover a alavanca tirando do desligado, a ventilação interna só funciona se o motor estiver funcionando e o alternador carregando.

Além do que foi explicado, no cofre do motor a ventoinha da ventilação fica do lado direto, na parede corta fogo, atrás do alternador. A capa plástica embaixo da churrasqueira é curta.
Nos modelos sem A/C a ventoinha da ventilação fica embaixo da capa plástica que é longa.
Ainda tem a ventoinha do radiador com 5 pás (motor curto) e defletor de metal para os modelos com A/C e, ventoinha de 4 pás (motor longo) e defletor de plástico para os modelos sem o A/C.

A garrafa do filtro acumulador perto da bateria e compressor fixado bloco do motor entre o radiador e o motor.

Há outros itens diferentes entre os dois modelos (radiador, molas de suspensão, coxins de motor...)

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

o meu carro só funciona o ar com o motor em funcionamento,e a ventoinha só funciona se eu ligar o ar pela rodinha e levantar aquela manopla que fica do lado da rodinha do ar,pelo fato vocês acham que meu carro tem ar condicionado ou não ?
Responder