Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Outro detalhe importante , quase esqueci , é a compensação da marcha lenta com o AC ligado. No meu que é carburado , usei a válvula kicker original com o solenóide também original. No seu EFI , não conheço em detalhes , provavelmente vc vai ter que aterrar ou ligar ao 12v algum pino da sua ECU ao ligar o AC. Faz uma pesquisa aqui no forum pra saber qual é o pino da ECU .
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
adrianojow
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 54
Registrado em: 30 Set 2014, 17:17
Cidade: Maringá
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por adrianojow »

Olá amigo, seria muito pedir, se possível um check list dos itens e peças que você utilizou, com as especificações? Eu também tenho um Monza SLE 1.8 91 sem ar, e por ter um valor sentimental, pois está na família a algum tempo, não pretendo me desfazer dele, mas morando no Rio é impossível ficar sem ar. Como gostei do seu projeto, gostaria de saber se poderia contar com o benefício dessa sua experiência, compartilhando informações de seu projeto que não estão listadas no tópico, tais como esse check list. Desde já agradeço pela ajuda e o parabenizo pela criatividade em criar essa alternativa técnica para essa demanda tão importante, ou seja, amenizar o calor infernal do Rio de Janeiro.
Grande abraço!
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

O amigo obrigado pelo elogio , obrigado mesmo ! Vamos lá :

*Compressor Denso (tipo de polia varia comforme a configuração do teu carro) ;
*Suporte do Compressor e correia (também vai variar) ;
*Circuito para compensação de marcha-lenta pq o teu é EFI . Meu carburado usa o Kicker;
*Evaporador palio fire / stillo original (não compre paralela) ;
*Valvula de expansão palio fire /stillo original (não compre paralela) ;
*Condensador pode ser o universal (eu uso ) ou o do monza mesmo dificílimo de achar novo;
*Mangueiras de 10 mm linha pra linha de baixa pressão, 6mm para a linha de alta pressão e 8mm curtinha ligando a saída do compressor ao condensador . Tem que mandar fazer todas porque o sistema não e original . Tu corta e leva as conexões já na posição certa para um amigo prensar;
*Conexões das mangueiras ;
*Filtro secador universal ;
*Pressostato trinario , é o de quatro fios que os vendedores falam ;
*Gas refrigerante r134 , use uma garrafinha descartável inteira de 750g da Dupont , corre dos gases chineses ;
*Madeira e fibra de vidro para a caixa evaporadora. Dei duas camadas de fibra por dentro e por fora ;
*Resistência para as velocidades de ventilação da cx evaporadora (eu mesmo confeccionei mas vende pronta) ;
*Ventoinha da caixa evaporadora , use as do tipo turbina igual a que o monza tem mas que fica do lado de fora. A minha comprei no ferro-velho. Tem que estar muito boa !
*Ventoinha auxiliar 10 " . Recomendo aumentar a sua ventoinha do radiador também . Se fizer vai precisar de um alternador maior ;
*Relés: 3 relés 40A para as tres velocidades de ventilação da caixa . 1 rele 40A para o compressor , 1 rele 70A para a ventoinha maior do radiador (se vc optar em usar maior) , 1 rele 40A para a ventoinha auxiliar ; Relé de 5 terminais para desarmar o AC se vc der partida no carro com AC ligado ;
*Fios , fusíveis, terminais com luvas e disjuntor termico para a ventoinha do radiador . Faça tudo com cores padronizadas , fica muuuito mais fácil e organizado.

DETALHE IMPORTANTE : Não só prense os terminais mas também SOLDE-OS , principalmente os relés das ventoinhas. Por melhor q vc prense com o tempo eles criam zinabre e mal contato , vai por mim ; Os fios das linhas de força dos relés tem que ser grossos. Isso garante segurança. Por que tanto relé , fusíveis e tanta chatisse com padronização e medidas de fios ? Segurança !! Não adianta ter um ar que gela mais que compromete o resto do carro , podendo até causar um incendio . Nao cai nessa de ligar isso ou aquilo direto nao que nao da certo :smt018
Outra coisa , faz tudo bem devagar sem pressa. Eu sozinho gastei 6 dias . Organize etapas , nao queime etapas . Nada pior do que ter que desmontar o que vc ja fez por causa de um detalhezinho ridículo que ficou pra trás , eu pelo menos morro de ódio !! :lol:
Bom que eu me lembre é isso , se eu me lembrar de alguma coisa a mais eu te falo depois , qualquer coisa pergunta aí que no que puder eu ajudo !! Abraço amigo monzeiro !! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
adrianojow
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 54
Registrado em: 30 Set 2014, 17:17
Cidade: Maringá
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por adrianojow »

Muito obrigado amigo!
Vou começar a comprar as peças e assim que começar vou pedindo um help. Já comprei dois compreensores denso vou recondicionar eles antes de instalar, pois eu acho que eles estavam trabalhando com r12, então vou limpar todo sistema e trocar os oring, também ver a condição interna dos componentes pra deixar tudo ok.
Valeu mesmo amigo pela ceck list. Então nem vale a pena comprar esses itens pelo Mercado Livre?
Mais uma vez parabéns pelo projeto!

Grande abraço!
adrianojow
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 54
Registrado em: 30 Set 2014, 17:17
Cidade: Maringá
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por adrianojow »

Fala Gabri,
Por acaso a turbina Denso que você sugere é essa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -denso-_JM

grande abraço
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Essa mesma , até que o preço não está salgado não pra uma nova :D
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Até que pra uma 'gambiarra' o ar ta gelando direitinho né Gabriel?!?! Peguei gripe dentro do carro naquele dia do encontro KKKKK

Ta de brincadeira, o AC em si, os botões, o sistema de arrefecimento e a parte eletrica toda protegida por relês, ficou espetacular tudo!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

matheusrsouza escreveu:Até que pra uma 'gambiarra' o ar ta gelando direitinho né Gabriel?!?! Peguei gripe dentro do carro naquele dia do encontro KKKKK

Ta de brincadeira, o AC em si, os botões, o sistema de arrefecimento e a parte eletrica toda protegida por relês, ficou espetacular tudo!
Valeu Matheus ! Pena que tu não ficou o tempo necessário pra ver ele gelando a todo o vapor ! Até incomoda :lol:
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Responder