Velocidades 1 e 2 ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Anderson Azevedo
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Anderson Azevedo »

Waldir,

VLw pela resposta.

Saberia dizer o porque de minha ventoinha n estar armando na segunda velocidade?

Outro questionamento é que meu carro acende a luz da temperatura um pouco acima do meio, muito próximo da temperatura na qual a segunda velocidade é acionada. Fico muito inseguro com relação a isso... seria normal esse comportamento?
Anderson Azevedo
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Anderson Azevedo »

Teria algum problema fazer aquela ligação direta onde a segunda velocidade fica ligada sempre?
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waldir
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por waldir »

Anderson Azevedo escreveu:Teria algum problema fazer aquela ligação direta onde a segunda velocidade fica ligada sempre?
Teria sim, por que o motor vai trabalhar mais frio = mais combustivel , maior desgaste eventualmente.

O Monza 90 em diante trabalham com a temperatura ideal de 95ºC e a Válvula Termostática é preponderante nesta situação.

Se vc ligar a 1ª velocidade o motor se mantém em 95ºC mais ou menos, isto é não aciona a ventoinha na 2ª velocidade, exceto se vc parar o veículo e desligá-lo e um ou dois minutos depois dar a partida novamente a UCE aciona a ventoinha na 2ª velocidade para proteção do motor.

Se vc deixar ligado na 2ª veloc. direto haverá perda de calor acentuada pelo radiador e por dissipação no bloco.

O Monza passou por manutenção como troca do sensor de temperatura sobre a VT e também troca da VT?

VT emperrada fechada ocasiona rápido aquecimento
Rotor da bomba de plastico virando em falso, idem
Sensor de temperatura enviando informação errada para a UCE, idem

O ideal é submeter à um scanner para ler o comportamento da temperatura e se liga a 2ª veloc. mem 101º C... ou usar um termometro mira-laser na mangueira que vai para o radiador se está dando passagem... ou medir a voltagem no sensor de temperatura do bloco... a ventoinha na 2ª é acionada aos 4 volts mais ou menos.

Ligação direta da ventoinha só num caso emergencial.
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Anderson Azevedo
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por Anderson Azevedo »

waldir escreveu:
Anderson Azevedo escreveu:Teria algum problema fazer aquela ligação direta onde a segunda velocidade fica ligada sempre?
Teria sim, por que o motor vai trabalhar mais frio = mais combustivel , maior desgaste eventualmente.

O Monza 90 em diante trabalham com a temperatura ideal de 95ºC e a Válvula Termostática é preponderante nesta situação.

Se vc ligar a 1ª velocidade o motor se mantém em 95ºC mais ou menos, isto é não aciona a ventoinha na 2ª velocidade, exceto se vc parar o veículo e desligá-lo e um ou dois minutos depois dar a partida novamente a UCE aciona a ventoinha na 2ª velocidade para proteção do motor.

Se vc deixar ligado na 2ª veloc. direto haverá perda de calor acentuada pelo radiador e por dissipação no bloco.

O Monza passou por manutenção como troca do sensor de temperatura sobre a VT e também troca da VT?

VT emperrada fechada ocasiona rápido aquecimento
Rotor da bomba de plastico virando em falso, idem
Sensor de temperatura enviando informação errada para a UCE, idem

O ideal é submeter à um scanner para ler o comportamento da temperatura e se liga a 2ª veloc. mem 101º C... ou usar um termometro mira-laser na mangueira que vai para o radiador se está dando passagem... ou medir a voltagem no sensor de temperatura do bloco... a ventoinha na 2ª é acionada aos 4 volts mais ou menos.

Ligação direta da ventoinha só num caso emergencial.
Vlw!!!!
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rafamts
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Re: Velocidades 1 e 2 ventoinha

Mensagem não lida por rafamts »

A velocidade do segundo estágio da ventoinha é um escândalo!!! Parece turbina!!! Meu monza 94 só arma o primeiro estágio quando liga o ar condicionado. Condição normal pelo que li no fórum. Por ser meu carro 94 2.0 gasolina acredito que para diminuir esse inconveniente somente trocando meu módulo por um BKSJ do modelo 96.
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