Ventoinha não desliga as vezes

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
HenriqueAvila
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Nov 2015, 13:39
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ventoinha não desliga as vezes

Mensagem não lida por HenriqueAvila »

Boa noite pessoal! Procurei algo a respeito e não achei.

Monza Classic SE 92 2.0 EFI

Seguinte, depois que levei meu carro pra fazer uma retifica do cabeçote, e uma troca de bronzinas de biela e anéis, o carro depois de algum tempo andando, aciona a ventoinha e não desliga mais, isso já depois de ele acionar e desligar normalmente algumas vezes, hoje andei 5km entre 50 e 70km/h e ela não desligou, então cheguei em casa e coloquei um multímetro nos dois fios do sensor de temperatura que vai na válvula termostática, pude perceber que a ventoinha aciona quando a voltagem chega a 1,64V e desliga quando chega em 1,87V. Alguém por acaso já fez esse teste? E se por acaso já fez, pode me dizer se esses valores aferidos batem com o padrão? Ou qual outra forma de verificar isso?
Andei uns 15min com o multímetro conectado, funcionou normal a ventoinha, mas algumas vezes vi que tinha dificuldade para chegar até 1,87V... estou desconfiado que a válvula termostática não está dando vazão suficiente, pois o bloco ficou seco quase duas semanas, talvez tenha oxidado a válvula, e não sei se a válvula é muito velha, lembrando que a bomba d'água não tem um ano de uso.

*Já troquei o sensor de temperatura e continuou a mesma coisa.
*A ventoinha já estava pesada, e por ficar muito tempo ligada acabou estragando o rolamento que já não estava bom, troquei por uma nova.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha não desliga as vezes

Mensagem não lida por jorgeAP »

Lembrando que você não mencionou se quando a ventoinha fica ligada direto a temperatura marcada no ponteiro do painel do carro desce abaixo do normal.
Se quando a ventoinha fica ligada muito acima do tempo normal a temperatura não abaixa, é porque falta refrigeração, o sinal do sensor de temperatura está incorreto, a ventoinha pode estar rodando para o lado errado, a válvula termostática não está fechando/abrindo pouco/emperrando, ou com aplicação especifica errada, o interruptor do radiador (cebolão) não funciona ou está incorreto para o carro/combustível, por fim bomba d"água nova também da problemas.
1° Tem que fazer teste na válvula termostática, o teste com ela fora do carro em uma ""panela com água quente vai funcionar bem"".
2° Verificar se a válvula termostática mesmo funcionado está certa para a especificação do seu carro.
3° Verificar se o interruptor do radiador (Cebolão) está funcionando corretamente e se a aplicação dele é correta para o carro e combustivel.
4° Verificar se a rotação da ventoinha ESTÁ PARA O LADO CERTO.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha não desliga as vezes

Mensagem não lida por mspagiari »

O meu aconteceu isto e era a valvula termostatica, troquei por outra nova e não adiantou, tem algumas marcas q não estão dando certo... talvez seja alguma mangueira invertida qdo o mecanico remontou o motor da retifica, pode ser isto tb.

Vou esperar um tempo ($$$) levar no meu mecanico e verificar, por enquanto o meu ta sem a valvula, se vc souber tirar, faça o teste (óbvio com o motor frio), se a ventoinha desligar (a minha desliga após 1 min) pode ser como os colegas estão dizendo, ou é a VT com aplicação errrada, defeito, ou mangueira ligada errado.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
HenriqueAvila
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Nov 2015, 13:39
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha não desliga as vezes

Mensagem não lida por HenriqueAvila »

jorgeAP escreveu:Lembrando que você não mencionou se quando a ventoinha fica ligada direto a temperatura marcada no ponteiro do painel do carro desce abaixo do normal.
Se quando a ventoinha fica ligada muito acima do tempo normal a temperatura não abaixa, é porque falta refrigeração, o sinal do sensor de temperatura está incorreto, a ventoinha pode estar rodando para o lado errado, a válvula termostática não está fechando/abrindo pouco/emperrando, ou com aplicação especifica errada, o interruptor do radiador (cebolão) não funciona ou está incorreto para o carro/combustível, por fim bomba d"água nova também da problemas.
1° Tem que fazer teste na válvula termostática, o teste com ela fora do carro em uma ""panela com água quente vai funcionar bem"".
2° Verificar se a válvula termostática mesmo funcionado está certa para a especificação do seu carro.
3° Verificar se o interruptor do radiador (Cebolão) está funcionando corretamente e se a aplicação dele é correta para o carro e combustivel.
4° Verificar se a rotação da ventoinha ESTÁ PARA O LADO CERTO.


Pois então, como só consigo andar ou mexer no carro aos finais de semana ainda não descobri o que é, bom então vamos lá.

Meu carro tem painel digital, então não mostra com a precisão do analógico, mas pelo que pude medir pelos dois sensores, tanto do painel quando do que vai pra central, quando ele fica muito tempo com a ventoinha ligada, ele fica perto da temperatura de desligar, não aumenta e nem diminui a temperatura, ela fica estagnada, por isso acho que a válvula não dá vazão suficiente pra chegar na temperatura de desligar a ventoinha.
A ventoinha está girando para o lado certo, ela é nova por sinal.
O sensor de temperatura já troquei e continuou a mesma coisa.
Vou fazer o teste com a panela com água quente, pois acho de a válvula ter ficado seca por muito tempo pode ter oxidado e deve estar emperrando, o Monza do meu sogro estava ligando a ventoinha na estrada, foi só trocar a válvula e resolveu.
Acredito que a válvula esteja certa, pois antes de levar na retifica funcionava normal, a ventoinha permanecia entre 30 e 60s ligada e desligava.
mspagiari escreveu:O meu aconteceu isto e era a valvula termostatica, troquei por outra nova e não adiantou, tem algumas marcas q não estão dando certo... talvez seja alguma mangueira invertida qdo o mecanico remontou o motor da retifica, pode ser isto tb.

Vou esperar um tempo ($$$) levar no meu mecanico e verificar, por enquanto o meu ta sem a valvula, se vc souber tirar, faça o teste (óbvio com o motor frio), se a ventoinha desligar (a minha desliga após 1 min) pode ser como os colegas estão dizendo, ou é a VT com aplicação errrada, defeito, ou mangueira ligada errado.
Vou dar uma olhada nas mangueiras, mas pelo o que lembro parecem estar corretas, não tem nada de anormal.
A VT está certa, pois antes da retifica funcionava como uma beleza, por ter ficado muito tempo seca pode ter oxidado e estar emperrando, vou fazer o teste com a panela de água quente.

Obrigado pessoal!
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha não desliga as vezes

Mensagem não lida por jorgeAP »

Aposto que a VT está com problemas.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder