Velocidades 1 e 2 ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Ivan Möller
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Set 2013, 14:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Ivan Möller »

Observei que a ventoinha meu monza 92 liga direto na velocidade 2 quando ele aquece. Acredito que o correto seria ele primeiro ligar na velocidade minima (1) - (passando pela resistencia).
Verifiquei que quando ligo o AC ele liga a velocidade 1, e fica ligando a velocidade 2 conforme necessidade de refrigeração do condensador, porém quando o ar não esta ligado, ele atinge a temperatura normal, e quando liga a ventoinha, liga direto na velocidade 2, não passando pela 1 antes. É normal??? Pois tenho certeza que a velocidade 1 funciona, pois liga quando o AC esta ligado. Fiquei na dúvida...
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por tyo »

no meu tambem é assim creio que seja normal
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

No meu GLS 94 também funciona assim. A baixa só é chamada ao se ligar o ar condicionado.

Ar ligado, baixa velocidade acionada independente da temperatura. Faltou checar se ela desliga depois dos 90 km/h, como já li por aí.
Ponteiro atingiu a metade da escala do indicador de temperatura, alta velocidade.
Pressão de gás do ar subiu demais no condensador, alta velocidade (independente da temperatura do motor).

Depois desse tempo todo tentando decifrar o funcionamento do eletroventilador, começo a achar que a baixa velocidade só serve para melhorar a eficiência do radiador do motor com ar ligado, por causa do condensador quente na frente dele.
Para resfriar de verdade entraria a alta velocidade.
Isso nos Monzas até 1994. No meu 94/95, como já citei aqui, a baixa não era acionada ao se ligar o ar condicionado, e só 'existia' com ar desligado. Aí (ar desligado), qdo o ponteiro da temperatura atingia o meio da escala, entrava a baixa para refrigerar o motor.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já temos alguns tópicos onde já foi discutido esse assunto das velocidades da ventoinha.

Parece que até 94 era euma condição e de 94 em diante houve mudança, como por exemplo que citei meu Monza GLS 96, onde raramente entra a segunda velocidade, a não ser que ligar o A/C.
Ligando o A/C a primeira velocidade entra no mesmo instante, mesmo com motor frio e depois fica alternando entre primeira e segunda velocidades conforme temperatura do motor ou pressão do sistema de A/C. Sem ligar A/C, em condições normais não entra a segunda velocidade, a não ser que por algum motivo a temperatura chegar em 3/4 do marcador, onde entra a segunda velocidade, quando o ponteiro entrar 1/2 de escala volta para primeira e fica assim até desligar, quando o ponteiro chegar em 1/4 de escala.

A primeira velocidade é bem silenciosa, sendo muito difícil ouvir quando ativada e a segunda é um escândalo, que se ouve de muito longe.

No meu Monza GLS 96, a primeira velocidade,a mais baixa, da conta do recado para o arrefecimento do motor, sem ter problemas e nunca tive problemas com super aquecimento do motor

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

No meu Monza GLS 96, a primeira velocidade,a mais baixa, da conta do recado para o arrefecimento do motor, sem ter problemas e nunca tive problemas com super aquecimento do motor
Eu acho que, com ar desligado, sem o condensador quente prejudicando o fluxo através das alhetas do radiador, o eletroventilador rodando à baixa velocidade resolve o problema.
A única diferença seria o tempo de funcionamento dele. Em alta, a temperatura cairia mais rapidamente, na baixa mais lentamente, mas sempre cairia.
No meu, com ar desligado, o ventilador leva de 35 a 45 segundos para trazer a água para a temperatura de desligamento, 95 graus. Claro que no verão o tempo é maior que no inverno.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Ivan Möller
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Set 2013, 14:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Ivan Möller »

Obrigado pelas explicações;
Mas, só para ficar mais claro, no meu caso que é um classic 92 é normal então ele ligar direto na velocidade 2 quando o motor aquece, independente se esta com o AC ligado ou não? pelo que li houve mudança a partir de 94 passando a ligar a ventoinha primeiro pela velocidade 1, correto??

Obrigado á todos;
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Sim Ivan no seu caso, a primeira velocidade tem como função exclusiva de, resfriar o radiador do ar-condicionado, o resfriamento da água do motor é por conta da segunda velocidade.

Depois perceberam que poderiam aproveitar a primeira velocidade para retardar a inércia térmica do líquido refrigerante do motor, sendo assim, entra a primeira velocidade, e caso seja necessário, entra a segunda.
Como o Carlos Freire relatou, no caso dele, com o A/C desligado a primeira velocidade já é suficiente para refrigerar o sistema.

Uma dúvida particular.

Carlos, porque nos modelos GLS 94/95 sem A/C (como o meu) não tem ventoinha com dupla velocidade? Não seria mais indicado já que, a primeira velocidade é mais silenciosa.
Tem diferença nas ventoinhas, será que a ventoinha dos modelos sem ar, é menor, ou mais silenciosa?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por jorgeAP »

Vinicius, pegando carona no que foi dito pelo Carlos Freire, segundo ele, veículos Monza com ar condicionado a ventoinha tem 5 pás com o defletor de metal, o motor gira mais rápido na 2° velocidade; já o Monza SEM ar condicionado a ventoinha tem 4 pás com o defletor de plástico.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder