Carlos A. Freire escreveu:Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.
Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.
Abs,
Carlos Freire
Ah sim, muito obrigado Carlos. agora que vi mesmo. heheh Obrigado.
willian silverstar escreveu:Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado
Vamos la, Digamos que o meu ta mais facil então.
Recentemente o cara fez uma conversão pela metade, kkk
mudou todo o compressor e tals, menos o da tampa, que ele nao acho uma tampa do moderno pra por.
dai eu comprei um filtro secador(não sei se é isso) novo. e meu compressor já esta com o oleo novo, e o gas R134a vazou.
lendo oque voce me disse, eu agora sei porque vasou. heheh
Ele não trocou as borrachinhas das conecções.
Tenho certeza que eh por isso, acho q duro pouco mais de um mes,
Eu acompanhei o processo inteiro, e ele não mechei nos orings das mangueiras (conecçoes) de aluminios.
Depois coloquei gas dinovu e duro 1 semana.
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Irei optar por trocar o compressor, pegar um r134a do Monza, Queria trocar 2 mangueiras pra deixar o sistema com mais cara de r134a, sera que as roscas são as mesmas ?
Ah, sabe me dizer qual pe o modelo do monza com R12 e o modelo do monza com Gas r134a?
o
6p148a é qual? R12 ou r134a?
E Muito Obrigado pela Explicação, agora entendi bastante do assunto