Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dutra s a »

Peguei essa tabela.

Tabelas sobre quantidade de ar e óleo e quase todas dizem que:

R12 Monza >95 1kg de gás e 200 ml de óléo

R134a Monza 96 700g de gás e 200 ml de óleo


R12 - arma com 3,3 kg/cm e desarma com 1.7 kg/cm

R134a - arma com 3.1 kg/cm e desarma também com 1.7 kg/cm

https://www.royce.com.br/pressostato-ba ... RC.200.402


https://www.royce.com.br/pressostato-ba ... RC.200.437


(basicamente todos os compressores do Monza/Kadett e Ipanema são 200ml de óleo) e, colocando essa quantidade sendo que o sistema está completamente limpo e sem óleo (ao meu ver), não tem necessidade de desmontar ou ir colocando em postos diferentes no sistema, uma vez que quem mais vai precisar do óleo é o compressor, e dessa forma, geralmente é colocado diretamente nele ou por via do tubo que sai do secador para ele.

O fato do ar estar gelando pouco nem sempre tem haver com os pressostatos ou vazamentos e sim algo simples como as portas de mudança de fluxo não estarem vedando direito deixando passar ou misturando ar quente, também os reservatórios de vácuo podem não estar atuando de forma correta e acumulo de sujeira na grade do evaporador ou no alojamento de escoamento de agua da chuva, entupindo o ladrão, e nisso, a sujeira ou até água retida lá e ou no respiro do evaporador podem estar aquecidos e as vezes até embaçam os vidros.

Esses fatores enganam muito fazendo acreditar que a carga de gás está baixa e gelando pouco ou demorando. Sem contar oficinas que dizem obedecer o que pede o sistema do Monza e na verdade não sabem e até podem ser desonestos.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Eder93 »

Entendo, amigo Dutra. Mas esses diagnósticos que vc falou estão descartados de acordo com os procedimentos que já fiz e os parâmetros obtidos. À noite ele gela muito bem, chega a se ter 6°C no evaporador, porém de dia gela quase nada, chega a 20 °C no evaporador e a essa temperatura fica o maior calor dentro do carro. Isso medidos com termômetro apropriado.
Quanto à minha dúvida é descobrir quais as pressões de trabalho dos pressostatos de alta e de 2a velocidadde da ventoinha, tanto para R12 quanto para R134a e assim fazer o diagnóstico. Pq como ele está com R134a, acredito que os pressostaros do R12 (que estão nele) estão trabalhando de forma errada. Ligando a ventoinha antes e desligando o compressor também, com isso gelando pouco.
Ao medir com o manifold ele está trabalhando por volta de 240, 250 psi e com isso a ventoinha fica ligada direto, assim que o ar entra mesmo com o motor frio. Isso é péssimo para o carro e para ventoinha que vai perder a vida útil rapidinho.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dutra s a »

Eder, seus difusores no frio máximo deve estar com 6 graus para menos num dia de 30 graus e não o evaporador. Nessa condição o evaporador tem de estar a 2 e olhe lá lambendo o 0 graus, para poder sair 6 ou menos nos difusores.

O valor que corresponde o desligamento do compressor se deve ao atingir determinada pressão, para então protege-lo. Esta regra é indiferente nos regimes de trabalho do motor estando quente ou frio e, o que muda é o tempo de troca de temperatura devido ao ambiente, tanto de cabine, cofre e externo.

Se você ir para o polo sul e ligar o ar dele, muito rapidamente irá desarmar, se bobear em menos de 1 minuto estando o carro quente.

No Monza 96 tenho dúvidas, mas sei que os 94 como o meu a ventilação de baixa da ventoinha sempre irá atuar, indiferente da temperatura do motor. Quando aciono o ar condicionado e, a ventilação alta só irá entrar se for necessário, caso o motor venha atingir a temperatura para resfriamento, nisso ao resfriar (92g) a ventoinha volta a ventilar em baixa continuamente. Estando com o ar acionado e só o compressor irá desarmar se necessário e não a ventilação baixa da ventoinha.

O meu Monza até muito tempo atrás estava com o sistema R12 e funcionando bem com 134a, depois troquei o condensador por um do 96 porque o do meu tinha furado e continuei por anos usando o 134a. Eu apenas fiquei sem ar condicionado nas férias por azar, pois um parafuso se soltou como mostra o tópico que fiz, porque do contrário iria para 6 anos com os sistema R12 usando o R134a até hoje.

A maioria dos Monza (com ar/c) sempre irá acionar a ventoinha na ventilação baixa, quando acionar o ar condicionado, independente dos pressostatos que estiverem lá, pois o R134a tem o deslocamento mais fácil que o R12 e por conta disso, a baixa temperatura é alcançada mais rápido e fácil, mesmo porquê a caneta provavelmente é a mesma para os 2 tipos de gás, pois sua passagem para o evaporador é capilar.

Por tanto, mesmo o sistema sendo todo R12 ao colocar o R134a tem de ser em quantidade menor que o R12 e obedecendo o que pede a fábrica no caso do R134a, são 700g de gás contrário de 1.25kg do R12

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=33621

https://www.youtube.com/watch?v=2ItzqoPk9ZI

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Eder93 »

dutra s a escreveu: 06 Mai 2021, 01:55 Eder, seus difusores no frio máximo deve estar com 6 graus para menos num dia de 30 graus e não o evaporador. Nessa condição o evaporador tem de estar a 2 e olhe lá lambendo o 0 graus, para poder sair 6 ou menos nos difusores.

O valor que corresponde o desligamento do compressor se deve ao atingir determinada pressão, para então protege-lo. Esta regra é indiferente nos regimes de trabalho do motor estando quente ou frio e, o que muda é o tempo de troca de temperatura devido ao ambiente, tanto de cabine, cofre e externo.

Se você ir para o polo sul e ligar o ar dele, muito rapidamente irá desarmar, se bobear em menos de 1 minuto estando o carro quente.

No Monza 96 tenho dúvidas, mas sei que os 94 como o meu a ventilação de baixa da ventoinha sempre irá atuar, indiferente da temperatura do motor. Quando aciono o ar condicionado e, a ventilação alta só irá entrar se for necessário, caso o motor venha atingir a temperatura para resfriamento, nisso ao resfriar (92g) a ventoinha volta a ventilar em baixa continuamente. Estando com o ar acionado e só o compressor irá desarmar se necessário e não a ventilação baixa da ventoinha.

O meu Monza até muito tempo atrás estava com o sistema R12 e funcionando bem com 134a, depois troquei o condensador por um do 96 porque o do meu tinha furado e continuei por anos usando o 134a. Eu apenas fiquei sem ar condicionado nas férias por azar, pois um parafuso se soltou como mostra o tópico que fiz, porque do contrário iria para 6 anos com os sistema R12 usando o R134a até hoje.

A maioria dos Monza (com ar/c) sempre irá acionar a ventoinha na ventilação baixa, quando acionar o ar condicionado, independente dos pressostatos que estiverem lá, pois o R134a tem o deslocamento mais fácil que o R12 e por conta disso, a baixa temperatura é alcançada mais rápido e fácil, mesmo porquê a caneta provavelmente é a mesma para os 2 tipos de gás, pois sua passagem para o evaporador é capilar.

Por tanto, mesmo o sistema sendo todo R12 ao colocar o R134a tem de ser em quantidade menor que o R12 e obedecendo o que pede a fábrica no caso do R134a, são 700g de gás contrário de 1.25kg do R12

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=33621

https://www.youtube.com/watch?v=2ItzqoPk9ZI

abs estamos ai

Caro Dutra, valeu pela explicação.
Tudo o que você falou procede, acredite, eu venho estudando esse ar condicionado há mais de 3 anos aqui no fórum para tentar consertá-lo. O problema é que o meu carro não está funcionando assim como vc falou.

Deixa eu explicar.

Em dias de sol ou em trânsito de cidade a temperatura no nas saídas do painel (eu coloquei um termômetro lá pra monitorar) fica em 18 ou 20 graus. Somente andando com o carro na estrada, essa temperatura cai para uns 10 graus. Quando isso acontece fica confortável. O problema é que quando eu ligo o carro de manhã, com o motor frio (ou seja, pressão do gás refrigerante não tá lá essas coisas) a ventoinha liga a baixa (que é o correto) e em torno de 5 segundos depois já entra a velocidade alta e não pára mais, a não ser que eu desligue o ar, mesmo na BR. O carro fica andando o tempo todo com a ventoinha na alta e motor sempre frio. O certo é ele ficar alternando as velocidades como vc falou, lembrado que ele é álcool e isso contribui mais ainda para o aumento do consumo e desgaste das peças do motor e da própria ventoinha que também é nova. Então eu penso que o pressostato do R12 está ligando a ventoinha na 2 velocidade na pressão para o R12, corretamente, mas como está rodando R134a, a pressão é maior aí ele dispara logo a ventoinha no 2. Eu tenho ventoinha auxiliar na frente do condensador, eu também já coloquei novo esse condensador para tentar resolver o problema, pq eu pensava que o original estava entupido pelo tempo de uso. Então eu já troquei todas as peças desse ar. Como não está gelando, acredito (é apensa uma suposição) que o pressostato de alta está também achando que para o R12 a pressão está alta e está cortando o compressor e o outro está ligando a ventoinha na velocidade alta. O pior foi que comprei os pressostatos do R12 novinhos pensando que também poderia ser eles, mas acredito que tenha que estar usando agora os pressostatos do R134a que não encontro pra comprar. Por isso estou tentando saber quais pressões eles trabalham para tentar achar algum compatível no mercado, para assim eles dispararem a ventoinha na segunda velocidade e cortar o compressor com as pressões certas.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dutra s a »

Eder eu entendi. Em muitos carros em dias de sol forte, a mudança de temperatura na cabine pode demorar, mas não coisa de 2 minutos pelo menos no meu ver sendo o que vai mudar é a tecnologia embarcada no modelo do carro e, muitos também deve entrar em movimento para se ter eficiência.

Nesses dias, eu fiz um certo teste relacionado a dúvidas sobre o desarme ou não da ventilação baixa a mais de 80km/h (poucas vezes, pois tinha trânsito carregado) com o ar ligado. Notei que a ventilação baixa é constante e não é desligado mesmo desarmando o compressor, nisso as alternações entre ventilação baixa e alta é pendente apenas a temperatura do motor ficando, entre 92 /93° com o ar ligado, ou seja, em uma viagem em velocidade constante com ar ligado, a ventilação baixa é constante mesmo estando o compressor desarmado e, se subir para mais de 92/93°, a ventilação alta entra onde eu achava que só entrava a 101°.

Esqueça o desgaste de peças por essas condições que você cita, pois elas foram projetadas para isso.
Até onde sei, se você não tiver a carga em quantidade certa não vai ter eficiência, indiferente do gás e seus pressos/termostatos, como também se o ar quente tiver funcionando bem e as portinholas não estiverem ciclando as posições corretas. Pressostatos e termostatos não são comuns de darem problema, para falar a verdade é muito difícil e o meu carro mesmo é um exemplo.

Muitos lugares dizem para colocar o que pede de gás o fabricante e ou cliente e as vezes não colocaram,
eu mesmo por pouco não comprei as parafernalhas para fazer esse serviço, para então atingir o propósito que estava antes do meu compressor quebrar, como mostra o vídeo do Diego Paiva.

Eu também tenho ventoinha auxiliar e fica bem no canto do condensador (lado oposto da ventoinha principal), porque já fiz o teste estando ela no meio, e dessa forma, não estava tão bom. Também instalei uma chave na cabine onde posso alternar em ligar ela junto coma ventoinha ou compressor ou simplesmente desligada.

Segue um material caso não tenha, quem sabe pode ajudar, pois nesse material não relaciona os pressotatos e termostatos para diferentes tipos de gás.

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Eder93 »

Valeu pelo material.

Eu também não estou acreditando que é defeito dos pressostatos, mesmo pq eles são novos. Para vc ter uma ideia, com o pressostato antigo não ligava a segunda velocidade, apenas disparava a segunda quando o motor esquentava aos 101°C (que nesse caso era a ação do sensor de temperatura que fica acima da válvula termostática). Até que o pressostato de alta estourou de tanto que a pressão subiu num dia bem quente (nesse caso até a válvula de segurança não atuou). Aí eu resolvi trocar todos pelo mesmo modelo, ou seja, de gás R12 para não mexer nas conexões da tubulação, visto que eu vi aqui no fórum que funcionava. Mas se tiver que adaptar a tubulação para gelar bem eu faço, pq já gastei muito nesse ar e isso seria o mínimo diante do investimento já feito.

Eu vou conseguir monitorar melhor e fazer os testes assim que chegar o DashBoard vendido pelo amigo Maiko. Vou poder acompanhar as temperaturas do motor e as ciclagens do compressor.

Mas ainda busco os parâmetros de pressão dos pressostatos de gás R134a para poder comparar com as medições do DashBoard e Manifold. Minha teoria é que os pressostatos trabalhariam perfeitamente para o gás que eles foram projetados, por isso atuam antes do tempo.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dutra s a »

Eder, como citei antes, eu também achava que a segunda velocidade da ventoinha que é a ventilação alta só entrava aos 101°C, indiferente do ar estar ligado ou não e agora sei que com o ar ligado, a ventilação alta vai entrar acima de 92/93°C. Então acredito que seu carro deva fazer isso também, se não fizer deve haver algo errado em elétrica e não especificamente no sistema de ar condicionado.

Certas vezes (com o motor antigo) o meu com a ventilação baixa não dava conta e ao atingir 101°C, ele refrigerava e com muito custo ele chegava a 92°C e quando fui ver, tinha problemas de refrigeração do motor o que então incluía: falta de aditivo, bomba ruim, mangueiras de fluxo de água ligadas erradas, muita sujeira na agua e baixa quantidade de água, desta forma, a refrigeração do motor é ineficaz que então só vai ficar na segunda velocidade da ventoinha na maior parte do tempo e, na elétrica tinha problema na resistência.

E até agora não achei nada a respeito como a imagem acima que venha diferir os valores de pressostatos e termostatos distintos dos R134a e R12. Por isso, me baseando nessa imagem, não vejo agravantes em estar usando sistema R12 com gás R134a, tanto que no meu até hoje está assim. Lembrando que ao mudar o gás deve ser feita a limpeza profunda de óleo e gás antigo do sistema e, a verificação da caneta que é outro item que não difere do tipo de gás.

Claro que estando com peças certas é mais correto, mas no meu caso só iria trocar se não tivesse jeito e como não é o caso, ele está funcionando bem, então continua lá, rsrsr!

O scanner do Maiko vale apena, dá para ficar monitorando constantemente.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
leonardgarrido
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Set 2022, 16:41
Cidade: Marabá
Estado: Pará-PA
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por leonardgarrido »

dbzronaldo escreveu: 22 Jan 2015, 15:33 Pessoal, vim compartilhar com vcs as informações que obtive com essa troca do sistema!
Como a intenção desse topico era pra mim descobrir as diferenças entre os sistemas R12 e o R134a do Monza 96.

Hoje estou com meu ar condicionado funcionando e com todo o sistema do monza 96... proprio para o gas r134a.

Listarei todas as mudanças pra deixar registrado!

Evaporador Novo Ao lado do velho para R12 (São identicos, até as roscas) Claro que talvez o material possa ser diferente, mas eu preferi comprar pois achei novo e original! (Roscas Iguais)
Imagem
Imagem


Mangueiras: Todas elas sofreram mudanças! algumas é notável, e outras só se pegar na mãos mesmo!
Imagem

Pressostatos / Sensores foram todos alterados, Até o Plug dele sofreu alterações!
Imagem

Essa mangueira pode parecer igual, porem não é! foi mudado o material de contrução dela!
A diferença do peso dela é notável, é como comparar 1kg da R12 contra 300g da mangueira R134a.
(Roscas Iguais)
Imagem

Essa mangueira LD sofreu uma alteação muito grande na estetica dela! e ganhou o conector de engate rapido! (Roscas que sai do evaporador igual, porem a que vai no condensador mudou)
Imagem
Imagem

A Mangueira de Sucção que vai do Filtro secador até o compressor Ganhou um engate Rapido para facilitar as manutenções
Imagem

A Mangueira de descarga sofreu uma mudança muito grande.... passou a ser totalmente de aluminio, sai do compressor da uma volta por baixo do radiador e volta ao condensador (Roscas Iguais)
Imagem

Condensador do Monza 96 para gas R134a (Rosca da parte de baixo ficou mais larga)
Imagem

O Condensador do Monza 91 a 95
Imagem

Como eu já tinha mencionado, o filtro secador também sofreu algumas mudanças na estética, e sofreu mudanças no exterior também: (Roscas Iguais)
Imagem

O Compressor do ar condicionado ganhou uma nova tampa, com o selo moderno para Gas R134a
Imagem

Alem das mudanças que eu disse, todas as porcas ficaram douradas! mas apenas uma das roscas do condensador sofreu mudanças de incompatibilidade por causa da rosca!
e como uma das roscas do condensador mudou, a rosca que vai no condensador da mangueira LD com engate rapido mudou tambem!

Antes isso era um misterio, hoje esta tudo ai pra quem precisar! todas as peças com fotos nitidas em HD!

Abrass
Amigo, boa noite!
Eu sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida.
Qual a bitola da rosca do tubo de alta do sistema antigo? Tento colocar um manifold na parte de alta e a rosca da mangueira é menor do que a do manifold. Daí só consigo encaixe da mangueira de baixa no filtro.
Responder