Adquira o filtro secador específico para o R-134A. Quanto a compatibilidade do retrofit do R-12 para o R-134A acredito que não tenha problema, mas para substituir o R-12 já utilizei apenas R-437A em refrigeração comercial (câmaras) porém este gás não é aplicavel em a/c automotivo.Renatosouza escreveu:O AC do meu monza tb já faz mais de 3 anos q tá parado, aliás já adquiri ele com o AC inoperante. Agora aos poucos to revisando a parte elétrica e só depois vou pra oficina pra os finalmente: verificar se há vazamentos, revisar e saber o real estado do compressor, carga de gás entre outras coisas.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Mas acho que é totalmente compatível, pois o R-134A é um dos substitutos diretos do R-12, este caçado pelo protocolo de Montreau.
Abçs.