Problema ar condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Fernando RJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Jul 2013, 15:10
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Boa tarde monzeiros.

Estou com o seguinte problema no ar condicionado do Tubarão Azul: Assim que eu ligo o ar principalmente quando o carrro está frio fica dando umas chiadas (já me disseram que deve ser correia) além de sentir como se armasse e desarmasse o compressor (vejo isso pelo indicador de bateria que fica subindo e descendo).
A chiadeira não ocorre quando não tem o ar frio envolvido (quando estão selecionados o primeiro e segundo pontos da alavanca de cima pra baixo) e o outro problema é que muito raro mas muito raro mesmo ele fica no máximo em qualquer posição da alavanca (na posição máxima ele simplesmente para de sair vento, como se estivesse desligado).

Espero que eu tenha explicado bem o que está ocorrendo. :roll:

Queria por favor, primeiro "um norte" sobre o que pode estar acontecendo e depois se algum usuário do RJ capital me indicar uma boa oficina de ar condicionado ficaria mais agradecido ainda. :smt023

Att,

Fernando RJ.
Fernando RJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Jul 2013, 15:10
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Ninguém conseguiu entender meu problema? :(

Então pelo menos alguém do RJ capital poderia me indicar alguma oficina de confiança de ar condicionado?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sua mensagem está confusa...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por vrsilva »

Fernando, eu não entendo muito de ar condicionado até porque o meu não tem este maravilhoso item.

Mas vamos lá, vendo pelas suas descrições, acho que posso esclarecer um pouco para que outros possam lhe ajudar.

Bem, se seu compressor fica à todo instante armando e desarmando, é sinal que, seu ar não está gelando corretamente. Nessa hipótese já podemos até concluir que você tem algum vazamento nas suas tubulações ou até mesmo no compressor, que com o aumento da pressão a mesma caia e desarme o compressor e assim sucessivamente. Talvez seja isso o chiado, barulho criado pelo vazamento de pressão na linha do gás.

O outro problema é preciso fazer uma revisão na chave do ar, ela funciona por vácuo, esse vácuo é pego no coletor de admissão do carro, e na caixa de ventilação possui um "reservatório" de vácuo, como um pulmão para quando em solicitações do motor o vácuo cair, a caixa de ventilação ainda tiver um folego pra ela manter o sistema funcionando.
Bom! A Chave do ar funciona basicamente direcionando esse vácuo para as portinholas na caixa de ventilação, se houver entrada de ar em algum ponto, pode haver o mal funcionamento da chave de ar, o problema pode estar na própria chave, nas mangueirinhas da chave que vão pra caixa de ar, e nos diafragmas que controlam as portinholas via vácuo.

Primeiro de tudo verifica se o motor do ventilador interno funciona em todas as posições que não seja o "0"... Feito isso é que se faz as verificações seguintes.

Espero ter ajudado a pelo menos "nortear" você e aos colegas do fórum que entendam mais do sistema de AC que eu... Pois não entendo nada...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fernando RJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Jul 2013, 15:10
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Já "norteou" e muito vrsilva...valeu mesmo.

Como não tenho oficina de confiança de ar condicionado pelo que vc relatou vou perceber se encarar um "espertaralho" lidando com o Tubarão Azul, tipo de colocar defeitos onde não tem. :smt023

Ab´s
Fernando RJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Jul 2013, 15:10
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Boa tarde a todos. Primeiramente desculpe só hoje voltar esse tópico...estive com problemas pessoais que qualquer um está sujeito mas creio que os resolvi finalmente. :D

Vamos lá: o ar condicionado nunca foi uma maravilha só que nos últimos meses ele simplesmente só ventava (sempre li alguns foristas dizendo que ar de Monza gela pra valer) portanto pensei deve estar com algum problema. O chiado relatado acima sumiu e ele até esfriava um pouco mas muito pouco.

Fui na oficina onde normalmente troco óleo e filtros, etc. O dono disse que chamaria um cara que só vem a pedido aos sábados. Num sábado fui e o cara deu uma pressão com um compressor de repente escuto um estouro aparente dentro do carro, ai ele disse ver se está fedendo a óleo dentro do carro...estava...ai ele falou que a serpentina tinha estourado (acho que em outros estados é evaporadora).

Blz, ele disse que tinha duas opções: a primeira seria desmontar o painel inteiro para retirar a serpentina e tal, a segunda que ele sugeriu foi fazer um corte pelo lado do carona para tirar a serpentina por ali. Achei estranho pois ele disse que pela idade do carro era perigoso desmontar o painel e tal (achei migué...sendo sincero)

O que devo fazer? O cara acima tem razão ou é migué mesmo? :shock:

Obrigado desde já... :ok:
Fernando RJ
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Jul 2013, 15:10
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Fernando RJ »

Ninguém pode ajudar não? :(
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema ar condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fernando RJ escreveu:Ninguém pode ajudar não? :(
Não mencionou o ano/modelo, nem mesmo ficou claro se é Monza ou não.
Claro que o serviço bem feito seria desmontar a caixa de ventilação. Sendo Monza, se olhar vários tópicos aqui vai ver que é possível desmontar a caixa de ventilação do Monza sem desmontar o painel (tabelier).

Agora... Dizer o que fazer sem desmontar ou mesmo sem ver o que foi feito e o que aconteceu com carro presente, fica complicado...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder