limpeza do a/c

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: limpeza do a/c

Mensagem não lida por Eder93 »

Olá pessoal, estou com a mesma dúvida. Como remover a caixa de ar-condicionado para fazer uma limpeza. Percebi que o carpete do lado do passageiro estava muito encharcado e vi que vinha do ar-condicionado. A água do reservatório de expansão não está baixando, então concluí que não era o radiador de ar quente que estava furado. Moro no nordeste, e de dia o ar não resfria bem, somente à noite. Já passei numa oficina e verifiquei que o gás tem pressão. Aparentemente está tudo funcionando perfeitamente.
Será que com uma limpeza no evaporador e na caixa resolve esse problema? Pararia de pingar água dentro do carro e melhoraria o desempenho?
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: limpeza do a/c

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eder93 escreveu: 08 Mai 2017, 17:38 Olá pessoal, estou com a mesma dúvida. Como remover a caixa de ar-condicionado para fazer uma limpeza. Percebi que o carpete do lado do passageiro estava muito encharcado e vi que vinha do ar-condicionado. A água do reservatório de expansão não está baixando, então concluí que não era o radiador de ar quente que estava furado. Moro no nordeste, e de dia o ar não resfria bem, somente à noite. Já passei numa oficina e verifiquei que o gás tem pressão. Aparentemente está tudo funcionando perfeitamente.
Será que com uma limpeza no evaporador e na caixa resolve esse problema? Pararia de pingar água dentro do carro e melhoraria o desempenho?
Antes de mexer na caixa de ventilação, verificaria os drenos, em especial do lado direito, que fica abaixo da ventoinha no painel corta fogo. Se a borracha cair, pode entrar água por frestas e emendas de chapa nessa região. Possíveis furos e trincas no painel corta fogo e embaixo da churrasqueira e vedação do para do para brisas ou até buracos embaixo da borracha do para brisas e, furos e falta de borrachas no assoalho.

Um teste simples é jogar água e verificar se embaixo da "churrasqueira" fica muito tempo empossada, indicando que os drenos estão obstruídos.
Outro teste seria em tirar o carpete ficar dentro do carro observando enquanto outra pessoa joga água por fora com a mangueira.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: limpeza do a/c

Mensagem não lida por Eder93 »

Obrigado pela dica Carlos, mas esse teste eu já fiz. A princípio eu verifiquei em dias de chuva que tinha água empoçada nessa parte abaixo do motor do limpador de pára-brisas aí vi que os dois drenos LD e LE estavam entupidos. Os desobstruí, tinha bastante resto de folhas e terra ali, e tapei um pequeno furo que tinha na parede corta fogo devido ao ataque do ferrugem com durepóxi, depois pedi para uma pessoa jogar bantante água com uma mangueira e fiquei olhando por dentro com uma lanterna e não entrou mais água. Pensei que o problema era esse. Mas esses dias tinha água pingando da própria caixa do ar-condicionado que molhava até o tapete de borracha do passageiro por cima. Pode ser que seja o dreno da própria caixa que esteja entupido, talvez. Será que eu mesmo posso desobstruí-lo? É preciso tirar fora a caixa?

Queria fazer uma limpeza da mesma (caixa) que deve ter uns 6 anos que não se mexe. E tem também esse outro problema do rendimento do ar, em dias de sol, quando o carro aquece o ar não gela bem. Falei com o antigo dono dele e ele falou que colocou o r134a no ano de 2011 e trocou o óleo do compressor, mas não trocou o filtro nem os orings. Passei numa oficina e o mecânico disse que o gás estava com a pressão ok, não sei quanto, mas ele falou que não precisava de carga de gás. Tô pensando em fazer essa limpeza e trocar o filtro secador, óleo e os orings se eu os encontrar pra vender por aqui. O que acham?

Abs,
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Responder