DEFEITO valvula termostática

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Boa tarde nobres amigos .

VT = Valvula Termostática

Minha VT esta com defeito, percebi uma temperatura absurda no cabeçote, abri a carcaça da VT e observei que ela estava "travada" , tipo colada por oxidaçao na carcaça (talvez causado por uso em curta distancia, onde nao chega a abrir + o NAO uso de aditivo) .
No momento estou andando (mto pouco) sem VT .
NAO PODE, os caras economizam até em lampada de ré , e NUNCA removeram VT de todos modelos, pelo nivel de importancia delas, o carro precisa te uma temperatura "X" para cada combustivel gasolina/etanol . Nosso carro tem um radiador extremamente eficiente, entao em um carro Etanol como o meu fica quase inpossivel andar sem VT, ainda mais eu q trabalho com o carro com uma rotaçao extremamente baixa por causa dos roletes, fica inviavel.

Peguei uma panela velha e fui testar ela por curiosidade (existem procedimentos especificos para testar VT, suporte, termometro etc) , mas como percebi q estava com problema fui testar apenas para ver :

Agua fria : (observe com atençao o "pino" central dela)

Imagem


Agora ja aquecida (temperatura de ebuliçao + ou - 100 º C) ja com o fogo desligado :

Imagem

OBSERVEM que o pino central subiu .

Qual diagnostico ?

O pino central c "soltou" ?

Ou ele subiu por nao estar preso na carcaça ?

Ela esta condenada ?

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O correto é testar com a carcaça para ver se está enroscando.
Também seria interessante usar um termômetro de mira laser para verificar qual momento está abrindo e depois quando fechar, se está bem vedada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por DÉCO »

Carlos A. Freire escreveu:O correto é testar com a carcaça para ver se está enroscando.
Também seria interessante usar um termômetro de mira laser para verificar qual momento está abrindo e depois quando fechar, se está bem vedada.

Abs,

Carlos Freire
correto, eu falei exatamente isso
termometro de cozinha ja serve (100º c)
mas tem q ficar olhando e marcar a temp q abre eu saber dissso kkkkk como disse sem parametro, mas sera q o pino saiu por nao estar no local?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por mspagiari »

Pior q verifiquei q o meu não tinha a VT , testei 3 valvulas novas e a ventoinha armava sem parar, o cabeçote e a mangueira q ia para a valvula ficava super quente, preferi deixar sem mesmo...

O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.

Vou ter q fazer a suspensão agora em dezembro, por enquanto vou rodar assim, depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....

Aliás quando vou em mexanicos passo é raiva...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari escreveu:Pior q verifiquei q o meu não tinha a VT , testei 3 valvulas novas e a ventoinha armava sem parar, o cabeçote e a mangueira q ia para a valvula ficava super quente, preferi deixar sem mesmo...

O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.

Vou ter q fazer a suspensão agora em dezembro, por enquanto vou rodar assim, depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....

Aliás quando vou em mexanicos passo é raiva...
Já verificou se as mangueiras que saem da parte de trás do suporte da válvula termostática não estão invertidas. Já comentamos sobre isso em outros tópicos.

Um cima vai para o ar quente ou tampado quando não tem o ar quente e, embaixo para o coletor de admissão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por DÉCO »

mspagiari escreveu:Pior q verifiquei q o meu não tinha a VT , testei 3 valvulas novas e a ventoinha armava sem parar, o cabeçote e a mangueira q ia para a valvula ficava super quente, preferi deixar sem mesmo...

O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.

Vou ter q fazer a suspensão agora em dezembro, por enquanto vou rodar assim, depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....

Aliás quando vou em mexanicos passo é raiva...
Acredito que seu problema seja exatamente o q o Carlos falou, tem sentido

O que NAO deve fazer de jeito nenhum é andar sem VT , verifique as ligaçoes das mangueiras, providencie a VT aplicável ao seu carro/combustivel , e instale, vai mudar o carro, o consumo etc .

Nao precisa de mecanico, sao apenas algumas abraçadeiras, (o lugar é bem chato, dependendo do "lado" q deixaram virado o parafuso das abraçadeiras), e 3 parafuso de 10 mm na carcaça da VT ,

Sua sorte é q seu carro é gasolina, se fosse a alcool, qq baixada de temperatura o carro NAO anda , estrada esquece, nem chega no fim da faixa azul (faixa minima para andar) .

Imagem

Leia este topico (creditos ao Waldir) :

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?t=33833

---------------------------------------------------------------

Carlos Freire , cara, to achando q meu carro ta com estas mangueiras ligadas erradas, esta VT que fiz os testes, é de Monza gasolina, a VT de monza alcool fazia meu carro acionar o Eletroventilador (ventoinha) até na estrada ! (ou seja, acionava a ventoinha antes de abrir a VT) ou meu cebolao esta incorreto (melhor hipotese) .

LEMBRANDO que VT e Cebolao (carburados) trabalham junto (tem q ser compativeis - VT alcool, CEBOLAO alcool , VT gasolina , CEBOLAO gasolina)

Nos EFI é diferente o acionamento da ventoinha (via sensor de temperatura, UCE) . . .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por DÉCO »

.
depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....
Amigo, todo respeito, mas c um mecanico falar isso pra mim eu nunca mais ponho o pé lá . Isso pra mim é gambiarra, todo combustivel tem temperatura certa pra trabalhar, alias, os carros estao cada dia "subindo" mais esta temperatura, principalmente pelos 27 % de Alcool adicionados na gasolina .

Por favor, nao to dizendo que é obrigatorio, mas é o correto, ainda mais ai em Itanhaém, que quando esquenta o bicho pega :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: DEFEITO valvula termostática

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Limpei a carcaça da VT , dei um talento na minha VT, e fui testar, resultado :

AGUA FRIA :

Imagem

AGUA QUENTE (abriu um pouco antes do ponto de ebuliçao) :

Imagem

Me parece que resolveu, ja ta instalada e ja testei no carro, graças a Deus tudo ok :D

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder