Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ola amigos, sei que já tem vários tópicos falando sobre esses gas, mas eu quero saber especificamente, Tudo que muda no sistema R134a.
O meu é ano 93 e usa o gas R12, recentemente revisei o compressor inteiro, e não duro nem 6 meses, o cara coloco e134a. Mas agora quero fazer a conversão da maneira mais correta possivel!


De inicio adianto que sei que muda o:

- Filtro Secador
- Compressor do AR
- Mangueira (1) Superior
Imagem

- Mangueira (2) LD
Imagem

O que mais muda? Sera que o resto das mangueiras continua a mesma?

Gostaria de saber, pois se for só isso, eu vou comprar o compressor, as duas mangueiras de aluminio, e o filtro.
e dai ja mando arrumar o ar condicionado da maneira correta!
Todo convertido!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 313
Registrado em: 28 Ago 2011, 17:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por harrysonmonza »

Durou como assim??? O que aconteceu Ronaldo???
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.

Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Carlos A. Freire escreveu:Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.

Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.

Abs,

Carlos Freire
Ah sim, muito obrigado Carlos. agora que vi mesmo. heheh Obrigado.
willian silverstar escreveu:Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado
Vamos la, Digamos que o meu ta mais facil então.
Recentemente o cara fez uma conversão pela metade, kkk
mudou todo o compressor e tals, menos o da tampa, que ele nao acho uma tampa do moderno pra por.
dai eu comprei um filtro secador(não sei se é isso) novo. e meu compressor já esta com o oleo novo, e o gas R134a vazou.
lendo oque voce me disse, eu agora sei porque vasou. heheh

Ele não trocou as borrachinhas das conecções.
Tenho certeza que eh por isso, acho q duro pouco mais de um mes,
Eu acompanhei o processo inteiro, e ele não mechei nos orings das mangueiras (conecçoes) de aluminios.
Depois coloquei gas dinovu e duro 1 semana.

_________
Irei optar por trocar o compressor, pegar um r134a do Monza, Queria trocar 2 mangueiras pra deixar o sistema com mais cara de r134a, sera que as roscas são as mesmas ?
Imagem
Imagem


Ah, sabe me dizer qual pe o modelo do monza com R12 e o modelo do monza com Gas r134a?
o 6p148a é qual? R12 ou r134a?

E Muito Obrigado pela Explicação, agora entendi bastante do assunto
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ah, e os sensores la? muda tambem?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por coy »

vou dar um pitaco:
Porque trocar todo o compressor?
se ele estiver ok não vale o gasto.
Em janeiro fiz uma revisão no AC que não estava mais gelando, não foi feito todos estes passos descrito acima (que seria o correto) e só ando com o AC ligado
rodo uma media de 200km por dia e meu AC gela muito mais que muitos carros novos (meu pai tem uma estrada 2012 que o AC não gela igual o meu) tem muitas vezes que tenho de diminuir o ar pois a patroa reclama (não se esqueça que moro no Rj que o sol parece ate um maçarico)
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

dbzronaldo escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Todas as mangueiras, filtro (acumulador), compressor, condensador, evaporador... Olhe no catálogo de peças Chevrolet que todas as peças todas as peças tem códigos diferentes entre modelos com R-12 e R-134a.

Tem pessoas aqui no fórum que está usando o R-134a no circuito de R-12 sem problemas.
Uma coisa muito importante é que não pode haver contato dos componentes do R-12 e R-134a, principalmente no óleo, pois causam reação química o que pode causar sérios danos ao sistema.

Abs,

Carlos Freire
Ah sim, muito obrigado Carlos. agora que vi mesmo. heheh Obrigado.
willian silverstar escreveu:Amigo você pode usar tudo do sistema R12
Vamos lá aos passos a seguir já fizemos vários opalas ,kadett's e monzas e ficaram muito bons,
Primeiro de tudo tire o compressor ,abra para limpeza e remoção do antigo óleo mineral,e ver seu estado,troque todos os oring's de vedação do mesmo,troque a tampa do compressor para usar o selo para o gás R134,pode ser do Santana 2000 para frente ,Monza 96 ou se preferir troque o compressor ,feito o processo se for trocar a tampa e limpeza interna do compressor ,adicione óleo sintético nela,de preferência óleo denso,após isso aconselho a trocar o rolamento da polia do compressor que ja deve estar roncando ,segundo passo tire o tubo canetinha,tire o filtro acumulador ,adicione o gás 141b por todo sistema,esse gás é próprio para limpeza,assopre com nitrogênio ,repita isso umas 4 vezes ,até sair limpo,depois remova o condensador,isole a entrada e a saída dele ,para fazer a limpeza externa dele,isso ajuda e muito no rendimento,se o condensador estiver muito obstruído pode dar alta pressão e acabar com a vida útil do sistema ocasionando vazamentos e possível quebra de compressor ,aqui usamos intercap para lavar ,depois de limpo coloque de volta no lugar ,em seguida monte o compressor de volta ,coloque o novo tubo de expansão no lugar e comece a fechar todo sistema trocando todos oring's de vedação ,monte o novo filtro acumulador,este tem de ser novo ou trocar a sílica interna ,pois se usar o mesmo sem fazer nada a sílica antiga vai estar cheia de óleo mineral e óleo mineral e o óleo sintético não se misturam,trocado o filtro acumulador pode fechar todo sistema e adicionar nitrogênio em uma pressão entre 200 a 250 psi,deixe na pressão por no mínimo 30 min para verificar possíveis vazamentos.
Feito todo esse processo ,se não baixou a pressão no intervalo de tempo é sinal que não há vazamentos,pode começar a fazer o processo de evacuação ou vácuo como todos dizem,serve para tirar toda umidade que invadiu o sistema enquanto ele ficou aberto ,deixe por no mínimo 30 min.
Feito isso pode adicionar gás no sistema e acompanhar o funcionamento pelo manômetro,para verificar possíveis anomalias ,não me lembro a quantidade de gás que vai no Monza,se o compressor não acoplar a embreagem magnética pode ser uma bobina,um relê um pressostato aberto coisa simples
Espero ter ajudado
Vamos la, Digamos que o meu ta mais facil então.
Recentemente o cara fez uma conversão pela metade, kkk
mudou todo o compressor e tals, menos o da tampa, que ele nao acho uma tampa do moderno pra por.
dai eu comprei um filtro secador(não sei se é isso) novo. e meu compressor já esta com o oleo novo, e o gas R134a vazou.
lendo oque voce me disse, eu agora sei porque vasou. heheh

Ele não trocou as borrachinhas das conecções.
Tenho certeza que eh por isso, acho q duro pouco mais de um mes,
Eu acompanhei o processo inteiro, e ele não mechei nos orings das mangueiras (conecçoes) de aluminios.
Depois coloquei gas dinovu e duro 1 semana.

_________
Irei optar por trocar o compressor, pegar um r134a do Monza, Queria trocar 2 mangueiras pra deixar o sistema com mais cara de r134a, sera que as roscas são as mesmas ?
Imagem
Imagem


Ah, sabe me dizer qual pe o modelo do monza com R12 e o modelo do monza com Gas r134a?
o 6p148a é qual? R12 ou r134a?

E Muito Obrigado pela Explicação, agora entendi bastante do assunto

Tem grande chances de ser os oring's das conexões que não foram trocado e podem estar ressecados
Mais não podemos descartar uma possibilidade de ser o Evaporador Tbm
Não entendi sua ultima pergunta
Responder