Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

coy escreveu:vou dar um pitaco:
Porque trocar todo o compressor?
se ele estiver ok não vale o gasto.
Em janeiro fiz uma revisão no AC que não estava mais gelando, não foi feito todos estes passos descrito acima (que seria o correto) e só ando com o AC ligado
rodo uma media de 200km por dia e meu AC gela muito mais que muitos carros novos (meu pai tem uma estrada 2012 que o AC não gela igual o meu) tem muitas vezes que tenho de diminuir o ar pois a patroa reclama (não se esqueça que moro no Rj que o sol parece ate um maçarico)
Então, irei trocar o compressor porque é digamos que obrigatório trocar a tampa do compressor, e ta mais facil achar o compressor inteiro do que a tampa. kkkkkk
que bom, espero que meu ar fique assim sem dar problemas poir muito tempo depois que eu arrumar.

willian silverstar escreveu: Tem grande chances de ser os oring's das conexões que não foram trocado e podem estar ressecados
Mais não podemos descartar uma possibilidade de ser o Evaporador Tbm
Não entendi sua ultima pergunta
Sim, tenho quase certeza que vai ser os orings. se for o evaporador dai complica neh. kkk
tem q desmontar o painel. Fodastico.


Irei relatando as diferenças visuais que existe: ai vai outra:
Imagem
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por coy »

dbzronaldo escreveu: Então, irei trocar o compressor porque é digamos que obrigatório trocar a tampa do compressor, e ta mais facil achar o compressor inteiro do que a tampa. kkkkkk
que bom, espero que meu ar fique assim sem dar problemas poir muito tempo depois que eu arrumar.

Eu em seu lugar procuraria mais opiniões a respeito, pois no meu caso mesmo não troquei a tampa e ta funcionando perfeitamente.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

coy escreveu:
dbzronaldo escreveu: Então, irei trocar o compressor porque é digamos que obrigatório trocar a tampa do compressor, e ta mais facil achar o compressor inteiro do que a tampa. kkkkkk
que bom, espero que meu ar fique assim sem dar problemas poir muito tempo depois que eu arrumar.

Eu em seu lugar procuraria mais opiniões a respeito, pois no meu caso mesmo não troquei a tampa e ta funcionando perfeitamente.

é por causa do selo mecanico amigo,este selo é muito mais dificil de ser encontrado do que o pra tampa moderna entende?
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

dbzronaldo escreveu:
coy escreveu:vou dar um pitaco:
Porque trocar todo o compressor?
se ele estiver ok não vale o gasto.
Em janeiro fiz uma revisão no AC que não estava mais gelando, não foi feito todos estes passos descrito acima (que seria o correto) e só ando com o AC ligado
rodo uma media de 200km por dia e meu AC gela muito mais que muitos carros novos (meu pai tem uma estrada 2012 que o AC não gela igual o meu) tem muitas vezes que tenho de diminuir o ar pois a patroa reclama (não se esqueça que moro no Rj que o sol parece ate um maçarico)
Então, irei trocar o compressor porque é digamos que obrigatório trocar a tampa do compressor, e ta mais facil achar o compressor inteiro do que a tampa. kkkkkk
que bom, espero que meu ar fique assim sem dar problemas poir muito tempo depois que eu arrumar.

willian silverstar escreveu: Tem grande chances de ser os oring's das conexões que não foram trocado e podem estar ressecados
Mais não podemos descartar uma possibilidade de ser o Evaporador Tbm
Não entendi sua ultima pergunta
Sim, tenho quase certeza que vai ser os orings. se for o evaporador dai complica neh. kkk
tem q desmontar o painel. Fodastico.


Irei relatando as diferenças visuais que existe: ai vai outra:
Imagem

As valvulas para sistemas que usam r134,já são para engate rapido
as do R12 não,tem diferença nas roscas das conexões em alguns casos
e em todos componentes tem alguma diferença,mais nada que você não possa usar o R134 no seu carro que é R12,ja penso se todo mundo que fosse usar R134 num carro que era R12 ,tivesse que trocar todos os componentes do sistema
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pablopttm »

willian silverstar escreveu:
As valvulas para sistemas que usam r134,já são para engate rapido
as do R12 não,tem diferença nas roscas das conexões em alguns casos
e em todos componentes tem alguma diferença,mais nada que você não possa usar o R134 no seu carro que é R12,ja penso se todo mundo que fosse usar R134 num carro que era R12 ,tivesse que trocar todos os componentes do sistema
seria inviável. eu estou fazendo o mesmo processo do ronaldo em conversao para 134. o que eu fiz , filtro secador novo, troca do selo, oring,rolamento, oleo sintetico no compressor,deixei 100% revisado, comprei em casas das gaxetas todos os orings verdes, coloquei nova aquele tubo de expansao,ventoinha auxiliar.Vou colocar o filtro secador do modelo r-12 pois é compativel roscas e posiçoes. evaporador condensador e mangueiras ficam as mesmas. pressostatos tambem nao alterei. Willian , como vc trabalha na area me diz se falta algo ou tem algo errado na minha conversao , ainda nao efetuei carga de gas e nao montei ainda as mangueiras.
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Ivan Möller
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Set 2013, 14:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Ivan Möller »

Pessoal, gostaria de compartilhar uma experiência que tive com meu classic se 92;
No inicio deste ano, fiz uma revisão no sistema de ar, pois o comprei sem funcionar o ac.
De fato, como já discutido aqui, é essencial uma limpeza no sistema para retirar todos os residuos de oleo e gas antigos (r12).
Fiz isso, e nem troquei o selo do compressor, funciona até hoje, só que tive uns problemas logo após por ele a funcionar;
uma semana depois que coloquei o gas e oleo novos, o mesmo foi perdendo eficiencia gradativamente, até ficar desligando e ligando o compressor, problema: pouco gas no sistema, havia vazado. Verifiquei e era na valvula do cano de "alta" do compressor que estava vazando. Foi subsituida e recolocado gas no sistema.
Um mes depois, mesma coisa, vazando na valvula que fica no filtro, foi substiuida e recolocado gas. Dois dias depois, adivinhem?? vazou de novo... so que dai na valvula de alta tambem como na primeira vez, mas na valvula que fica no compressor. Resumindo, quando for reativar ou trocar o gas velho pelo r134a,acomselho substituir todas valvulas do sistema para não acontecer o que aconteceu comigo, perdi varias cargas de gas e r$... acredito que isso aconteceu pelo fato de a borrachinha vedante das valvulas ressecarem com o novo gas r134a, ou desgastarem mesmo pelo tempo... Atualmente o ac do meu é excelente!
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

pablopttm escreveu:
willian silverstar escreveu:
As valvulas para sistemas que usam r134,já são para engate rapido
as do R12 não,tem diferença nas roscas das conexões em alguns casos
e em todos componentes tem alguma diferença,mais nada que você não possa usar o R134 no seu carro que é R12,ja penso se todo mundo que fosse usar R134 num carro que era R12 ,tivesse que trocar todos os componentes do sistema
seria inviável. eu estou fazendo o mesmo processo do ronaldo em conversao para 134. o que eu fiz , filtro secador novo, troca do selo, oring,rolamento, oleo sintetico no compressor,deixei 100% revisado, comprei em casas das gaxetas todos os orings verdes, coloquei nova aquele tubo de expansao,ventoinha auxiliar.Vou colocar o filtro secador do modelo r-12 pois é compativel roscas e posiçoes. evaporador condensador e mangueiras ficam as mesmas. pressostatos tambem nao alterei. Willian , como vc trabalha na area me diz se falta algo ou tem algo errado na minha conversao , ainda nao efetuei carga de gas e nao montei ainda as mangueiras.

fez limpeza em todo sistema?
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

Ivan Möller escreveu:Pessoal, gostaria de compartilhar uma experiência que tive com meu classic se 92;
No inicio deste ano, fiz uma revisão no sistema de ar, pois o comprei sem funcionar o ac.
De fato, como já discutido aqui, é essencial uma limpeza no sistema para retirar todos os residuos de oleo e gas antigos (r12).
Fiz isso, e nem troquei o selo do compressor, funciona até hoje, só que tive uns problemas logo após por ele a funcionar;
uma semana depois que coloquei o gas e oleo novos, o mesmo foi perdendo eficiencia gradativamente, até ficar desligando e ligando o compressor, problema: pouco gas no sistema, havia vazado. Verifiquei e era na valvula do cano de "alta" do compressor que estava vazando. Foi subsituida e recolocado gas no sistema.
Um mes depois, mesma coisa, vazando na valvula que fica no filtro, foi substiuida e recolocado gas. Dois dias depois, adivinhem?? vazou de novo... so que dai na valvula de alta tambem como na primeira vez, mas na valvula que fica no compressor. Resumindo, quando for reativar ou trocar o gas velho pelo r134a,acomselho substituir todas valvulas do sistema para não acontecer o que aconteceu comigo, perdi varias cargas de gas e r$... acredito que isso aconteceu pelo fato de a borrachinha vedante das valvulas ressecarem com o novo gas r134a, ou desgastarem mesmo pelo tempo... Atualmente o ac do meu é excelente!

Aconteceu o ressecamento pelo tempo que ficou parado
Responder