Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

A muito tempo vinha estudando a possibilidade de instalar um AC em meu MONZA SL/E que era pelado e agora é completo. Já coloquei VE e DH e já postei em outro tópico e funcionam maravilhosamente bem. Estou ciente de TODAS as diferenças inclusive estruturais de um MONZA com AC e sem AC. Estou ciente que muitos consideram a instalação de um AC economicamente inviável (e respeito essa opinião) , que seria melhor a aquisição de um monza com AC de fábrica . Vender meu carro “is totally out of the question” achar um monza com AC que funcione bem é beeeeem raro. Restaurar um AC de monza é muito trabalhoso, caro e pouquíssimos profissionais o fazem (isso para ficar BOM , gatilheiro eu nem olho) .
Acho que até 95 se não estiver enganado, todos os monzas usavam o gás R12 (proibido posteriormente por agredir a camada de ozônio) . Pois bem , o atual R134 é naturalmente mais corrosivo e exige o uso de óleo sintético no compressor( com r12 era mineral) . Os o-rings e selo do compressor no sistema antigo SEMPRE acabam por dar vazamento de gás refrigerante . Portanto tem que se desmontar TUDO , limpar TUDO , trocar todos os o-rings e o selo ,não pode haver nenhum resquício de óleo mineral , gás antigo e/ou umidade , dar carga inicial de nitrogênio e depois de gás refrigerante e orar muito para que não tenha mais nenhum problema escondido. Existem gases substitutos do R12 , procurei muito por eles em lojas renomadas , ninguém tinha  .
Por razões óbvias um AC deixou de ser item de conforto e virou NECESSIDADE BÁSICA !! pelo menos aqui no RJ . “Gabriel , isso é muito caro !! não vale a pena !! nunca vai ser igual a um AC original , blá , blá , blá ... “ meu vizinho gastou 3K com rodas e pneus e vem me dizer que meus 2K do AC não valem a pena ? Ha , Ha , Ha ...
Respeito opiniões contrárias mas entre um jogo de rodas e um AC eu fico com o AC.
Aqui mesmo no fórum tem pessoas com projetos que batem 20K por baixo , e eu acho maneiríssimo ! Quisera eu poder fazer o mesmo !
Vamos ao projeto : Uma caixa evaporadora universal “gela-saco” , tem o inconveniente de ser de difícil adaptaçao embutida no painel e se ligada aos dutos de ventilação ela perde força pelas curvas dos dutos o que compromete o seu rendimento . Elas foram feitas para trabalhar em baixo do porta-luvas o que castiga muito o carona. Daí o seu carinhoso apelido de “gela-saco” rsrsrsrrsrs . Já essas caixas universais TRIPAC tem capacidade de refrigeração bem reduzida . E para piorar não há muito espaço interno no monza para o AC , tanto que no AC original do monza o motor e duto de ar da caixa evaporadora trabalham dentro do cofre. Parece que tudo conspira contra , rsrsrsrrs ...
Optei por construir a minha própria caixa evaporadora em cima de um evaporador consagrado : A do PALIO FIRE , todos sabem que o ar da FIAT é ótimo . Comprei o evaporador e válvula de expansão novos.

Tirei as medidas internas com moldes de papelão e fiz a caixa com EUCATEX e duas camadas de fibra-de-vidro por dentro e por fora o dá excelente resistência e impermeabilidade .

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Usei como ventilador uma turbina DENSO comprei no ferro-velho e uma vasilha plástica .
Imagem
Imagem
Aqui um videozinho eu ligando a caixa pela primeira vez testando antes da instalação :

http://www.youtube.com/watch?v=i_1eWp_4DTw

Para aumentar o fluxo de ar a turbina ( que trabalha sugando ar do evaporador ) teve que ficar um pouco afastada do evaporador o que aumentou o volume da caixa . Aí o jeito foi serrar a ponta de trás do console central ( o que nem aparece) .

Os dutos de ar foram redimensionados e pintados com tinta cromo para absorverem menos calor .
Imagem
Imagem
Imagem

Fiz uma pequena válvula de recirculação (manual) com acionamento no painel . Assim posso permitir ou bloquear a entrada de ar externo na cabine .Ela vai ligada por um duto até o antigo ventilador do painel que mantive no local para esse fim.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Válvula pneumatica KICKER com solenoide ( para corrigir a marcha-lenta) .
Imagem

Usei o condensador para monza NOVO .

Compressor NOVO.
Imagem

Controle de três velocidades com reles individuais e resistência de chuveiro rsrsrrsrsrsr ...
Imagem

Ventoinha principal do ASTRA (40cm de diâmetro) e mais uma ventoinha auxiliar .

Imagem

Pressostato universal (desliga o compressor por excesso de pressão ou por falta de gás)
Imagem

Acabamento anti-termico nas mangueiras .
Imagem
Termostato
Imagem

Meu alternador já era um BOSH de 70A que segura bem sem exageros , não precisei mexer na bomba d`água pois a ventilação ficou ótima . Situação comprovada em um engarrafamento monstruoso na DUTRA por volta das 13:00hrs , meu termômetro não chegou nem em ¼ de curso ! Também meu radiador tem 6 meses de uso e so rodo com água sem cloro e com aditivo. Minha bomba d`água deve ter 1 ano e meio mais ou menos.


6 dias de ralação em um calor insuportável e aproximadamente 2 mil reais de peças . Tive que tirar o tabelier, o volante , forraçao e bancos para ter espaço e acesso.
Imagem
Imagem
Imagem

Tudo tem fusíveis, conexões (e não emendas), relés para tudo inclusive para desligar o AC na hora de acionar o arranque . Aqui um rascunho de do esquema elétrico de minha autoria :
Imagem
Imagem
Visão dos controles no painel :
Imagem


Aqui um teste de temperatura na saída dos dutos de ventilação : O ideal é de 5º C até 9º C . Aqui ele bate 5º C com o carro parado em um dia quente.
Imagem
Ah galera , só um detalhe : sabem esses caras que dão carga de gas por cinquenta reais ?? corram deles !! Como disse antes o R134 é naturalmente mais corrosivo e esses que essa corja põe a cinquenta conto é R134 CHINÊS !! gás de péssima qualidade e muuuuuuito mais corrosivo que corrói teu sistema todo !! Gás bom é o "DuPont" e o óleo do compressor é o "PAG".

Espero que gostem , qualquer pergunta estamos aí !! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
jcviol
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 177
Registrado em: 23 Abr 2010, 13:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por jcviol »

parabéns, verdadeiro professor pardal...
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por coy »

Tá sumido Gabriel!
Parabéns pelo projeto.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

gostei de ver.
mandou bem e com capricho :smt023
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por cidi »

Invenção de professor Pardal mesmo! Não me imagino conseguindo fazer algo parecido!.incrível! :smt023
Doug2011
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1202
Registrado em: 03 Ago 2011, 09:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por Doug2011 »

Moçada!!! Sem exagero nenhum... O Gabriel podia montar uma oficina pra reparos em AC automotivo... Ficou 10 mesmo...

Nessa semana ele me ligou pedindo o endereço da minha casa, pra panhar um adesivo dos Monzeiros.com comigo e me mostrar o AC dele depois de instalado. Eu fui buscar ele na esquina da rua da minha casa e, quando ele chegou e entrei no carro dele, o frio lá dentro era absurdo, coisa de maluco... os vidros todos estavam embaçados com o frio que tava fazendo na cabine... e era um daqueles dias que até mesmo a noite batia 39ºC mole mole...

O meu Monza tb tem AC, só que é de fábrica. Mandei fazer uns reparos nele pra voltar a funcionar e gastei uma graninha considerável. Afinal de contas, aqui no RJ, AC deixou de ser um luxo para ser necessidade. E o meu gela numa boa, fica muito bom... Mas o do Gabriel ficou sem palavras...

Mano véio, meus PARABENS... tá gelado pakas... PERFEITO...

Aquele abraço... :smt023
Monzão... Só quem já andou sabe o sentimento...

Link com as fotos:
viewtopic.php?f=33&t=22197
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por willian silverstar »

Parabens Pelo serviço no Ac Amigo
ta gelando bem?
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por david crozeta »

Poxa..que engenharia hein....principalmente na caixa evaporadora.
Bacana mesmo. Parabéns pelo empenho!

O filtro secador não tem que ficar antes do compressor?
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder