DEFEITO valvula termostática
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DEFEITO valvula termostática
.
Boa tarde nobres amigos .
VT = Valvula Termostática
Minha VT esta com defeito, percebi uma temperatura absurda no cabeçote, abri a carcaça da VT e observei que ela estava "travada" , tipo colada por oxidaçao na carcaça (talvez causado por uso em curta distancia, onde nao chega a abrir + o NAO uso de aditivo) .
No momento estou andando (mto pouco) sem VT .
NAO PODE, os caras economizam até em lampada de ré , e NUNCA removeram VT de todos modelos, pelo nivel de importancia delas, o carro precisa te uma temperatura "X" para cada combustivel gasolina/etanol . Nosso carro tem um radiador extremamente eficiente, entao em um carro Etanol como o meu fica quase inpossivel andar sem VT, ainda mais eu q trabalho com o carro com uma rotaçao extremamente baixa por causa dos roletes, fica inviavel.
Peguei uma panela velha e fui testar ela por curiosidade (existem procedimentos especificos para testar VT, suporte, termometro etc) , mas como percebi q estava com problema fui testar apenas para ver :
Agua fria : (observe com atençao o "pino" central dela)
Agora ja aquecida (temperatura de ebuliçao + ou - 100 º C) ja com o fogo desligado :
OBSERVEM que o pino central subiu .
Qual diagnostico ?
O pino central c "soltou" ?
Ou ele subiu por nao estar preso na carcaça ?
Ela esta condenada ?
abraços
Boa tarde nobres amigos .
VT = Valvula Termostática
Minha VT esta com defeito, percebi uma temperatura absurda no cabeçote, abri a carcaça da VT e observei que ela estava "travada" , tipo colada por oxidaçao na carcaça (talvez causado por uso em curta distancia, onde nao chega a abrir + o NAO uso de aditivo) .
No momento estou andando (mto pouco) sem VT .
NAO PODE, os caras economizam até em lampada de ré , e NUNCA removeram VT de todos modelos, pelo nivel de importancia delas, o carro precisa te uma temperatura "X" para cada combustivel gasolina/etanol . Nosso carro tem um radiador extremamente eficiente, entao em um carro Etanol como o meu fica quase inpossivel andar sem VT, ainda mais eu q trabalho com o carro com uma rotaçao extremamente baixa por causa dos roletes, fica inviavel.
Peguei uma panela velha e fui testar ela por curiosidade (existem procedimentos especificos para testar VT, suporte, termometro etc) , mas como percebi q estava com problema fui testar apenas para ver :
Agua fria : (observe com atençao o "pino" central dela)
Agora ja aquecida (temperatura de ebuliçao + ou - 100 º C) ja com o fogo desligado :
OBSERVEM que o pino central subiu .
Qual diagnostico ?
O pino central c "soltou" ?
Ou ele subiu por nao estar preso na carcaça ?
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abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- Carlos A. Freire
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Re: DEFEITO valvula termostática
O correto é testar com a carcaça para ver se está enroscando.
Também seria interessante usar um termômetro de mira laser para verificar qual momento está abrindo e depois quando fechar, se está bem vedada.
Abs,
Carlos Freire
Também seria interessante usar um termômetro de mira laser para verificar qual momento está abrindo e depois quando fechar, se está bem vedada.
Abs,
Carlos Freire
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Re: DEFEITO valvula termostática
correto, eu falei exatamente issoCarlos A. Freire escreveu:O correto é testar com a carcaça para ver se está enroscando.
Também seria interessante usar um termômetro de mira laser para verificar qual momento está abrindo e depois quando fechar, se está bem vedada.
Abs,
Carlos Freire
termometro de cozinha ja serve (100º c)
mas tem q ficar olhando e marcar a temp q abre eu saber dissso kkkkk como disse sem parametro, mas sera q o pino saiu por nao estar no local?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Re: DEFEITO valvula termostática
Pior q verifiquei q o meu não tinha a VT , testei 3 valvulas novas e a ventoinha armava sem parar, o cabeçote e a mangueira q ia para a valvula ficava super quente, preferi deixar sem mesmo...
O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.
Vou ter q fazer a suspensão agora em dezembro, por enquanto vou rodar assim, depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....
Aliás quando vou em mexanicos passo é raiva...
O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.
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- Carlos A. Freire
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Re: DEFEITO valvula termostática
Já verificou se as mangueiras que saem da parte de trás do suporte da válvula termostática não estão invertidas. Já comentamos sobre isso em outros tópicos.mspagiari escreveu:Pior q verifiquei q o meu não tinha a VT , testei 3 valvulas novas e a ventoinha armava sem parar, o cabeçote e a mangueira q ia para a valvula ficava super quente, preferi deixar sem mesmo...
O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.
Vou ter q fazer a suspensão agora em dezembro, por enquanto vou rodar assim, depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....
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Um cima vai para o ar quente ou tampado quando não tem o ar quente e, embaixo para o coletor de admissão.
Abs,
Carlos Freire
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Re: DEFEITO valvula termostática
Acredito que seu problema seja exatamente o q o Carlos falou, tem sentidomspagiari escreveu:Pior q verifiquei q o meu não tinha a VT , testei 3 valvulas novas e a ventoinha armava sem parar, o cabeçote e a mangueira q ia para a valvula ficava super quente, preferi deixar sem mesmo...
O ruim é q demora a esquentar, mas mesmo em transito pesado,não chega nem no meio o ponteiro do marcador.
Vou ter q fazer a suspensão agora em dezembro, por enquanto vou rodar assim, depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....
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O que NAO deve fazer de jeito nenhum é andar sem VT , verifique as ligaçoes das mangueiras, providencie a VT aplicável ao seu carro/combustivel , e instale, vai mudar o carro, o consumo etc .
Nao precisa de mecanico, sao apenas algumas abraçadeiras, (o lugar é bem chato, dependendo do "lado" q deixaram virado o parafuso das abraçadeiras), e 3 parafuso de 10 mm na carcaça da VT ,
Sua sorte é q seu carro é gasolina, se fosse a alcool, qq baixada de temperatura o carro NAO anda , estrada esquece, nem chega no fim da faixa azul (faixa minima para andar) .
Leia este topico (creditos ao Waldir) :
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?t=33833
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Carlos Freire , cara, to achando q meu carro ta com estas mangueiras ligadas erradas, esta VT que fiz os testes, é de Monza gasolina, a VT de monza alcool fazia meu carro acionar o Eletroventilador (ventoinha) até na estrada ! (ou seja, acionava a ventoinha antes de abrir a VT) ou meu cebolao esta incorreto (melhor hipotese) .
LEMBRANDO que VT e Cebolao (carburados) trabalham junto (tem q ser compativeis - VT alcool, CEBOLAO alcool , VT gasolina , CEBOLAO gasolina)
Nos EFI é diferente o acionamento da ventoinha (via sensor de temperatura, UCE) . . .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
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Re: DEFEITO valvula termostática
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Por favor, nao to dizendo que é obrigatorio, mas é o correto, ainda mais ai em Itanhaém, que quando esquenta o bicho pega
Amigo, todo respeito, mas c um mecanico falar isso pra mim eu nunca mais ponho o pé lá . Isso pra mim é gambiarra, todo combustivel tem temperatura certa pra trabalhar, alias, os carros estao cada dia "subindo" mais esta temperatura, principalmente pelos 27 % de Alcool adicionados na gasolina .depois vou verificar com um mecanico, pior q os q consultei aconselharam a deixar sem mesmo....
Por favor, nao to dizendo que é obrigatorio, mas é o correto, ainda mais ai em Itanhaém, que quando esquenta o bicho pega
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Re: DEFEITO valvula termostática
.
Limpei a carcaça da VT , dei um talento na minha VT, e fui testar, resultado :
AGUA FRIA :
AGUA QUENTE (abriu um pouco antes do ponto de ebuliçao) :
Me parece que resolveu, ja ta instalada e ja testei no carro, graças a Deus tudo ok
abraços
Limpei a carcaça da VT , dei um talento na minha VT, e fui testar, resultado :
AGUA FRIA :
AGUA QUENTE (abriu um pouco antes do ponto de ebuliçao) :
Me parece que resolveu, ja ta instalada e ja testei no carro, graças a Deus tudo ok
abraços
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