Velocidades 1 e 2 ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

André Luis escreveu:Pessoal,

aproveitando o tópico, gostaria de tirar um dúvida. No meu monza quando o ar está ligado por algum tempo e com trânsito, reparo que a temperatura sobe a 3/4 do painel e o rendimento do ar cai um pouco. Reparei que na estrada isso não acontece, a temperatura fica estavel entre 1/4 e 1/2 painel e o ar não cai de produção. Já verifiquei que as duas velocidades da ventoinha estão funcionando normalmente (a segunda arma entre 1/2 e 3/4 painel), e quando o ar está desligado a temperatura nunca passa de 1/2 painel. O sistema não baixa nada de água e tem aditivo. Alguém tem alguma idéia ?


Abraços a todos,
André Luis.

Esse sintoma já foi muito comentado aqui no fórum em vários tópicos. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

O problema em geral é de aterramento deficiente ou de pouco fluxo ou troca de calor de ar pelo radiador, mesmo com a ventoinha ligando. Ela pode não estar sendo eficiente ou pode haver obstruções interna ou externa no radiador, aplicação errada do radiador, ventoinha e ou hélice.

O aterramento deficiente é o mais comum.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a temperatura do sistema se eleva, baixa o rendimento.
Temos muitos tópicos informando os problemas, sintomas e como medir os aterramentos.

Um deles e é o principal, é o cabo negativo da bateria, que vai na carroceria e tem uma ramificação para o câmbio. Tem que fazer medição elétrica desse cabo e não apenas inspeção visual.
Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações, importante para essa manutenção.

Em geral, quando o aterramento está com problemas, quando o ponteiro de temperatura está no meio (motor bem aquecido), ao ligar farol e ou outro consumidor elétrico, o ponteiro sobe mais um pouco e desce no mesmo instante que desliga o farol.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por waldir »

Se puder servir o meu exemplo:

Meu ar está desativado, tirei a correia do compressor e um conector está desligado. Mas com a chave deslizante o ar eu consigo (claro) ligar a ventoinha no 1º estágio.
Faço isso quando está muito calor para que a ventoinha no segundo estágio não entre mais vezes.
Estando com o 1º estágio ligado, peguei um congestionamento e passado um tempo ao atingir 102º C a ventoinha armou no 2º estágio

Não vejo dificuldade, por que a VT mantém o motor funcionando na faixa ideal de 91 a 95ºC e o sensor de temperatura do cabeçote informa isso no painel.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por waldir »

André Luis escreveu:Todo exemplo é bem vindo Waldir,

o que acontece, é que pelo relato de vários tópicos já lidos percebi que meu segundo estágio nao alterna com o primeiro com o ar ligado. Ou seja, o primeiro estágio entra com o ar ligado continuamente porem o segundo estágio só está entrado com a temperatura alta mesmo (3/4 painel), como acontece com o ar desligado. Acho que não deve ser o comportamento normal pelos relatos que li.

Abraços,
André Luis.
André,
ligou o ar entra automaticamente a 1ª velocidade
e a 2ª quando for necessário.

Agora o seu marcador de temperatura 'pode estar' com defeito provocado por curto na trilha
Vc reparou se o voltímetro está marcando corretamente?

Há dois anos eu estava com curto numa trilha e havia alteração na indicação da temperatura e no voltímetro. Cheguei a teimar com o Carlos Freire
que o meu estava certo :smt021 depois eu descobri a falha :smt011

O normal no indicativo da temperatura é que a ventoinha seja acionada no 2º estágio 2 mm acima do meio (bem longe dos 3/4) e desliga próximo ao 1/4, mas não tão próximo
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder