Ligação Ventoinha Auxiliar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por mpgfa »

Beleza Coy, já tinha me esquecido deste post. Vou providenciar isso.
Abraços
matheus26
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 29 Mai 2014, 22:27
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por matheus26 »

Amigos, qual ventoinha eu uso e de qual carro é a melhor usar e, onde colocar? Só lembrando que o meu e um Monza Club 94 e de fato o ar melhora mesmo?
É no silêncio do meu monza que meu coração bate mais alto!
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por mpgfa »

Boa tarde Matheus. Eu usei uma ventoinha universal de 10 polegadas. Quanto a melhoria do ar condicionado eu achei a mesma coisa agora quanto ao aquecimento do motor já melhorou muito.
Abraços
ADRIANO ALVES
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Fev 2016, 07:16
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por ADRIANO ALVES »

Boa tarde pessoal. Eu gostaria de fazer no meu Monza GLS 2.0 gasolina 1994, o mesmo o que o nosso amigo fez no dele. Colocar uma ventoinha auxiliar. Porém, não sei qual devo comprar e, também gostaria de deixar como ele não quer que fique a dele, ligando somente quando o ar esta ligado. Eu prefiro que ela dispare quando o ar estiver em funcionamento, porque é nesse momento que o motor mais esquenta. Alguém pode me dar essa dica ou me dizer onde faço essa adaptação?
Obrigado e bom fim de semana a todos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

ADRIANO ALVES escreveu:Boa tarde pessoal. Eu gostaria de fazer no meu Monza GLS 2.0 gasolina 1994, o mesmo o que o nosso amigo fez no dele. Colocar uma ventoinha auxiliar. Porém, não sei qual devo comprar e, também gostaria de deixar como ele não quer que fique a dele, ligando somente quando o ar esta ligado. Eu prefiro que ela dispare quando o ar estiver em funcionamento, porque é nesse momento que o motor mais esquenta. Alguém pode me dar essa dica ou me dizer onde faço essa adaptação?
Obrigado e bom fim de semana a todos.

Já postou mensagem com mesmo conteúdo em outro tópico: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... ead#unread

Para melhor organização deste fórum evite ficar repetindo mensagens.
Leia atentamente esse e o outro tópico que tem as informações que precisa.
Se quer que a ventoinha ligue quando ligar o A/C, basta ligar sua alimentação através de alimentação da embreagem do compressor ou da chave de comando do A/C, no painel. Recomento que use relê.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Piresclas
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 55
Registrado em: 22 Mar 2019, 20:54
Cidade: Ipixuna do Pará
Estado: Pará-PA
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por Piresclas »

Mas o ideal é a ventoinha auxiliar ligar quando liga-se o ar condicionado. Certo?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu, se fosse instalar uma ventoinha auxiliar, puxaria um fio do resistor da ventoinha original (do lado antes do resistor) e alimentaria um relé com essa corrente. O relé alimentaria a ventoinha.
Assim, ao se ligar o ar condicionado, as duas ventoinhas entrariam, a original na velocidade baixa e a auxiliar na velocidade única.
Segundo tenho lido em várias fontes, a ventoinha do radiador do Monza desliga quando o carro está em alta velocidade, pois além de não ser necessária, ela até atrapalha a passagem do ar frio na estrada.
Nunca consegui confirmar se isso realmente acontece na prática, embora já tenha planejado várias vezes instalar uma luz espia para comprovar ou não isso.
De qualquer forma, acho melhor fazer assim do que ligar na eletro embreagem do compressor, pois o compressor, em determinadas situações, fica ciclando e a ventoinha acompanhará essa ciclagem, diminuindo assim sua eficiência em relação a um funcionamento contínuo. Sem contar que toda vez que um motor elétrico precisa sair da condição de parado, ele gasta mais energia. Se ficar girando direto, essa energia é melhor aproveitada.
Por falar em compressor, estou com um Gol geração 6 da minha filha e levei para trocar compressor, condensador, etc.
Notei que o compressor do Gol não desacopla nunca. Achei que estava em pane e voltei à oficina, onde o reparador me explicou que o compressor dele é mais avançado do que os dos nossos Monzas. Ele nunca desacopla, ele varia a compressão. Só desacopla ao se desligar o ar condicionado.
Vivendo e aprendendo.
Ah, ele até me mostrou um compressor desmontado e deu uma pequena aula sobre como a coisa funciona. Isso também evita a variação da temperatura do ar nas saídas de ar do painel. Sempre sai um ar frio.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ligação Ventoinha Auxiliar

Mensagem não lida por dutra s a »

Piresclas escreveu: 02 Abr 2019, 07:42 Mas o ideal é a ventoinha auxiliar ligar quando liga-se o ar condicionado. Certo?
Recentemente eu mudei o acionamento da auxiliar.

Estava no mesmo esquema ( desenho ) do inicio do tópico e funcionando perfeitamente. Então, para ter mais eficiência não só do ar condicionado como também da refrigeração do motor, eu peguei o fio que estava no compressor e botei no + da ventoinha principal ( apenas tirei de um e botei em outro ). Desta forma, quando a segunda velocidade acionar e apenas ela a ventoinha auxiliar sera acionada refrigerando melhor e ( mais rápido) o motor e o compressor não ira perder eficiência de corrente e o condensador do ar ficará com mais prontidão, caso eu venha acionar o ar condicionado,
pois o acionamento do ar condicionado é mais para calor mesmo, como no transito e etc... Nisso, eu mantenho o motor mais refrigerando, o ar condicionado irá gelar mais rápido e não mais frio e, caso a segunda velocidade for desativada ficara apenas a ventoinha principal funcionando, como é originalmente, caso precisar de segunda as 2 iram atuar e por ai vai...

Até agora está correndo tudo bem.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder