Velocidades 1 e 2 ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

André, pelo seu relato, você tem problemas com aterramento, cabo ruim, conexões... Se ao ligar lanterna e farol o ponteiro de temperatura sobe, pode procurar problemas de aterramento em algum lugar. Se o aterramento principal estiver falho, o A/C terá problemas também por conta do alto consumo de energia elétrica.

Eu nunca disse para ninguém medir continuidade em cabos terra, pois esse tipo de teste não é válido. Eu peço sempre para medir tensões (DC) e não ohms, que é o teste o teste correto a ser feito.

Esse teste de tensão diretamente no cabo, conforme mencionei em vários tópicos sobre esse tema, onde até tem vídeos do ADG e Dr. Carro no You Tube, tem que ser feito com veículo ligado, consumidores elétricos também ligados e motor aquecido.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para saber onde está o problema somente com avaliação com carro presente. O Monza tubarão e o Kadett tem alto índice de defeito no cabo de aterramento ou negativo da bateria.

Para medir tensão, procure os tópicos que mencionei, assista os vídeos que vai entender como medir.
No caso de cabos, se mede tensão em cima deles, ou seja, multi teste na função DC, ponteira positiva em uma ponta do cabo negativo e ponteira negativa na outra ponta do mesmo cabo. Ligar consumidores elétricos, A/C, Farol, desembaçador e verificar o valor, que não pode ser maior que 70mv. Para mim acima de 40mv já é problema, sendo que o ideal é não ter perda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por waldir »

No seu caso o curto que você tinha era somente na trilha do marcador de temperatura pra terra ? Como voce resolveu ?
André, eu tirei o painel e examinei com lupa e uma lanterna e encontrei a trilha estourada que eu mesmo
havia provocado curto quando coloquei os leds na iluminação (hoje já refiz a colocação de leds)

Eu fiz um jump com um fiozinho dando um by-pass no curto

Imagem

É possivel também checar se o sensor do cabeçote está sinalizando corretamente e se o mostrador de temperatura, idem.

Com um multímetro, a ponta de prova preta ligado à massa ou negativo da bateria e a ponta vermelha encostada
no terminal positivo do sensor de temperatura do cabeçote e as leituras devem ser as do diagrama que segue:

Imagem

As outras informações sobre o painel vide a 1ª parte do tópico:
viewtopic.php?f=15&t=27204

Por traz do acetato do painel há um jump conectando o voltimetro com o mostrador de temperatura através dos ilhoses que vc vê na foto.

Mas antes de verificar isso siga a dica do Carlos Freire sobre o aterramento. Só depois examine o painel, por que dá muito trabalho e é mais delicado o manuseio.

Abs
waldir

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Anderson Azevedo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 19 Set 2015, 08:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Anderson Azevedo »

Vi muitas explicações sobre as velocidades da ventoinha e gostaria de saber algumas coisas sobre meu monza 95 com ar condicionado de fábrica

1) no marcador de temperatura, onde a primeira e a segunda velocidade devem ser acionadas?

2) quais as possíveis causas da segunda velocidade não ser acionada, considerando que o relé da segunda e primeira velocidades são novos


abçs
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por waldir »

Anderson Azevedo escreveu:Vi muitas explicações sobre as velocidades da ventoinha e gostaria de saber algumas coisas sobre meu monza 95 com ar condicionado de fábrica

1) no marcador de temperatura, onde a primeira e a segunda velocidade devem ser acionadas?

2) quais as possíveis causas da segunda velocidade não ser acionada, considerando que o relé da segunda e primeira velocidades são novos abçs
Anderson,

ao ligar o AC na alavanca entra a 1ª velocidade e a agulha do mostrador de temperatura deverá ficar maiss ou menos na direção de 1/4.
A ventoinha na 2ª velocidade é acionada pela UCE quando o liquido do arrefecimento atingir 101ºC (No meio do mostrador e um ou dois triscos acima) e desligará aos 91ºC próximo de 1/4
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder