Troca da ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por mspagiari »

Obrigado, estranho q tive 10 carros usados e só tive problema de troca de ventoinha com o pointer e agora o monza...

Seria o aquecimento global? Creio q as ventoinhas não estão aguentando o calor, pois não é só com os "velhinhos"...veja o exemplo:

[YouTube]https://youtu.be/KG-m9xHyy5M[/YouTube]


Parece um Electra II decolando, aliás o barulho era mais agradavel... :mrgreen:

[YouTube]https://youtu.be/GHT8GQfI6Tc?t=8[/YouTube]
[YouTube]GHT8GQfI6Tc?t=8[/YouTube]
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, o meu eu troquei a ventoinha já tem muitas anos, não foi recente.
A ventoinha dos modelos com A/C são diferentes dos modelos sem o equipamento,tanto motor, hélice e defletor. Vale lembrar também que ao ligar o A/C, a ventoinha sempre vai estar funcionando.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Landim
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Ago 2007, 19:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca da ventoinha Monza 87 com ar condicionado

Mensagem não lida por Landim »

Vou contar minha recente experiencia com aquecimento anormal: Ja mexi duas vezes na ventoinha do meu Monza 87, carro ha 23 comigo. A primeira vez, há uns 10 anos, foi desgaste na bucha do eixo da ventoinha que eu mesmo fiz torneando um blanc de latão, remontei a mesma com pasta lubrificante e ficou show, depois disso e quase agora ou recentemente passei sufoco com o carro nestes dias tenebrosos de verão e em transito pesado com aumento brusco de temperatura, assim, do nada, carro funcionando normal e de repente para com o ponteiro quase atingindo o vermelho. Depois de parar o carro e verificar tudo não constatava nada de anormal, isso por algumas vezes, a não ser o cofre do motor estupidamente quente, foram varias vezes este episodio ate que da ultima vez percebi escape de vapor que vinha em parte da tampa do reservatório de liquido e parte da mangueira de acesso ao radiador, a mangueira que sai da válvula termostática, foram dias e dias de testes, desde o painel, aferimento do termometro, troca do cebolão, troca do interruptor de temperatura do painel, passando pelo arrefecimento geral, cheguei a trocar a valvula termostatica, depois ate tirei a mesma, troca de fluidos, teste de pressão a busca de vazamentos, experimento com varios reles, chicotes e terminais, ja que os Monza quadrados tem o circuito elétrico do ar condicionado bem diferente dos tubarões e nada meus caros, ate que desmontei novamente a ventoinha não constatando nenhum defeito na mesma, porem, logo no final do serviço e remontando a mesma veio o "choque", ou seja, o fio que conduz o negativo estava partido na seção, mas nos testes que fiz, o mesmo naquele hora não apresentou defeito, foi quando fui remontar a ventoinha e jampeando o cebolão e acionando a chave é que vi que mesma ora ligava, ora ficava manca, e ora nem ligava, solução: troca deste fio negativo que também é acionado por relê uma vez que esta ventoinha e para este ano/modelo do carro NÃO é aterrada.
Responder