Página 1 de 32

Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 28 Out 2013, 20:34
por dbzronaldo
Ola amigos, sei que já tem vários tópicos falando sobre esses gas, mas eu quero saber especificamente, Tudo que muda no sistema R134a.
O meu é ano 93 e usa o gas R12, recentemente revisei o compressor inteiro, e não duro nem 6 meses, o cara coloco e134a. Mas agora quero fazer a conversão da maneira mais correta possivel!


De inicio adianto que sei que muda o:

- Filtro Secador
- Compressor do AR
- Mangueira (1) Superior
Imagem

- Mangueira (2) LD
Imagem

O que mais muda? Sera que o resto das mangueiras continua a mesma?

Gostaria de saber, pois se for só isso, eu vou comprar o compressor, as duas mangueiras de aluminio, e o filtro.
e dai ja mando arrumar o ar condicionado da maneira correta!
Todo convertido!

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 28 Out 2013, 21:48
por harrysonmonza
Durou como assim??? O que aconteceu Ronaldo???

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 29 Out 2013, 07:20
por Carlos A. Freire
Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.

Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.

Abs,

Carlos Freire

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 30 Out 2013, 01:59
por willian silverstar
Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 31 Out 2013, 01:23
por dbzronaldo
Carlos A. Freire escreveu:Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.

Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.

Abs,

Carlos Freire
Ah sim, muito obrigado Carlos. agora que vi mesmo. heheh Obrigado.
willian silverstar escreveu:Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado
Vamos la, Digamos que o meu ta mais facil então.
Recentemente o cara fez uma conversão pela metade, kkk
mudou todo o compressor e tals, menos o da tampa, que ele nao acho uma tampa do moderno pra por.
dai eu comprei um filtro secador(não sei se é isso) novo. e meu compressor já esta com o oleo novo, e o gas R134a vazou.
lendo oque voce me disse, eu agora sei porque vasou. heheh

Ele não trocou as borrachinhas das conecções.
Tenho certeza que eh por isso, acho q duro pouco mais de um mes,
Eu acompanhei o processo inteiro, e ele não mechei nos orings das mangueiras (conecçoes) de aluminios.
Depois coloquei gas dinovu e duro 1 semana.

_________
Irei optar por trocar o compressor, pegar um r134a do Monza, Queria trocar 2 mangueiras pra deixar o sistema com mais cara de r134a, sera que as roscas são as mesmas ?
Imagem
Imagem


Ah, sabe me dizer qual pe o modelo do monza com R12 e o modelo do monza com Gas r134a?
o 6p148a é qual? R12 ou r134a?

E Muito Obrigado pela Explicação, agora entendi bastante do assunto

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 31 Out 2013, 13:19
por dbzronaldo
Ah, e os sensores la? muda tambem?

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 31 Out 2013, 13:20
por coy
vou dar um pitaco:
Porque trocar todo o compressor?
se ele estiver ok não vale o gasto.
Em janeiro fiz uma revisão no AC que não estava mais gelando, não foi feito todos estes passos descrito acima (que seria o correto) e só ando com o AC ligado
rodo uma media de 200km por dia e meu AC gela muito mais que muitos carros novos (meu pai tem uma estrada 2012 que o AC não gela igual o meu) tem muitas vezes que tenho de diminuir o ar pois a patroa reclama (não se esqueça que moro no Rj que o sol parece ate um maçarico)

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Enviado: 31 Out 2013, 17:13
por willian silverstar
dbzronaldo escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.

Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.

Abs,

Carlos Freire
Ah sim, muito obrigado Carlos. agora que vi mesmo. heheh Obrigado.
willian silverstar escreveu:Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado
Vamos la, Digamos que o meu ta mais facil então.
Recentemente o cara fez uma conversão pela metade, kkk
mudou todo o compressor e tals, menos o da tampa, que ele nao acho uma tampa do moderno pra por.
dai eu comprei um filtro secador(não sei se é isso) novo. e meu compressor já esta com o oleo novo, e o gas R134a vazou.
lendo oque voce me disse, eu agora sei porque vasou. heheh

Ele não trocou as borrachinhas das conecções.
Tenho certeza que eh por isso, acho q duro pouco mais de um mes,
Eu acompanhei o processo inteiro, e ele não mechei nos orings das mangueiras (conecçoes) de aluminios.
Depois coloquei gas dinovu e duro 1 semana.

_________
Irei optar por trocar o compressor, pegar um r134a do Monza, Queria trocar 2 mangueiras pra deixar o sistema com mais cara de r134a, sera que as roscas são as mesmas ?
Imagem
Imagem


Ah, sabe me dizer qual pe o modelo do monza com R12 e o modelo do monza com Gas r134a?
o 6p148a é qual? R12 ou r134a?

E Muito Obrigado pela Explicação, agora entendi bastante do assunto

Tem grande chances de ser os oring's das conexões que não foram trocado e podem estar ressecados
Mais não podemos descartar uma possibilidade de ser o Evaporador Tbm
Não entendi sua ultima pergunta