este comportamento é normal ?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu:o meu carro quando eu funciono ele de imediato ele não liga a ventoinha,se eu tirar o sensor de temperatura a ECU vai entrar em emergência e o certo é a ventoinha armar correto ? pq eu quero saber se quando ele esquenta a ventoinha arma

Já foi comentado aqui que o sistema dos modelos com A/C e sem o equipamento são diferentes. Precisamos saber se seu Monza tem ou teve A/C de fábrica e isso pode nos contar ou enviar fotos, baseado no que já descrevemos nesse tópico e outros sobre o mesmo assunto.
Pelo que parece, seu Monza saiu de fábrica com A/C e pelo jeito foi desativado.

Se o comando do A/C estiver desligado, não deve armar a ventoinha do radiador com motor frio, o que deve acontecer somente quando a temperatura do motor chegar no meio de escala (101ºC).
Se a ventoinha ligar com motor frio ou tem defeito no comando do A/C ou problemas com funcionamento do sensor de temperatura CTS (sensor, chicote ou conector), isso levando em conta que seu Monza tem A/C.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

galera com o carro funcionando eu tirei o soquete que é ligado no sensor da temperatura e a ventoinha não armou !! como posso faze-la arma ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu:Galera com o carro funcionando, eu tirei o soquete que é ligado no sensor da temperatura e a ventoinha não armou !! Como posso faze-la armar?
Qualquer Monza EFI ao soltar o conector do sensor de temperatura CTS, localizado na carcaça da válvula termostática e ligar o motor, vai disparar a ventoinha, acender a luz da IE e gravar um código de erro na memória da UCE.
Se soltou esse cabo e não aconteceu, ou a ventoinha não está funcionando ou tem gato no sistema elétrico ou a UCE está com defeito.

A ventoinha pode ser ativada manualmente pelo relê. Já verificou se não tem fusível aberto?
Assim que possível recoloca a válvula termostática (Walher 92/107º). Ela é importante para o funcionamento e longevidade do motor e pela economia de combustível.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3530
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por tyo »

e facil de saber se seu monza tem ou não a/c a alanva do "ventilador" é assim?
Imagem
se seu monza tiver a/c no cofre do motor precisa ter essa peça circulada em vermelho
Imagem
quando não tem a/c ai é um espaço vazio
Imagem
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

pelo que você me mostrou acima tyo o meu monza realmente não têm ar condicionado,mais pq ele só arma a ventoinha se eu ligar o ar (ventilador interno) e para min saber se o carro estar armando a ventoinha com o motor quente,eu primeiro tenho que remover o conector do sensor de temperatura para depois dar partida,ou pode tirar o conector com o carro em funcionamento ?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3530
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por tyo »

pode tirar com o carro em funcionamento amigo pra ligar o ventilador você linga nesse botão?
Imagem e a existem duas alavancas para as posições ao em vez de uma como eu mandei na foto?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

três posiçoes igual esta acima e eu tentei funcionar o carro sem soquete que é ligado no sensor de temperatura mais o carro não pega,já se eu tirar ele com o carro funcionando a ventoinha também nao gira e nem o carro morre ! tem outro teste ??
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3530
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: este comportamento é normal ?

Mensagem não lida por tyo »

então seu carro não tem a/c amigo deve ter alguma gambiarra no sistema
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder