Ligação Ventoinha Auxiliar
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Ligação Ventoinha Auxiliar
Boa noite pessoal. Sei que existem alguns tópicos aqui no site, no qual um deles me ajudou muito. Instalei uma ventoinha auxiliar no meu Monza utilizando esse esquema elétrico.
Ficou bom mas, ela só funciona quando o A/C arma. Eu queria um esquema onde poderia ligar ela em paralela a original do carro. Assim ela funciona com A/C ou não.
Alguém poderia me dar essa luz?
Abraços
Ficou bom mas, ela só funciona quando o A/C arma. Eu queria um esquema onde poderia ligar ela em paralela a original do carro. Assim ela funciona com A/C ou não.
Alguém poderia me dar essa luz?
Abraços
- jesuino b ferreira
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Identifique o positivo da ventoinha e ligue o fio 85 nele.
Assim, qualquer hora que a principal ligar, a auxiliar também liga :smt023
Assim, qualquer hora que a principal ligar, a auxiliar também liga :smt023
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Boa noite Jesuíno. Foi isso que eu fiz! Só que aconteceu de quando eu ligar o carro a ventoinha liga direto. Eu acho que o + da ventoinha tem corrente direto e o negativo que faz a ligação e o corte da ventoinha, só que eu peguei o negativo da ventoinha e liguei no 85 e não armou a ventoinha, ai fiquei meio enrolado, kkkk!
Eu pensei no seguinte:
Pinos 30 e 85: ligados no + da bateria
86: sinal negativo da ventoinha original
87: a ventoinha auxiliar
Não sei se vai funcionar, o que vc acha?
Eu pensei no seguinte:
Pinos 30 e 85: ligados no + da bateria
86: sinal negativo da ventoinha original
87: a ventoinha auxiliar
Não sei se vai funcionar, o que vc acha?
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Pessoal, fiz essa ligação e só funcionou a ventoinha auxiliar. Desfiz a ligação e para meu desespero, o meu ar não funcionou e minha ventoinha não armou. Olhei todos os fusíveis e não tinha nenhum queimado. Voltei a ligar o carro e escutei um tectectectcetc que era no rele da ventoinha e pela minha sorte, dei um aceleradão no carro e tudo voltou ao normal, só não entendi o que aconteceu.
- coy
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Só para esclarecer, qual ligação vc fez?
O desenho deste esquema é meu e esta correto. Já tivemos amigos que seguiram ele e não tiveram problemas algum.
O desenho deste esquema é meu e esta correto. Já tivemos amigos que seguiram ele e não tiveram problemas algum.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Beleza Coy. Esse esquema seu deu certo, funciona muito bem, eu queria saber como faço para ligar a ventoinha auxiliar junto com a outra e eu fiz essa ligação abaixo, só que não deu muito certo como expliquei acima.
pinos 30 e 85: ligados no + da bateria
86: sinal negativo da ventoinha original
87: a ventoinha auxiliar
Abraços
pinos 30 e 85: ligados no + da bateria
86: sinal negativo da ventoinha original
87: a ventoinha auxiliar
Abraços
- coy
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Está errado este seu esquema.pinos 30 e 85: ligados no + da bateria
86: sinal negativo da ventoinha original
87: a ventoinha auxiliar
O pino 30 vc liga no positivo da bateria.
O 85 vc não liga no + da bateria (como vc fez) e sim no positivo da ventoinha original (vai ser este o sinal que funcionará como um interruptor para ligar a auxiliar), mas vc terá de identificar em qual fio chega este sinal positivo para a ventoinha original com AC ligado (repito é neste fio que vc vai ligar o pino 85 do rele).
Pino 86 não é ligado no sinal negativo da original (como vc fez) e sim num ponto de aterramento do carro.
E 87 liga no positivo da auxiliar
O fio negativo da auxiliar vc liga num ponto de aterramento.
Era só seguir o desenho e ao invés de ligar o pino 85 no compressor ligava no fio positivo da ventoinha original.
Obs.:só que aconteceu de quando eu ligar o carro a ventoinha liga direto, eu acho que o + da ventoinha tem corrente direto e o negativo que faz a ligação e o corte da ventoinha
Vc disse que desconfia de o positivo da original é direto e o que chaveia é o negativo, não sei, pois não testei, mas é simples de testar com um multímetro e uma agulha (vc fura o fio e mede sem cortar nada), se realmente for isso é só inverter.
Neste caso:
Liga o pino 86 no negativo da v. original e o 85 no positivo da mesma
Os demais pinos segue o esquema postado.
Desta forma o rele só vai ligar (dando passagem de corrente do pino 30 para o 87) quando a ventoinha original estiver ligada pois os pinos 86 (negativo) e 85 funcionarão como o "botão liga desliga" do rele.
Para evitar riscos de tacar fogo em seu carro sempre teste em bancada antes de ligar algo, vc correu um serio risco de incendiar seu Monza.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Ligação Ventoinha Auxiliar
Tenho uma dúvida. Seguindo essa ligação.
A minha está ligada dessa forma, porém, gostaria de colocar um botão para ligar ela direto caso o relê queime.
como e faço?
A minha está ligada dessa forma, porém, gostaria de colocar um botão para ligar ela direto caso o relê queime.
como e faço?