Carlos A. Freire escreveu:É muito difícil avaliar um defeito como esse sem estar com carro presente. Tem muitas causas para o mesmo sintoma.
Diz estar tudo em ordem, mas não há dados técnicos para avaliação a distância. Diz que as mangueiras estão em suas posições corretas mas não informou como estão, pois aqui no fórum mesmo há imagens de posições erradas na saída do suporte da válvula termostática onde alguns acham estar corretos.
Nem mesmo passou se medir o valor da temperatura para saber se é erro do painel, problemas elétricos ou está mesmo super aquecendo.
Com falta de dados muitos aqui nem posta nada no tópico, sem falar que muitos defeitos como esse já foram colocados aqui no fórum em vários tópicos sobre o sintoma.
Nos diga onde vai cada mangueira da saída da VT. O correto é que em cima vai para o ar quente ou tampada se não tiver ar quente e embaixo deve ir para o coletor de admissão. Se inverter e a VT tiver o disco na ponta, quando ela fechar o motor vai super aquecer antes dela abrir e quando abrir a temperatura despenca.
Pela descrição do problema me parece um sintoma causado pela troca de calor, mas nenhum item deve ser descartado e assim fazer os devidos testes.
Problemas relacionados ao sintoma:
- Mangueiras invertidas
- VT travada fechada
- Radiador com obstrução interna, externa ou com aplicação errada ao motor.
- Condensador do A/C (se tiver A/C) com obstrução externa.
- Bomba d'água com defeito. Fique atento em peças com impulsor de material plástico, pode podem se soltar do eixo.
- Junta de cabeçote.
- Ventoinha com problemas, girando pouco ou sentido inverso.
- Problemas elétricos como alimentação da ventoinha ou aterramento deficiente entre motor e carroceria. Tem que fazer teste de queda de tensão.
Nunca confie 100% em peças novas recém trocadas. Elas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas. Peças novas sempre devem entrar na avaliação do defeito.
Espero ter ajudado e boa sorte na avaliação e conclusão do problema.
Abs,
Carlos Freire
Boa tarde
Observando as suas informações, encontrei o CepChev Aqui nos fóruns e fiz a instalação do programa no PC.
Estava olhando o fluxo da água e vi essa imagem:
https://drive.google.com/drive/folders/ ... Vg5X25laU0
fiz a marcação, levando em consideração a ligação que está presente no meu carro e que a imagem é levando em consideração o fluxo radiador - bomba .
na seta, eu tenho a ligação da água que desce do reservatório de expansão
no circulo, está tampado
no quadrado, tem a mangueira que vai para o coletor de admissão.
Pelo desenho do CepChev, eu entendi que o tubo que vai ao coletor deveria estar no meio. Estou errado?