Monza 89 aquecendo até o vermelho

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Alysson09091988
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Jan 2015, 18:50
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Alysson09091988 »

Boa tarde, nos últimos meses tenho tido dor de cabeça com meu Monza 89 carburado 2.0 etanol. Ele começou a aquecer acima do normal e logo levei em meu “mecânico de confiança”. Pois bem, o diagnostico inicial foi a queima da junta do cabeçote. Fiz o serviço na junta e peguei o possante. Mesmo depois de arrumado, estava aquecendo. Depois disso, em testes, trocamos a válvula termostatica, bomba d’água, radiador, mangueiras, reservatório e tampa, sensores, cebolão e nada. Depois disso o mecânico retirou o cabeçote e levou na retifica que fez o serviço. Analisaram a peça, e perceberam que ele estava bem baixo. Não entendi o motivo de não terem avisado isso antes. Feita a analise, eu fiz a troca do cabeçote por um remanufaturado. Também não resolveu o problema. Testamos outros cabeçotes de outros monzas e não resolveu. E depois disso, partimos para a abertura do motor. Foi feito a retifica de bloco, virabequim e do motor inteiro: troca de pistões, juntas e tudo mais. Depois de tudo pronto, fui andar no carro e continua do mesmo jeito. Quando você aperta na rodovia para ganhar velocidade ou em subidas, ele vai aquecendo, aquecendo até chegar no vermelho. Não cheguei a reparar se ele ferveu, pois estava a noite. E com o aquecimento, o barulho do motor mudou completamente. Além do que, no momento de maior aceleração, o motor grila bastante. O que pode ser a causa desse aquecimento? :shock: :shock: :shock:
Alysson Rodrigues de Andrade
Monza SL/E 2.0 Vinho 2p. 89/90. Sem DH e AC.
Carburador Brosol, combustível Etanol.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por DÉCO »

.
C grilou, o ponto esta Super adiantado .

Tentou andar sem Valvula termostatica para testar ? (o carro nao deve andar sem valvula termostatica) .

O seu marcador pode estar com problemas , teria que usar pistola de temperatura pra avaliar a temperatura para tirar esta duvida, nao é necessario comprar, tem muito lugar q encontra, açougues, mercados grandes, algumas oficinas, da pra pedir enprestado 5 minutos .

espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Alysson09091988
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Jan 2015, 18:50
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Alysson09091988 »

DÉCO escreveu:.
C grilou, o ponto esta Super adiantado .

Tentou andar sem Valvula termostatica para testar ? (o carro nao deve andar sem valvula termostatica) .

O seu marcador pode estar com problemas , teria que usar pistola de temperatura pra avaliar a temperatura para tirar esta duvida, nao é necessario comprar, tem muito lugar q encontra, açougues, mercados grandes, algumas oficinas, da pra pedir enprestado 5 minutos .

espero ter ajudado
Bom dia.
Andou sem a Válvula Termostática.
Os sensores de temperatura foram trocados.
Segundo a versão do mecanico, o super aquecimento faz o motor trabalhar irregular e desrregulado (fora do ponto) e grilar. Procede?
Alysson Rodrigues de Andrade
Monza SL/E 2.0 Vinho 2p. 89/90. Sem DH e AC.
Carburador Brosol, combustível Etanol.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Segundo a versão do mecanico, o super aquecimento faz o motor trabalhar irregular e desrregulado (fora do ponto) e grilar. Procede?
Eu desconheço esta informaçao, o que nao necessariamente siginfique que o mecanico te passou uma informaçao errada, teremos que aguardar alguem com mais experiencia nestas questoes dar uma informaçao mais segura , Porem . . .

Tive problemas na minha VT (Valvula termostatica) estes dias atraz, ela travou fechada, foi terrivel, o comportamento do carro ficou critico, mas nao bateu pino .
C puder olhe o procedimento que fiz para teste de abertura da minha VT la no meu topico (endereço na minha assinatura) . Foi apenas um teste de funcionamento e nao teste de eficiencia que seria o correto e com a ajuda de um termometro de cozinha .

Temos sorte de nosso carro ser alcool, combustivel que "suporta" melhor altas temperaturas .

O que ocorre é o seguinte :

Todo combustivel posue uma temperatura que causa a sua Auto-Ignição veja :

Imagem

Observe que o alcool é muito resistente, porem dentro da camara de combustao do seu carro por deficiencia na refrigeraçao pode ter havido auto igniçao (e no meu tambem) .

O avanço de ponto do nosso carro é mecanico e pneumatico : mecanico pelo posicionamento do distribuidor, e pneumatico pela valvula que fica acoplada no distribuidor e adianta o ponto por vacuo gerado pelo carburador, que Nao tem relaçao com alta temperatura nenhum deles .

O seu carro assim como o meu pode ter tido auto-igniçao, que causou a batida de pino, no seu, mas o meu nao bateu pino, agora a alta temperatura nao possue condiçoes de impactar nem no distribuidor nem na valvula .

Nenhum carro pode andar sem VT , confira as ligações das mangueiras de refrigeraçao do seu carro, o funcionamento da bomba d'agua, compre uma VT nova para seu carro e instale , o excesso de temperatura so pode ter sido causado por um destes fatores .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Alysson09091988
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Jan 2015, 18:50
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Alysson09091988 »

Como havia dito anteriormente, o motor foi refeito, as mangueiras são novas e foram conferidas na ligação, bomba d'água nova, Valvula nova, radiador novo, reservatório e tampa novo, aditivo novo, ventoinha não é nova, mas está em perfeito estado de conservação e funcionando bem. O interessante é que o carro só aquece quanto é esforçado. Por exemplo: quando ando com ele na cidade, ele fica do meio para baixo. Agora quando ando na rodovia, principalmente nas subidas, o carro vai aquecendo até chegar no vermelho. Na última oportunidade que eu fiz um teste assim, ele aqueceu e queimou a junta novamente. Estamos refazendo as etapas para ver o que pode ser. Só sei que já tem algum tempo que vivo esse dilema.
Alysson Rodrigues de Andrade
Monza SL/E 2.0 Vinho 2p. 89/90. Sem DH e AC.
Carburador Brosol, combustível Etanol.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

quando ando com ele na cidade, ele fica do meio para baixo. Agora quando ando na rodovia, principalmente nas subidas, o carro vai aquecendo até chegar no vermelho.
Alysson

A ventoinha está soprando para o lado certo?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por italo_ »

Excelente observaçao, Luiz!!!!!
Ja tive um problema parecido com meu ex vectra, mas no meu caso era o rotor da bomba que "relaxou", ai a arvore da bomba girava, mas o rotor girava menos. As vezes ele agarrava, as vezes nao. Olha, demorou pra descobrir! Nao vazava nem fazia barulho. Mas a sua bomba é nova....

off topic: apesar de na rodovia ter muito vento na fuça do monza, o motor precisa de muita potencia pra vencer o arrasto aerodinamico + atrito (pneus-solo). So pra ter uma ideia, o arrasto cresce ao quadrado da velocidade. Entao se, por exemplo, voce passar de 100km/h para 120km/h, so o arrasto aumenta 44% O.o
Alysson09091988
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Jan 2015, 18:50
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Alysson09091988 »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
quando ando com ele na cidade, ele fica do meio para baixo. Agora quando ando na rodovia, principalmente nas subidas, o carro vai aquecendo até chegar no vermelho.
Alysson

A ventoinha está soprando para o lado certo?

Abs
Sim, ela está soprando corretamente para o lado do motor. As hélices estão em perfeito estado e já foi feita a verificação do setor elétrico, que também está em funcionamento perfeito. Quando a temperatura chega no meio no painel, ela aciona o funcionamento.
Alysson Rodrigues de Andrade
Monza SL/E 2.0 Vinho 2p. 89/90. Sem DH e AC.
Carburador Brosol, combustível Etanol.
Responder