Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

coy escreveu:Seu safado vamos marcar pra vc dar uma carga de gaz pra mim, quero um dia tirar esta onda ai no freezer
Só marcar !! Mas o melhor seria desmontar o teu compressor e trocar o óleo mineral pelo sintético PAG . Tamo junto Coy ! A gente queima aquela carne e toma um gelo !! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por Marcelino »

Muito legal esse seu projeto... Penso em por um ar no meu Monza 92....
Ja coloquei travas elétricas nas 4 portas e alarme ( tudo instalado por mim )
Agora andar em SP ta insuportável sem ar.... Aproveitando, qual a medida
dessa caixa que VC fez? Obrigado! :D
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
alongbt
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Ago 2012, 11:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por alongbt »

Rs.E eu aqui penando com meu AC original. Condenaram o comando do AC e teria que comprar outro novo. Eu consegui restabelecer tudo novamente. Aprendi aqui. Desmontei, fiz uma limpeza e depois fui na oficina. Fiquei sem resposta né?
Agora, de repente, liga o compressor, mas não gela mais. Fui verificar se a mangueirinha de sai do flautin estava solta e estava tudo normal
E agora, quem poderá me ajudar?
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por Marcelino »

Humm não entendo muito mas sera que não pode ser o compressor sem pressão? Ou derrepente pode ser falta de gás VC levou na oficina pra fazer oq?
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Marcelino escreveu:Muito legal esse seu projeto... Penso em por um ar no meu Monza 92....
Ja coloquei travas elétricas nas 4 portas e alarme ( tudo instalado por mim )
Agora andar em SP ta insuportável sem ar.... Aproveitando, qual a medida
dessa caixa que VC fez? Obrigado! :D
Rapaz , fiz um rabisco horroroso aqui no Paint . Mas dá pra vc ter uma idéia. Desculpa o péssimo desenho , mata qualquer técnico de ódio :lol: Mas foi o que deu pra fazer aqui no trabalho em alguns minutos . A caixa fica nessa posição no carro , com o ventilador "sugando" o ar que passa por um filtro de ar que fica colado na caixa em baixo do evaporador. O ventilador trabalha assim um pouco afastado do evaporador pra que uma quantidade maior de ar sugado passe por toda a área do evaporador. Se o ventilador estivesse muito colado com evaporador, o vc resfriaria uma quantidade menor de ar. Isso aumentou o volume total da caixa o que fez com que eu tivesse que cortar um pedaço do console central lá atrás . Mas isso quase não aparece . Ela trabalha um pouco inclinada à frente isso faz com que a água escorra toda pra frente e caia toda no dreno e saia por uma mangueira na lateral do carro. Pensei em usar os furos de dreno original mas não ia dar. Com o aumento do volume da caixa , os furos originais ficaram acima do evaporador. A água iria acumular e não escorrer .

Imagem

Aqui ela no lugar sem , como dá pra ver tive que cortar um pedaço do console central pra ela caber. Mas esse pedaço não aparece e não faz falta. Pensei em fazer um acabamento para esconder esse área da válvula de expansão .

Imagem
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por Marcelino »

Ahh entendi... Achei que o evaporador tinha ficado virado pra parede corta fogo mas esta virada pra baixo, esse mes que vem se tudo der certo entro de férias aqui do meu trabalho ai Ja que não vou viajar pretendo fazer uma adaptação no meu Monza kkk muitos vão criticar que não vale a pena etc... Mas vender o carro e com mais um dinheiro comprar outro com o ar é meio complicado pra quem tem tipo 2, 3 mil em dinheiro e ainda se conseguir tem que ter sorte para não comprar uma bucha kkkk
Pensando assim prefiro gastar um dinheiro em um carro q sei que é bom do que comprar outro carro com vários defeitos ...

Valew Gabri_hawk com esse desenho da pra eu ter uma ideia porque eu estava na duvida quanto ao espaço mas é porque eu estava imaginando que o evaporador estava virado pra frente... E mesmo que cortou o pedaço do console nao tem problema quanto ao beneficio esta trazendo kkk

Me responde uma coisa... E as mangueiras, condensador, e compressor é o mesmo do Monza ou você colocou do pálio também?

Valew abraço!
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por gabri_hawk »

As mangueiras eu comprei a metro e os terminais mandei prensar. São três medidas : 10 na linha de baixa, 6 na linha de alta e 8 curtinha ligando o compressor ao evaporador. Cuidado com elas tenha em mente o caminho que devem fazer pois podem ficar curtas ou longas demais e chatas de manusear.
O condensador usei universal , tive que bolar a fixação dele e da ventoinha auxiliar. Se puder , aumente a sua ventoinha principal também. Isso vai exigir um alternador maior. O minha ventoinha principal é de Astra e o alternador de 120a . Um de 90 ja daria pra usar numa boa.
O compressor é zero bala Denso 6p148 consegui um por 700 reais . Esse é fundamental , prefira novo a não ser que vc confie muuuuuito em quem recondicionar. Mexer em AC é muito desagradável . O que tu puder fazer pra garantir vida longa , faça ! Esse compressor é original do Monza , Santana e Toyota Hillux antiga.
Abração !! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Fiz e instalei sozinho meu proprio AC

Mensagem não lida por Marcelino »

gabri_hawk escreveu:As mangiras eu comprei a metro e os terminais mandei prensar. São três medidas : 10 na linha de baixa, 6 na linha de alta e 8 curtinha ligando o compressor ao evaporador. Cuidado com elas tenha em mente o caminho que devem fazer pois podem ficar curtas ou longas demais e chatas de manusear.
O condensador usei universal , tive que bolar a fixação dele e da ventoinha auxiliar. Se puder , aumente a sua ventoinha principal também. Isso vai exigir um alternador maior. O minha ventoinha principal é de Astra e o alternador de 120a . Um de 90 ja daria pra usar numa boa.
O compressor é zero bala Denso 6p148 consegui um por 700 reais . Esse é fundamental , prefira novo a não ser que vc confie muuuuuito em quem recondicionar. Mexer em AC é muito desagradável . O que tu puder fazer pra garantir vida longa , faça ! Esse compressor é original do Monza , Santana e Toyota Hillux antiga.
Abração !! :smt023

Legal... Eu imaginei que vc iria comprar as mangueiras por metro... Então meu alternador Ja é de 90amperes
Vou colocar um compressor novo também não quero ter que ficar fazendo manutenção em compressor...

Obrigado pelas dicas... Quando eu começar a bolar o ar condicionado vou postando aki no forum tbm

Abraço muito Obrigado!
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Responder