Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 886
- Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
O amigo obrigado pelo elogio , obrigado mesmo ! Vamos lá :
*Compressor Denso (tipo de polia varia comforme a configuração do teu carro) ;
*Suporte do Compressor e correia (também vai variar) ;
*Circuito para compensação de marcha-lenta pq o teu é EFI . Meu carburado usa o Kicker;
*Evaporador palio fire / stillo original (não compre paralela) ;
*Valvula de expansão palio fire /stillo original (não compre paralela) ;
*Condensador pode ser o universal (eu uso ) ou o do monza mesmo dificílimo de achar novo;
*Mangueiras de 10 mm linha pra linha de baixa pressão, 6mm para a linha de alta pressão e 8mm curtinha ligando a saída do compressor ao condensador . Tem que mandar fazer todas porque o sistema não e original . Tu corta e leva as conexões já na posição certa para um amigo prensar;
*Conexões das mangueiras ;
*Filtro secador universal ;
*Pressostato trinario , é o de quatro fios que os vendedores falam ;
*Gas refrigerante r134 , use uma garrafinha descartável inteira de 750g da Dupont , corre dos gases chineses ;
*Madeira e fibra de vidro para a caixa evaporadora. Dei duas camadas de fibra por dentro e por fora ;
*Resistência para as velocidades de ventilação da cx evaporadora (eu mesmo confeccionei mas vende pronta) ;
*Ventoinha da caixa evaporadora , use as do tipo turbina igual a que o monza tem mas que fica do lado de fora. A minha comprei no ferro-velho. Tem que estar muito boa !
*Ventoinha auxiliar 10 " . Recomendo aumentar a sua ventoinha do radiador também . Se fizer vai precisar de um alternador maior ;
*Relés: 3 relés 40A para as tres velocidades de ventilação da caixa . 1 rele 40A para o compressor , 1 rele 70A para a ventoinha maior do radiador (se vc optar em usar maior) , 1 rele 40A para a ventoinha auxiliar ; Relé de 5 terminais para desarmar o AC se vc der partida no carro com AC ligado ;
*Fios , fusíveis, terminais com luvas e disjuntor termico para a ventoinha do radiador . Faça tudo com cores padronizadas , fica muuuito mais fácil e organizado.
DETALHE IMPORTANTE : Não só prense os terminais mas também SOLDE-OS , principalmente os relés das ventoinhas. Por melhor q vc prense com o tempo eles criam zinabre e mal contato , vai por mim ; Os fios das linhas de força dos relés tem que ser grossos. Isso garante segurança. Por que tanto relé , fusíveis e tanta chatisse com padronização e medidas de fios ? Segurança !! Não adianta ter um ar que gela mais que compromete o resto do carro , podendo até causar um incendio . Nao cai nessa de ligar isso ou aquilo direto nao que nao da certo :smt018
Outra coisa , faz tudo bem devagar sem pressa. Eu sozinho gastei 6 dias . Organize etapas , nao queime etapas . Nada pior do que ter que desmontar o que vc ja fez por causa de um detalhezinho ridículo que ficou pra trás , eu pelo menos morro de ódio !!
Bom que eu me lembre é isso , se eu me lembrar de alguma coisa a mais eu te falo depois , qualquer coisa pergunta aí que no que puder eu ajudo !! Abraço amigo monzeiro !! :smt023
*Compressor Denso (tipo de polia varia comforme a configuração do teu carro) ;
*Suporte do Compressor e correia (também vai variar) ;
*Circuito para compensação de marcha-lenta pq o teu é EFI . Meu carburado usa o Kicker;
*Evaporador palio fire / stillo original (não compre paralela) ;
*Valvula de expansão palio fire /stillo original (não compre paralela) ;
*Condensador pode ser o universal (eu uso ) ou o do monza mesmo dificílimo de achar novo;
*Mangueiras de 10 mm linha pra linha de baixa pressão, 6mm para a linha de alta pressão e 8mm curtinha ligando a saída do compressor ao condensador . Tem que mandar fazer todas porque o sistema não e original . Tu corta e leva as conexões já na posição certa para um amigo prensar;
*Conexões das mangueiras ;
*Filtro secador universal ;
*Pressostato trinario , é o de quatro fios que os vendedores falam ;
*Gas refrigerante r134 , use uma garrafinha descartável inteira de 750g da Dupont , corre dos gases chineses ;
*Madeira e fibra de vidro para a caixa evaporadora. Dei duas camadas de fibra por dentro e por fora ;
*Resistência para as velocidades de ventilação da cx evaporadora (eu mesmo confeccionei mas vende pronta) ;
*Ventoinha da caixa evaporadora , use as do tipo turbina igual a que o monza tem mas que fica do lado de fora. A minha comprei no ferro-velho. Tem que estar muito boa !
*Ventoinha auxiliar 10 " . Recomendo aumentar a sua ventoinha do radiador também . Se fizer vai precisar de um alternador maior ;
*Relés: 3 relés 40A para as tres velocidades de ventilação da caixa . 1 rele 40A para o compressor , 1 rele 70A para a ventoinha maior do radiador (se vc optar em usar maior) , 1 rele 40A para a ventoinha auxiliar ; Relé de 5 terminais para desarmar o AC se vc der partida no carro com AC ligado ;
*Fios , fusíveis, terminais com luvas e disjuntor termico para a ventoinha do radiador . Faça tudo com cores padronizadas , fica muuuito mais fácil e organizado.
DETALHE IMPORTANTE : Não só prense os terminais mas também SOLDE-OS , principalmente os relés das ventoinhas. Por melhor q vc prense com o tempo eles criam zinabre e mal contato , vai por mim ; Os fios das linhas de força dos relés tem que ser grossos. Isso garante segurança. Por que tanto relé , fusíveis e tanta chatisse com padronização e medidas de fios ? Segurança !! Não adianta ter um ar que gela mais que compromete o resto do carro , podendo até causar um incendio . Nao cai nessa de ligar isso ou aquilo direto nao que nao da certo :smt018
Outra coisa , faz tudo bem devagar sem pressa. Eu sozinho gastei 6 dias . Organize etapas , nao queime etapas . Nada pior do que ter que desmontar o que vc ja fez por causa de um detalhezinho ridículo que ficou pra trás , eu pelo menos morro de ódio !!
Bom que eu me lembre é isso , se eu me lembrar de alguma coisa a mais eu te falo depois , qualquer coisa pergunta aí que no que puder eu ajudo !! Abraço amigo monzeiro !! :smt023
De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 54
- Registrado em: 30 Set 2014, 17:17
- Cidade: Maringá
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
Muito obrigado amigo!
Vou começar a comprar as peças e assim que começar vou pedindo um help. Já comprei dois compreensores denso vou recondicionar eles antes de instalar, pois eu acho que eles estavam trabalhando com r12, então vou limpar todo sistema e trocar os oring, também ver a condição interna dos componentes pra deixar tudo ok.
Valeu mesmo amigo pela ceck list. Então nem vale a pena comprar esses itens pelo Mercado Livre?
Mais uma vez parabéns pelo projeto!
Grande abraço!
Vou começar a comprar as peças e assim que começar vou pedindo um help. Já comprei dois compreensores denso vou recondicionar eles antes de instalar, pois eu acho que eles estavam trabalhando com r12, então vou limpar todo sistema e trocar os oring, também ver a condição interna dos componentes pra deixar tudo ok.
Valeu mesmo amigo pela ceck list. Então nem vale a pena comprar esses itens pelo Mercado Livre?
Mais uma vez parabéns pelo projeto!
Grande abraço!
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 54
- Registrado em: 30 Set 2014, 17:17
- Cidade: Maringá
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
Fala Gabri,
Por acaso a turbina Denso que você sugere é essa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -denso-_JM
grande abraço
Por acaso a turbina Denso que você sugere é essa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -denso-_JM
grande abraço
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 886
- Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
Essa mesma , até que o preço não está salgado não pra uma nova
De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 608
- Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
- Cidade: Vilar dos Teles
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
Até que pra uma 'gambiarra' o ar ta gelando direitinho né Gabriel?!?! Peguei gripe dentro do carro naquele dia do encontro KKKKK
Ta de brincadeira, o AC em si, os botões, o sistema de arrefecimento e a parte eletrica toda protegida por relês, ficou espetacular tudo!
Ta de brincadeira, o AC em si, os botões, o sistema de arrefecimento e a parte eletrica toda protegida por relês, ficou espetacular tudo!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme
Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme
Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 886
- Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
Valeu Matheus ! Pena que tu não ficou o tempo necessário pra ver ele gelando a todo o vapor ! Até incomodamatheusrsouza escreveu:Até que pra uma 'gambiarra' o ar ta gelando direitinho né Gabriel?!?! Peguei gripe dentro do carro naquele dia do encontro KKKKK
Ta de brincadeira, o AC em si, os botões, o sistema de arrefecimento e a parte eletrica toda protegida por relês, ficou espetacular tudo!
De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4204
- Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
- Cidade: Matao
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
.
VOCE É UM GENIO !! PARABENS !!
Ja estudei o assunto dos a/c "genérico" :
E me falaram do seu tópico, gostei da ideia, no momento oportuno tomo a decisao, pois nao queria este "gela saco" queria algo que pudesse colocar com o sistema original de saidas de ar e tomadas do carro . . . Como gosto de "Fuçar" acredito que vou fazer igual ao seu, vamos ver .
abraço
VOCE É UM GENIO !! PARABENS !!
Ja estudei o assunto dos a/c "genérico" :
E me falaram do seu tópico, gostei da ideia, no momento oportuno tomo a decisao, pois nao queria este "gela saco" queria algo que pudesse colocar com o sistema original de saidas de ar e tomadas do carro . . . Como gosto de "Fuçar" acredito que vou fazer igual ao seu, vamos ver .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 886
- Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC
Obrigadão Deco !! Realmente , o gela-saco alem de esteticamente feio sacrifica muito quem vai no carona ! Qualquer dúvida estamos aí !! Abraço !! :smt023
De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !