Instalando AR no monzão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

kaioemmanuel escreveu:
Renato GM na Veia escreveu:
Olá Kaio, tudo bem?!
Seguinte, depois do 5º encontro do Monza clube, decidi de uma vez por todas colocar um A/C no meu!!!
Acho que até batemos um papo por lá (estávamos no Monza do Gabriel do RJ)...
As peças do meu chegam do "doador" amanhã (05/09).... como o cara do desmanche que está desmontando (em hipótese nenhuma ele deixou eu desmontar), gostaria de saber tudo o que vai pra eu saber o que está faltando na hora de pegar!

Vou fazer o mesmo esquema do seu.... infelizmente terei de cortar a parede corta-fogo do carro e assim por diante! Pra mim será um desafio! Adoro mexer no meu carro.. cada vez que faço isso, aprendo mais e mato alguns "probleminhas futuros"

Abraço!
Att.. Renato (SP)
E aí Renatao! Bamos ver se lembro de tudo.

Condensador com os 2 suportes laterais, compressor com polia estriada e suporte ( veja que esse suporte é diferente em motor fase 1 e fase 2, tem q ser específico do seu motor), polia de acessórios (a polia tbm é diferente, mas as 2 servem. Eu prefiro a do fase 1 pq é fixa e não tem o damper de borracha q pode dar defeito. A diferença q vai dar é que a do fase 1 é menor então a Correia tbm será mais curta) , Correia estriada, filtro acumulador com suporte, mangueira 1(compressor - condensador), mangueira 2 (condensador - evaporador), mangueira 3 (evaporador - filtro), mangueira 4 (filtro - compressor), pressostatos de baixa e alta, válvula de segurança, caixa de ar (com as valvulas e as mangueiras, com a tampa inferior de acabamento, com a borracha de vedação entre a caixa e a parede, com evaporado, tubo expansor e radiador do ar quente, vc precisa dele pra regular a temperatura, senão vc passa frio em uma viagem), tubos de ar da caixa até os difusores. São 1 pra esquerda, 1 pra direita, 1 pra cima e 2 pequenos laterais (esses 2 pequenos vc só vai usar se trocar o tabelier). Porta luvas do Monza com ar com a tampa, chave comutadora ( aquela de 2 alavancas, com o cabo de aço que aciona o ar quente), chave do ventilador do Monza com ar, chicote elétrico com os relés, válvula kicker (essa vai no carburador pra corrigir a lenta quando liga o ar), eletrovalvula p acionamento da valva kicker com as mangueiras, caixa do ventilador com o ventilador obviamente kkkk, calha superior ( aquela tampa de plástico que fica ali na churrasqueira), portinhola de recirculacao ( fica escondido em baixo desse calha), reservatório de água do radiador ( vc vai ter que tirar o antigo que parece um bujao, pq naquele lugar vai o filtro, e colocar o reservatório do Monza caixote com ar, que é o mesmo do tubarao), mangueira de água 1( radiador - cano dagua - com derivação pro reservatório, mangueira 2 (reservatório - radiador), mangueira 3 e 4 (radiador de ar quente), ventoinha com suporte do Monza com ar e resistência cerâmica.

Acho q é tudo. Algumas peças são meio canseira de achar funcionando, se vc precisar eu tenho, como a kicker, a chave do ar, botão do ventilador, e mais algumas q não me lembro.

No meu caso, preferi fazer um chicote novo pq o antigo do doador tava detonado. As mangueiras de gás te recomendo mandar trocar todas as partes flexiveis pra evitar vazamento futuro. Filtro acumulador tb ponha novo, custa uns 80,00 pois o velho com certeza acumulou umidade e já era. Troque tbm as válvulas de serviço do compressor e todos os anéis oring. Não use o tubo expansor velho, ponha um novo custa 10 conto e ele é quem faz o milagre do frio acontecer. Quando montar, não esqueça de esgotar e limpar o compressor, depois por 300~350 ml de óleo sintético, específico pra isso.

Agora outro problema, o tabelier do Monza com ar é diferente do Monza sem ar. Eu não troquei de imediato, vim trocar agora há pouco tempo. Quando instalei, eu fiz um arranjo técnico kkkk no painel e ficou muito bom, usei um ano assim, até que um dia achei um tabelier e resolvi trocar só pra ficar tudo original. Se puder, Troque pra não sofrer. Se quiser adaptar me avise que te mando as fotos com detalhes de como adaptar o painel.

Leve o evaporador, condensador e radiador de ar quente numa oficina que arruma radiador e peça pra testar na pressão. O compressor vc só vai poder testar depois que montar tudo no carro, aí colocar ar comprimido.

O resto é mão de obra, corte, solda e muita cerveja gelada
Opa Kaio!

Caracas muito obrigado pelas dicas!!! Estou ansioso para começar a montar!!!
Algumas coisinhas não consegui achar como por exemplo a válvula kicker (pois o "doador" era TBI) e o suporte da bomba de direção hidráulica....
Onde fica esse tal "tubo expansor"?! Talvez preciso de trocar o rolamento do compressor.
Estou com alguma fotos (tiradas a noite) das peças.... como faço para te enviar para dar uma olhada?! No feriado, vou tirar novas fotos e vou te mandar tbm (só que de dia né... rsrs)
Quero com certeza todas as fotos possíveis que puder me passar!!!

O restante, mão de obra, soldas e cortes....... tá mais ou menos!!! e quanto a cerveja gelada.......... essa parte ta muito mais fácil kkkkk!!!

Abraços!!!! :ok:
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

O tubo expansor fica enfiado no evaporador, dentro do cano onde vai a mangueira. parece uma canetinha.
pra postar imagens no forum siga esses passos aqui http://www.minimundos.com.br/forum/thre ... F%C3%B3rum

depois que gerar a URL da imagem, vc copia o link. depois, quando estiver digitando a mensagem aqui no forum, vc clica no botao "IMG" e cola o link da imagem
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

kaioemmanuel escreveu:O tubo expansor fica enfiado no evaporador, dentro do cano onde vai a mangueira. parece uma canetinha.
pra postar imagens no forum siga esses passos aqui http://www.minimundos.com.br/forum/thre ... F%C3%B3rum

depois que gerar a URL da imagem, vc copia o link. depois, quando estiver digitando a mensagem aqui no forum, vc clica no botao "IMG" e cola o link da imagem
Fala Kaio.... beleza!!! Como tá!!!

Seguinte, não percebi se o meu está com essa tal "canetinha" (pq isolei todas as entradas para preservar o sistema) mas acredito que sim.... pois foi retirado de um 96 sistema R134a que estava gelando!
Em relação as imgs, farei o teste depois!

Grande abraço!
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

Kaio,

fiz um levantamento da lista de peças que me passou e, cheguei em alguma conclusões que..... como o meu kit de A/C foi retirado totalmente de um tubarão 96 (que inclusive estava gelando ainda), quero saber se mesmo assim, vou precisar colocar a correia estriada e, não sei se meu motor é fase 1 ou 2.... tbm vou precisar dessa válvula kicker.... aqui em SP, é difícil da galera saber o que é.... alguns outros detalhes como porta luvas, o doador estava sem quando cheguei mas isso é o de menos. O chicote está tudo ok e, o radiador de ar quente com certeza deve estar com vazamentos, pq a caixa onde ele fica preso, estava com manchas de ferrugem escorridas (fiz um teste tampando um lado e assoprando o outro, parece que vaza ar), tbm o radiadorzinho pode esperar um pouco até eu achar ou comprar outro!

Gostaria de saber se possível, podemos nos comunicar via whats... acho que seria mais fácil para eventuais dúvidas e pelas fotos do meu material! Assim como estou fazendo com o Fernando (Curitiba) e o Gabriel (RJ).

Abraços!!!!
No aguardo!!
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Pode ser sim, vou te passar no PV. Mas não deixe de postar o andamento aqui no fórum para futuras consultas de outros membros.
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

Opa.. com certeza!
Anotado meu querido!

Não vou deixar de colocar nada aqui no fórum... mesmo porque, as mesmas dúvidas que eu estou agora outros membros tbm podem ter e vai ser mais um pra ajudar nos "problemas"

Até vou criar um tópico referente a isso... todo o passo a passo das peças, montagens e adaptações... o único problema é que não consigo inserir mais nenhuma foto... :cry: :cry:

Abraços vlw!!! :ok:
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por italo_ »

Amigo, te mandei uma MP. Estou ansiocissim pela sua resposta kkkkkkkk Temos muitas experiencias pra trocar. Valeu!!!!
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

italo_ escreveu:Amigo, te mandei uma MP. Estou ansiocissim pela sua resposta kkkkkkkk Temos muitas experiencias pra trocar. Valeu!!!!
Fala Italo beleza!!!
Cara, não chegou nenhuma MP.... Mande de novo! Vamos trocar ideia e compartilhar conhecimentos sim!!!

Abraços!! :ok: :ok:
Responder