Instalando AR no monzão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Pode ser sim, vou te passar no PV. Mas não deixe de postar o andamento aqui no fórum para futuras consultas de outros membros.
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

Opa.. com certeza!
Anotado meu querido!

Não vou deixar de colocar nada aqui no fórum... mesmo porque, as mesmas dúvidas que eu estou agora outros membros tbm podem ter e vai ser mais um pra ajudar nos "problemas"

Até vou criar um tópico referente a isso... todo o passo a passo das peças, montagens e adaptações... o único problema é que não consigo inserir mais nenhuma foto... :cry: :cry:

Abraços vlw!!! :ok:
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por italo_ »

Amigo, te mandei uma MP. Estou ansiocissim pela sua resposta kkkkkkkk Temos muitas experiencias pra trocar. Valeu!!!!
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

italo_ escreveu:Amigo, te mandei uma MP. Estou ansiocissim pela sua resposta kkkkkkkk Temos muitas experiencias pra trocar. Valeu!!!!
Fala Italo beleza!!!
Cara, não chegou nenhuma MP.... Mande de novo! Vamos trocar ideia e compartilhar conhecimentos sim!!!

Abraços!! :ok: :ok:
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Boa noite amigo,quais as novas?
Ar gelando?!

Abraços!
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por italo_ »

Ola, desculpem a demora. Tenho alguma observaçoes...
1- O ar gela, porem eu ainda nao instalei os DEFLETORES de ar do radiador que ficam atras do parachoque dianteiro (meu monza é tubarao); consegui compra-los novos, originais GM, atraves de uma busca pelo site "peçapeças". Sem tais defletores, grande parte do ar que entra pela dianteira do carro acaba sendo "perdido". Estes defletores, juntamente com aquele defletor INFERIOR que tem abaixo da travessa do radiador, canalizam todo o ar para o conjunto condensador-radiador. Um bom exemplo é que, assim que eu começo a movimentar o carro, ja aos 30km/h, eu ja noto uma diferença no ar, ele fica mais gelado. As peças chegaram hoje, eu instalo semana que vem e ai posto os resultados. Eu estou usando a ventoinha original na primeira velocidade e uma auxiliar de 14 polegadas em frente ao condensador, mas mesmo assim faz muita falta o conjunto de defletores no monza tubarao!
Uma curiosidade: o CONDENSADOR original do monza, com o o sistema r12, possui eficiencia na troca de calor MENOR quando comparado aos modelos do r134 (aquele prensado com as aletas fininhas), usados, alem dos monzas 96, em todos os carros ai da decada de 90 até hoje em dia. Nestes modelos novos, o gas passa bem mais devagar pelo condensador, entao ha mais tempo para a troca de calor. Ja no sistema de tubos do r12, o gas passa rapido demais.

2- observei que esta gotejando agua na junçao da caixa evaporadora com a parede corta fogo, preciso vedar melhor ali. Vou aplicar espuma de PU expansiva pra vedar qualquer pequena fresta que tenha ficado e o problema vai acabar. Eh bem pouca agua, principalmente quando ar esta muito gelado. Outra coisa é que a tampa inferior da minha caixa evaporadora nao esta vedando 100%, dai notei estar pingando agua por um parafuso. Sugiro que voce tambem confira em baixo do seu carpete pra ver se nao tem indicios de umidade. No meu caso, descobri por acaso. Precisei ligar o ar esperar 20 minutos enquanto olhava ali na regiao da caixa e ai vi uma gota de agua escorrendo.

3- A pressao do sistema esta ok, estou usando gas r134, com o interruptor de baixa pressao e o interruptor de solicitaçao da segunda velocidade da ventoinha ambos comprados novos, originais GM para o sistema r134. Se voce usar os do sistema r12 duas coisas acontecerao: primeiro, o compressor raramente vai ciclar; segundo que a ventoinha sempre ficara ligada na velocidade alta. O motivo é que a pressao de trabalho do sistema r134 é naturalmente MAIOR do que com r12 (ou o gas similar que o substitua). Entao dai voce deduz que as pressoes de trabalho do pressostato do monza com r12 é mais baixa.... Quando montei o ar, eu estava usando os do r12, ai logo que eu ligava o AC, dava 5 minutos a velocidade alta entrava e n saia mais...e o compressor nunca ciclava. QUando fui monitorar a pressao, percebi que ela sempre estava acima do que estava projetado para os pressostatos.
Soluçao: busquei no site "Peçapeças", achei os 2 pressostatos novos numa loja ai de SP, comprei e agora esta tudo perfeito! O pressostato de baixa voce acha novo facil, agora o da ventoinha esquece, nao acha. Ainda mais aqui em Vitoria - Es. IMpossivel. So pela net.

4- a recirculaçao esta perfeita, veda 100%

5- minha chave do ar esta com um pouco de folga, entao quando jogo a alavanca pro parabrisa, ele nao muda.... se eu qusier, preciso desligar o carro, pra aliviar o vacuo da chave, ai mudar pro parabrisa, ai ligo denovo o carro, e entao a chave comuta. As demais operaçoes estao perfeitas. O mesmo ocorre quando eu DESLIGO o ar, jogando pra posiçao zero: somento o compressor desliga, o ventilador nao desligada ai preciso dar mais um empurrazinho pra baixo que resolve. Do mais, esta tudo perfeito, ja fiz a manutençao indicada aqui no forum e nao melhorou muito. A folga deve estar na engrenagem da chave. OS engates entre as funçoes estao precisos e macios.

6- nao liguei o ar quente AINDA. achei um radiador de ar quente novo no mercado livre, porem ta 289 reais e é paralelo.... ai nao da. Mas faz falta, no frio gostaria muito de poder misturar o ar. Vou acabar comprando mes que vem.

7- do mais, gela bem.... quando eu instalar os defletores vai ficar perfeito, e ai sim dar 100% de eficiencia. com o ar quente no lugar, melhor ainda nos dias frios rsrs.... quanto a chave seletora, ja me acostumei, infelizmente. quem sabe nao surja algo barato no futuro.

Ah... vale lembrar que liguei todo o meu AC na central do carro, na caixa de fusiveis, usando os reles e os fusiveis nos lugares originais. Foram 7 dias so na parte eletrica, tive que comprar uma caixa de fusiveis e todo o chicote de um monza tubarao no ferro velho e eu mesmo fiz todo o serviço.
Se eu recomendo pra alguem? JAMAIS. Nao compensa, nao vale a pena, voce vai gastar muito e ter dor de cabeça. Eu fiz porque eu sou teimoso, maluco, amo o meu carro e nao penso em troca-lo e nao vou vende-lo, mesmo quando comprar outro automovel de plastico. Se alguem quiser fazer, recomendo que faça apenas se for voce mesmo quem ira instalar tudo. Caso contrario, esqueça!
emerlima
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2016, 18:52
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por emerlima »

Boa tarde,
Senhores comprei um kit de ar condicionado, para instalar no meu monza ano 94/club.

Senhores sou leigo no assunto, resido em Curitiba - Paraná, procurei aqui em Curitiba empresas de instalação de ar condicionado automotivo, mas infelizmente todas que eu consultei, refugaram o trabalho com a justificativa que não ficará 100 por cento o desempenho.

TEVE UM UMA PESSOA QUE SE INTITULA TECNICO EM INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, ONDE ESTE MESMO TEVE A CAPACIDADE DE ME FALAR QUE ESTE TIPO DE TRABALHO É PIOR QUE DOR DE DENTE.

Senhores pergunto: Alguém do clube já realizou este tipo instalação? Ficou 100 por cento o desempenho do ar condicionado? Existe alguma outra forma de instalar este kit de ar, sem ter que cortar a parede de fogo? Alguém conhece uma empresa especializada em Curitiba e região metropolitana que realize esta instalação.

Segue meu contacto: 41 - 99171-4589 whats app (Emerson).
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por pablopttm »

emerlima escreveu:Boa tarde,
Senhores comprei um kit de ar condicionado, para instalar no meu monza ano 94/club.

Senhores sou leigo no assunto, resido em Curitiba - Paraná, procurei aqui em Curitiba empresas de instalação de ar condicionado automotivo, mas infelizmente todas que eu consultei, refugaram o trabalho com a justificativa que não ficará 100 por cento o desempenho.

TEVE UM UMA PESSOA QUE SE INTITULA TECNICO EM INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, ONDE ESTE MESMO TEVE A CAPACIDADE DE ME FALAR QUE ESTE TIPO DE TRABALHO É PIOR QUE DOR DE DENTE.

Senhores pergunto: Alguém do clube já realizou este tipo instalação? Ficou 100 por cento o desempenho do ar condicionado? Existe alguma outra forma de instalar este kit de ar, sem ter que cortar a parede de fogo? Alguém conhece uma empresa especializada em Curitiba e região metropolitana que realize esta instalação.

Segue meu contacto: 41 - 99171-4589 whats app (Emerson).
Emerson , agora você já comprou , mas já que ia fazer essa intervenção no carro você deveria primeiramente correr atrás de quem fizesse isso pra você. Mas como vc é de Curitiba fala com o pessoal no tópico regional que eles sempre fazem encontros e podem indicar alguém de confiança.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... start=1730
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder