Ar gelando pouco

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar gelando pouco

Mensagem não lida por Eder93 »

Amigos, desde que comprei esse meu Monza que o ar nunca gelou bem, já gastei mais de 3 mil reais e nada.

-Desmontei a caixa evaporadora para lavagem do evaporador;
-Limpeza de todo sistema com gás R141-b;
-Troquei válvula caneta (esse tubinho que o Luiz citou);
-Troquei o filtro secador;
-Todos os orings;
-Coloquei o ventilador (ventoinha auxiliar) extra no condesador;
-Depois de tudo isso fiz uma viagem como carro e na estrada o compressor deu pau, aí eu tive que comprar outro novinho em folha;

Ainda sim, com todos os procedimentos feitos como manda o figurino pesquisado aqui no fórum, o ar só resfriava à noite ou na rodovia com o carro em movimento. Com o carro parado ou na cidade dava 20 graus no evaporador (com essa temperatura no evaporador, dentro do carro estava fervendo, era melhor abrir os vidros), já com o carro em movimento à noite dava 7 graus. Acredito que deve ser o condensador obstruído, pois é a única peça que não troquei.

O meu carro é sistema R-12 e estou querendo comprar um condensador novo, só que o mecânico quer que eu coloque o condensador do Monza para gás R134-a, seria melhor ou pior? Estou na dúvida, pois o sistema é R-12 mas estou usando gás R134-a.

E ainda tem mais, acredito que teve uma sobrepressão no sistema que não sei como ocorreu, mas o pressostato de alta estourou e vazou todo gás. Acho a válvula de alívio de pressão não está funcionando. Terei que comprar também esse pressostato e o mecânico quer que eu compre também o pressostato para gás R134-a. Não sei se serve no Monza com sistema R-12. Outro problema é para encontrar a válvula de alívio de pressão, pois não achei para vender na internet, nem em nenhuma loja.

A pergunta é, meu carro tem sistema R-12, tenho que comprar um pressostato de alta e um condensador, coloco os do R134-a ou mantenho os originais R-12?
Monza, muito mais que um carro! :ok:
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar gelando pouco

Mensagem não lida por italo_ »

R-134 sem dúvidas. Mas já aviso que não vai achar esse condensador novo. A Delphi não fábrica a mais de 10 anos. Tenta achar de um Monza 96 que esteja com ovar funcionando. Todos os pressostatos precisam ser trocados, pois eles trabalham com pressões diferentes. Estou falando isso pq passei meu sistema todinho para o do gás r134a. No MercadoLivre você acha todos os pressostatos novos ainda.

Se conseguir mesmo trocar o condensador, terá de trocar a tubulação de alumínio de alta pressão, pois as roscas são diferentes. Essa, rara de achar também. Eu paguei mil reais em uma nova original GM, estava numa concessionária, isso faz 3 anos. Se você não puder trocar o condensador, aconselho uma ventoinha auxiliar usando o teu condensador original. Conseguirá suprir a diferença (o gás r314a trabalha com pressões/temperaturas mais altas queno R12...além disso, o condensador do r134a é muito mais eficiente do que os do R12....por isso indício a ventoinha auxiliar, caso não troque.). Lembrando que o acumulador também muda, porém as roscas são diferentes. Em resumo, se for trocar, tem que trocar tudo. Caso não ache um Monza 96 doador, troque apenas os pressostatos. Estes precisam ser trocados, senão seu compressor vai ciclcar de forma errada e a ventoinha entrará de forma errada na alta velocidade. Além disso, trocar os o rings e selo do compressor e o óleo (isso acho que vc já fez)
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar gelando pouco

Mensagem não lida por Eder93 »

Eu já troquei o acumulador qdo fiz a limpeza do sistema, ele é novinho, porém as conexões estão todas conforme o original R12. Vi aqui no fórum que a galera comentou que ficou bom sem precisar trocar tudo, eu tava apostando nisso. Eu já coloquei a ventoinha auxiliar, juntamente com o compressor, canetinha de expansão, o'rings, até o ventilador do radiador é novo também. E essa tubulação não encontro de jeito nenhum, eu preciso me virar com o que consigo achar no momento. Nem o condensador eu encontro mais. Vou colocar um novo para R12 que eu achei no Mercado Livre em Porto Alegre, estou só esperando chegar juntamente com o pressostato do ventilador. Você sabe dizer se as roscas dos pressostatos mudam de acordo com gás? Tipo, a rosca do pressostato R12 é diferente da rosca do pressostato R134a? Eu pesquisei na internet e vi por imagens que eles são idênticos, porém os códigos no ChepChev mudam de cada um. Se a rosca fosse a mesma eu comprava o pressostato de alta do compressor para R134a (cód GM 93231462), só está faltando comprar esse agora.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar gelando pouco

Mensagem não lida por Eder93 »

Pessoal, atualizando a saga do ar condicionado.

Coloquei um condensador novo e continuei com a ventoinha auxiliar. Troquei todos os pressostatos (para R12), mas como Ítalo falou, a ventoinha dispara a segunda velocidade logo quando liga o ar mesmo com o carro frio. Ou seja, o pressostato do ventilador tá identificando a pressão do R134a como alta e tá ligando a ventoinha, já que ele é programado para o R12. Isso é ruim porque ela fica ligada direto, deixando o motor sempre frio, aumentando o consumo (álcool) e diminuindo a vida útil da ventoinha. Continua gelando bem só a noite. De dia no trânsito a temperatura nas saídas de ar do painel era pra ficar entre 5 e 10 está com 18 graus. Não tem eficiência de dia, apesar de tudo ter sido trocado e colocado novo como já citei antes (compressor, evaporador, filtro secador, válvula caneta, ventoinha, ventoinha auxiliar, limpeza R141b...).
Acredito que o problema seja esse o pressostato de alta está desligando o compressor antes do tempo e o pressostato da ventoinha que está ligando antes do tempo.

O que vocês acham?

Se for isso quais pressostatos poderia adaptar? Pois os do Monza R134a não encontrei no Mercado Livre.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Heringer
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Nov 2019, 19:42
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar gelando pouco

Mensagem não lida por Heringer »

Eder93 escreveu: 24 Fev 2021, 19:24 Pessoal, atualizando a saga do ar condicionado.

Coloquei um condensador novo e continuei com a ventoinha auxiliar. Troquei todos os pressostatos (para R12), mas como Ítalo falou, a ventoinha dispara a segunda velocidade logo quando liga o ar mesmo com o carro frio. Ou seja, o pressostato do ventilador tá identificando a pressão do R134a como alta e tá ligando a ventoinha, já que ele é programado para o R12. Isso é ruim porque ela fica ligada direto, deixando o motor sempre frio, aumentando o consumo (álcool) e diminuindo a vida útil da ventoinha. Continua gelando bem só a noite. De dia no trânsito a temperatura nas saídas de ar do painel era pra ficar entre 5 e 10 está com 18 graus. Não tem eficiência de dia, apesar de tudo ter sido trocado e colocado novo como já citei antes (compressor, evaporador, filtro secador, válvula caneta, ventoinha, ventoinha auxiliar, limpeza R141b...).
Acredito que o problema seja esse o pressostato de alta está desligando o compressor antes do tempo e o pressostato da ventoinha que está ligando antes do tempo.

O que vocês acham?

Se for isso quais pressostatos poderia adaptar? Pois os do Monza R134a não encontrei no Mercado Livre.

Estou passando pelo mesmo problema!!! Tudo no sistema do meu carro foi trocado. Porém no meu caso não tem desarme do compressor, pois fechei os pressostatos direto. Ele só refresca não gela de dia. Só a noite.
Responder