Reativando Ar Condicionado Monza 93

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por renatovisk »

Renatosouza escreveu:O AC do meu monza tb já faz mais de 3 anos q tá parado, aliás já adquiri ele com o AC inoperante. Agora aos poucos to revisando a parte elétrica e só depois vou pra oficina pra os finalmente: verificar se há vazamentos, revisar e saber o real estado do compressor, carga de gás entre outras coisas.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Adquira o filtro secador específico para o R-134A. Quanto a compatibilidade do retrofit do R-12 para o R-134A acredito que não tenha problema, mas para substituir o R-12 já utilizei apenas R-437A em refrigeração comercial (câmaras) porém este gás não é aplicavel em a/c automotivo.

Mas acho que é totalmente compatível, pois o R-134A é um dos substitutos diretos do R-12, este caçado pelo protocolo de Montreau.

Abçs.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Rafaelo »

a mudança se caracteriza na troca de oring's preto pelo verde(suportar oleo PAG sintetico), precisa trocas todas as vedações do compressor, precisa trocar os pressostatos,o filtro,limpeza, basicamente é isso.

se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.

o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por renatovisk »

Rafaelo escreveu:a mudança se caracteriza na troca de oring's preto pelo verde(suportar oleo PAG sintetico), precisa trocas todas as vedações do compressor, precisa trocar os pressostatos,o filtro,limpeza, basicamente é isso.

se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.

o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
Esta é uma informação importante. Eu não sabia que o R-134A reage com o material dos orings utilizados no monza para R-12.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Alguem sabe me dizer qual a função dos ideogramas do ar condicionado?
fiz a manutenção da chave do ar condicionado, e to em duvidas quanto ao funcionamento do mesmo.

Imagem

Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
to em duvidas pq parece q a minha ta brizada, as vezes em uma posição sai ar no parabrisa e as vezes não sai.
Abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olhe no manual do proprietário que vai entender e esclarecer suas dúvidas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

DBZ

Para adiantar, veja este decalque:
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Vlw Carlos, baixei o manual aqui. tenho bastante informações agora. achei muito complexo esses sistema. rsrs

Luiz Carlos, acredita q eu tenho isso no porta luvas e nao lembrei? shauuhashusahu
mas Obrigadooo, agora q vc postou q eu lembreii...


Estava fazendo os testes das posições pra ver se acontecia conforme o manual.
E verifiquei que De forma alguma vai vento para o parabrisa. na penultima posição de cima "Aquecimento" Vai muito vento para o pé e nadica para o parabrisa.
pq sera?


Sinseramente, estou sem gás, mas pelo menos a eletrica era pra funcionar não é? ele ta muito estranho....
Da "Ventilação" até "Desligado" ta normal... Só achei estranho não jogar ar pro parabrisa.


Dai estava fazendo as anotações, e derrepente deu um estranho, e queimo o fusível.
Fui ver o fusível q queimou era de 15amp. E no manual pede um de 30. Daí substitui por um de 30 e ele voltou a funcionar.
Será que queimou pq tem algo errado ou pq ele era de baixa amperagem?

OBS: As vezes quando ligo o carro ele nao funciona, e fica igual, depois de algum tempo volta a funcionar. kkkk
muito etranho.

Então Resumindo, São dois problemas.

Primeiro:
Não joga ar pro parabrisa.

Segundo:
As vezes não liga o vento, dai tenho q desligar o carro, eserar um tempo e ligar dinovu pra ligar o ventilador interno, independente da posição da chave do ar.
Sera problema na chave do ventilador interno? ou algum rele q ta aquecendo? pq relei a mao la na parte dos reles e estao muito quentes, juntamente com algusn fusiveis.
Esse segundo problema acontecia ateh queimar o fusível. Depois não testei mais.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Mal contato na chave seletora essa questão da ventilação. Passei por isso tb, além e vazar o gás do sistema todo!

Os teus sintomas caracterizam mal contato nas trilhas de cobre da cápsula elétrica branca da chave seletora. Desmonte ela, limpe com bombril as duas placas de cobre, estique as molas para não dar mal contato e monte o sistema. É tudo bem simples, inclusive tem tutorial aqui no forum e no tópico do meu Monza.....

Antes de iniciar a menutenção e desmontar tudo, sete a chave para a posição 0, fica mais fácil de monter depois.

Boa Sorte !
dbzronaldo escreveu:Vlw Carlos, baixei o manual aqui. tenho bastante informações agora. achei muito complexo esses sistema. rsrs

Luiz Carlos, acredita q eu tenho isso no porta luvas e nao lembrei? shauuhashusahu
mas Obrigadooo, agora q vc postou q eu lembreii...


Estava fazendo os testes das posições pra ver se acontecia conforme o manual.
E verifiquei que De forma alguma vai vento para o parabrisa. na penultima posição de cima "Aquecimento" Vai muito vento para o pé e nadica para o parabrisa.
pq sera?


Sinseramente, estou sem gás, mas pelo menos a eletrica era pra funcionar não é? ele ta muito estranho....
Da "Ventilação" até "Desligado" ta normal... Só achei estranho não jogar ar pro parabrisa.


Dai estava fazendo as anotações, e derrepente deu um estranho, e queimo o fusível.
Fui ver o fusível q queimou era de 15amp. E no manual pede um de 30. Daí substitui por um de 30 e ele voltou a funcionar.
Será que queimou pq tem algo errado ou pq ele era de baixa amperagem?

OBS: As vezes quando ligo o carro ele nao funciona, e fica igual, depois de algum tempo volta a funcionar. kkkk
muito etranho.

Então Resumindo, São dois problemas.

Primeiro:
Não joga ar pro parabrisa.

Segundo:
As vezes não liga o vento, dai tenho q desligar o carro, eserar um tempo e ligar dinovu pra ligar o ventilador interno, independente da posição da chave do ar.
Sera problema na chave do ventilador interno? ou algum rele q ta aquecendo? pq relei a mao la na parte dos reles e estao muito quentes, juntamente com algusn fusiveis.
Esse segundo problema acontecia ateh queimar o fusível. Depois não testei mais.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder