Instalando AR no monzão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

ok,vou excluir :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 29 Out 2015, 20:57, em um total de 1 vez.
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por WALDSR »

Boas dicas, estas, sobre a DH. To copiando para o Word e depois comparar com as figuras do sistema para me localizar.
Vc's deveriam montar um tópico, seria muito útil.
V1, V2, T.O.Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Verdade, um tópico só pra isso ficaria bom. Até pq estamos desvirtuando esse daqui.
Algum moderador poderia mover nossas últimas msg pra um novo tópico adequado?

Imagem

Observe as arruelas no sextavado. No caixote não tem nenhuma. No tubarão tem uma. Ai coloquei mais duas nessa dai, ficou com 3. Mas assim percebi que ficou muito mole o volante. No meu carro estou usando com duas.
Editado pela última vez por kaioemmanuel em 31 Out 2015, 09:01, em um total de 1 vez.
Azul Atlantis 89 2.0
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

jesuino b ferreira escreveu:ok,vou excluir :smt023
Uai jesuino, kd as mensagens?
Azul Atlantis 89 2.0
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

onde fica esse parafuso ? :smt017
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Marcel Murai escreveu:onde fica esse parafuso ? :smt017
Na bomba Marcel, na saida dela, onde é ligada a mangueira. Ali tem um sextavado. Solta ele, que vc vê a válvula. Só puxar q ela sai :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Jun 2012, 08:31
Cidade: São Bernardo Campo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

kaioemmanuel escreveu:Olá! Agora resolvi mesmo, consegui capturar o conjunto quase completo de um amigo que tem um 87.

Vou retirar as peças no sábado, dar uma conferida geral, mandar o compressor pra revisão e tudo mais. A parte do compressor, com suporte, filtro, condensador etc pretendo usar tudo original do Monza. Já a caixa evaporadora, penso em fazer algo parecido com o feito pelo Gabriel do rio, justamente pra não cortar a parede. Quanto ao comando ainda não sei, gostaria de colocar o original, mas tenho pensado muito num termostato...

É isso ai, dúvidas não faltam... estou aceitando dicas pra empreitada rsrsrsrs....
Olá Kaio, tudo bem?!
Seguinte, depois do 5º encontro do Monza clube, decidi de uma vez por todas colocar um A/C no meu!!!
Acho que até batemos um papo por lá (estávamos no Monza do Gabriel do RJ)...
As peças do meu chegam do "doador" amanhã (05/09).... como o cara do desmanche que está desmontando (em hipótese nenhuma ele deixou eu desmontar), gostaria de saber tudo o que vai pra eu saber o que está faltando na hora de pegar!

Vou fazer o mesmo esquema do seu.... infelizmente terei de cortar a parede corta-fogo do carro e assim por diante! Pra mim será um desafio! Adoro mexer no meu carro.. cada vez que faço isso, aprendo mais e mato alguns "probleminhas futuros"

Abraço!
Att.. Renato (SP)
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Renato GM na Veia escreveu:
Olá Kaio, tudo bem?!
Seguinte, depois do 5º encontro do Monza clube, decidi de uma vez por todas colocar um A/C no meu!!!
Acho que até batemos um papo por lá (estávamos no Monza do Gabriel do RJ)...
As peças do meu chegam do "doador" amanhã (05/09).... como o cara do desmanche que está desmontando (em hipótese nenhuma ele deixou eu desmontar), gostaria de saber tudo o que vai pra eu saber o que está faltando na hora de pegar!

Vou fazer o mesmo esquema do seu.... infelizmente terei de cortar a parede corta-fogo do carro e assim por diante! Pra mim será um desafio! Adoro mexer no meu carro.. cada vez que faço isso, aprendo mais e mato alguns "probleminhas futuros"

Abraço!
Att.. Renato (SP)
E aí Renatao! Bamos ver se lembro de tudo.

Condensador com os 2 suportes laterais, compressor com polia estriada e suporte ( veja que esse suporte é diferente em motor fase 1 e fase 2, tem q ser específico do seu motor), polia de acessórios (a polia tbm é diferente, mas as 2 servem. Eu prefiro a do fase 1 pq é fixa e não tem o damper de borracha q pode dar defeito. A diferença q vai dar é que a do fase 1 é menor então a Correia tbm será mais curta) , Correia estriada, filtro acumulador com suporte, mangueira 1(compressor - condensador), mangueira 2 (condensador - evaporador), mangueira 3 (evaporador - filtro), mangueira 4 (filtro - compressor), pressostatos de baixa e alta, válvula de segurança, caixa de ar (com as valvulas e as mangueiras, com a tampa inferior de acabamento, com a borracha de vedação entre a caixa e a parede, com evaporado, tubo expansor e radiador do ar quente, vc precisa dele pra regular a temperatura, senão vc passa frio em uma viagem), tubos de ar da caixa até os difusores. São 1 pra esquerda, 1 pra direita, 1 pra cima e 2 pequenos laterais (esses 2 pequenos vc só vai usar se trocar o tabelier). Porta luvas do Monza com ar com a tampa, chave comutadora ( aquela de 2 alavancas, com o cabo de aço que aciona o ar quente), chave do ventilador do Monza com ar, chicote elétrico com os relés, válvula kicker (essa vai no carburador pra corrigir a lenta quando liga o ar), eletrovalvula p acionamento da valva kicker com as mangueiras, caixa do ventilador com o ventilador obviamente kkkk, calha superior ( aquela tampa de plástico que fica ali na churrasqueira), portinhola de recirculacao ( fica escondido em baixo desse calha), reservatório de água do radiador ( vc vai ter que tirar o antigo que parece um bujao, pq naquele lugar vai o filtro, e colocar o reservatório do Monza caixote com ar, que é o mesmo do tubarao), mangueira de água 1( radiador - cano dagua - com derivação pro reservatório, mangueira 2 (reservatório - radiador), mangueira 3 e 4 (radiador de ar quente), ventoinha com suporte do Monza com ar e resistência cerâmica.

Acho q é tudo. Algumas peças são meio canseira de achar funcionando, se vc precisar eu tenho, como a kicker, a chave do ar, botão do ventilador, e mais algumas q não me lembro.

No meu caso, preferi fazer um chicote novo pq o antigo do doador tava detonado. As mangueiras de gás te recomendo mandar trocar todas as partes flexiveis pra evitar vazamento futuro. Filtro acumulador tb ponha novo, custa uns 80,00 pois o velho com certeza acumulou umidade e já era. Troque tbm as válvulas de serviço do compressor e todos os anéis oring. Não use o tubo expansor velho, ponha um novo custa 10 conto e ele é quem faz o milagre do frio acontecer. Quando montar, não esqueça de esgotar e limpar o compressor, depois por 300~350 ml de óleo sintético, específico pra isso.

Agora outro problema, o tabelier do Monza com ar é diferente do Monza sem ar. Eu não troquei de imediato, vim trocar agora há pouco tempo. Quando instalei, eu fiz um arranjo técnico kkkk no painel e ficou muito bom, usei um ano assim, até que um dia achei um tabelier e resolvi trocar só pra ficar tudo original. Se puder, Troque pra não sofrer. Se quiser adaptar me avise que te mando as fotos com detalhes de como adaptar o painel.

Leve o evaporador, condensador e radiador de ar quente numa oficina que arruma radiador e peça pra testar na pressão. O compressor vc só vai poder testar depois que montar tudo no carro, aí colocar ar comprimido.

O resto é mão de obra, corte, solda e muita cerveja gelada
Azul Atlantis 89 2.0
Responder