Waldir,
VLw pela resposta.
Saberia dizer o porque de minha ventoinha n estar armando na segunda velocidade?
Outro questionamento é que meu carro acende a luz da temperatura um pouco acima do meio, muito próximo da temperatura na qual a segunda velocidade é acionada. Fico muito inseguro com relação a isso... seria normal esse comportamento?
Velocidades 1 e 2 ventoinha
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha
Teria algum problema fazer aquela ligação direta onde a segunda velocidade fica ligada sempre?
- waldir
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha
Teria sim, por que o motor vai trabalhar mais frio = mais combustivel , maior desgaste eventualmente.Anderson Azevedo escreveu:Teria algum problema fazer aquela ligação direta onde a segunda velocidade fica ligada sempre?
O Monza 90 em diante trabalham com a temperatura ideal de 95ºC e a Válvula Termostática é preponderante nesta situação.
Se vc ligar a 1ª velocidade o motor se mantém em 95ºC mais ou menos, isto é não aciona a ventoinha na 2ª velocidade, exceto se vc parar o veículo e desligá-lo e um ou dois minutos depois dar a partida novamente a UCE aciona a ventoinha na 2ª velocidade para proteção do motor.
Se vc deixar ligado na 2ª veloc. direto haverá perda de calor acentuada pelo radiador e por dissipação no bloco.
O Monza passou por manutenção como troca do sensor de temperatura sobre a VT e também troca da VT?
VT emperrada fechada ocasiona rápido aquecimento
Rotor da bomba de plastico virando em falso, idem
Sensor de temperatura enviando informação errada para a UCE, idem
O ideal é submeter à um scanner para ler o comportamento da temperatura e se liga a 2ª veloc. mem 101º C... ou usar um termometro mira-laser na mangueira que vai para o radiador se está dando passagem... ou medir a voltagem no sensor de temperatura do bloco... a ventoinha na 2ª é acionada aos 4 volts mais ou menos.
Ligação direta da ventoinha só num caso emergencial.
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha
Vlw!!!!waldir escreveu:Teria sim, por que o motor vai trabalhar mais frio = mais combustivel , maior desgaste eventualmente.Anderson Azevedo escreveu:Teria algum problema fazer aquela ligação direta onde a segunda velocidade fica ligada sempre?
O Monza 90 em diante trabalham com a temperatura ideal de 95ºC e a Válvula Termostática é preponderante nesta situação.
Se vc ligar a 1ª velocidade o motor se mantém em 95ºC mais ou menos, isto é não aciona a ventoinha na 2ª velocidade, exceto se vc parar o veículo e desligá-lo e um ou dois minutos depois dar a partida novamente a UCE aciona a ventoinha na 2ª velocidade para proteção do motor.
Se vc deixar ligado na 2ª veloc. direto haverá perda de calor acentuada pelo radiador e por dissipação no bloco.
O Monza passou por manutenção como troca do sensor de temperatura sobre a VT e também troca da VT?
VT emperrada fechada ocasiona rápido aquecimento
Rotor da bomba de plastico virando em falso, idem
Sensor de temperatura enviando informação errada para a UCE, idem
O ideal é submeter à um scanner para ler o comportamento da temperatura e se liga a 2ª veloc. mem 101º C... ou usar um termometro mira-laser na mangueira que vai para o radiador se está dando passagem... ou medir a voltagem no sensor de temperatura do bloco... a ventoinha na 2ª é acionada aos 4 volts mais ou menos.
Ligação direta da ventoinha só num caso emergencial.
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha
A velocidade do segundo estágio da ventoinha é um escândalo!!! Parece turbina!!! Meu monza 94 só arma o primeiro estágio quando liga o ar condicionado. Condição normal pelo que li no fórum. Por ser meu carro 94 2.0 gasolina acredito que para diminuir esse inconveniente somente trocando meu módulo por um BKSJ do modelo 96.