Ventilador Interno

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
guido_alves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jun 2011, 19:47
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Ventilador Interno

Mensagem não lida por guido_alves »

Olá bom dia pessoal...

Eu tenho um Monza 88 completo c/ar, mas o mesmo está desativado e agora estou arrumando pra ativo-lo, mas me deparei com um problema eu estava olhando no diagrama eletrico e vi q meu carro não tenho o relê K15 q no diagrama diz q ele q faz o acionamento do motor do ventilador qndo liga a chave de comando do ar, mas o maior problema é que não tem nem os fios q seriam ligados nesse relê olhei a caixa de fusível inteira e não achei nenhum vestígio desses fios... O ventilador tá funcionando direto assim q ligo a ignição, pois fizeram um jumper ligando no acendedor de cigarro e já peguei o carro assim, eu gostaria de saber será q tem algum jeito de arrumar isso? Ou vou ter de deixar assim mesmo sendo q essa não queria deixar assim

Abraço
Rodrigo
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador Interno

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Todos problemas tem solução. Basta ter conhecimentos para isso.

No Monza caixote com A/C de fábrica, alguns relês ficam no compartimento do motor, fixado na parece corta fogo. Verifique se não é seu caso.

Outra solução é seguir o chicote da ventilação interna.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
guido_alves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jun 2011, 19:47
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador Interno

Mensagem não lida por guido_alves »

É verdade Carlos não lembrava q no compartimento do motor tbm fica relês e fui verificar se no meu tinha e infeliz não não nenhum perto do motor do ventilador segui o chicote e tbm não achei nada, não sei o q fazer!!!
Vc teria alguma dica?

Abs,

Rodrigo
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador Interno

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como já foi dito aqui mo fórum em outros tópicos, o motor de ventilação interna dos veículos com A/C funciona a última velocidade através de relê. As outras velocidades através de resistências fixadas no duto localizado no compartimento do motor.

Nos veículos com A/C, se a luz de carga da bateria não acender com a ignição ligada e motor parado e, apagar quando o motor entrar em funcionamento, a ventoinha e o compressor do A/C não vão funcionar, pois são controlador pelo relê K-16, que recebe sinal do d+ do alternador.
Outra coisa, para o motor de ventilação funcionar, a alavanca de comando do A/C não pode ficar na posição desligada. Em qualquer outra posição a ventilação é acionada.

As questões agora é de como está seu Monza... Será que por falta dessas informações fizeram algum tipo de adaptação?
Será que está original e não se atentou ao que descrevi acima? Seu Monza tem A/C original de fábrica ou adaptado?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
guido_alves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jun 2011, 19:47
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador Interno

Mensagem não lida por guido_alves »

Olá Carlos me desculpa pela demora da resposta... Meu Monza tem A/C original de fábrica.

O motor de ventilação está funcionando direto assim q ligo o contato mesmo com a alavanca do comando do A/C na posição desligado fizeram uma jumper no fio do botão de controle de velocidade q é o fio cinza e verde no fio do acendedor de cigarro... E a alavanca está ótima eu desmontei, limpei e testei igual o vídeo que o Ronaldo postou no YouTube e a última velocidade só funciona mesmo qndo aciono a alavanca do comando em qlqer posição...

Abs,

Rodrigo
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilador Interno

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Desfaça a gambiarra e volte o sistema elétrico ao original. Depois procure os possíveis defeitos a partir do original.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
guido_alves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jun 2011, 19:47
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Ventilador Interno

Mensagem não lida por guido_alves »

Vou tentar desfazer essa gambiarra, mas preciso de foto pra saber de onde sai o chicote original do relê K15 pra eu fazer igual, vou ver se acho no fórum alguma foto mostrando...

Abs,

Rodrigo
Responder