Isolar ar cond para melhor rendimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

essa é justamente a idéia. deixar com aspecto original por fora, e por dentro (aonde circula o ar) "forrar" com manta asfáltica.
A minha meta é chegar a um rendimento proximo ou igual ao do Corolla
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O ar do meu Monza não deve nada ao Corolla ou outro carro que tenha A/C convencional.

Creio que seria mais eficaz o isolamento externo. Pensei em usar a mesma manta que o Diplomata e Blaser usam.
Se fizer por dentro, além de acumular sujeira, vai diminuir a passagem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por vrsilva »

Confirmo o que o Carlos, disse, e ainda reforço, ainda não vi um carro com um A/C tão BOM quanto o do monza, meu pai, teve D-20, Vectra A, tem um honda Fit, meu irmão tem um corolla, mas nenhum deles chega perto do rendimento do ar do monza, o monza gela até doer as canelas, esses carros que meu pai teve, todos foram em excelente estado de conservação, praticamente novos, o Fit ele ainda tem, e ele cuida sempre mantendo o carro com revisões preventivas, e nenhum deles chega perto do monza em questão do A/C.
A única coisa que o monza não tem, é controle de ar digital, só isso, no monza, precisa ficar dosando o ar, ou ligando e desligando ele manualmente, enquanto que em carros com ar digital isso é automatico...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Eu muitas vezes ligo o compressor do AC no Frio Normal/Máximo e fico ajustando a temperatura da ventilação com a chave seletora de ar quante/frio.

O curioso é que em muitas oportunidades deixo a chave de temperatura toda no vermoelho/quente (justamente quando a patroa começa a tremer de frio e reclamar, rs rs) ai o ar sai mais quente, mesmo com AC ligado.

Nesta situação, será que o compressor fica ligado direto ou liga/desliga de tempos em tempos pra ajudar o radiador de ar quente a 'amenizar' o frio do A/C ?

Essa jogada de misturar AC com ar quente eu já fazia na Suprema da minha mãe, rs rs, é show vc deixa a temp do ar do jeito que vc quer, mesmo não sendo AC digital !

=D
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza o compressor vai ligar e desligar pela pressão do sistema e não pela temperatura. A UCE também faz o desligamento por excesso de temperatura do motor e por situação de emergência sentida no pedal do acelerador.

Não há nada de errado em usar o ar quente em conjunto com A/C. Eu mesmo faço isso a muitos anos. Em dia de chuva por exemplo, ligo os dois para os vidros não embaçarem, e fico controlando a alavanca do ar quente para a melhor temperatura ambiente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
juliano estevao
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 152
Registrado em: 20 Set 2012, 00:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por juliano estevao »

Julio Cesar Ledo escreveu:Eu muitas vezes ligo o compressor do AC no Frio Normal/Máximo e fico ajustando a temperatura da ventilação com a chave seletora de ar quante/frio.

O curioso é que em muitas oportunidades deixo a chave de temperatura toda no vermoelho/quente (justamente quando a patroa começa a tremer de frio e reclamar, rs rs) ai o ar sai mais quente, mesmo com AC ligado.

Nesta situação, será que o compressor fica ligado direto ou liga/desliga de tempos em tempos pra ajudar o radiador de ar quente a 'amenizar' o frio do A/C ?

Essa jogada de misturar AC com ar quente eu já fazia na Suprema da minha mãe, rs rs, é show vc deixa a temp do ar do jeito que vc quer, mesmo não sendo AC digital !

=D
eu tambem faço isso de misturar o ar quente para dar uma quebrada na temperatura.

e nunca tive problemas com isso.

julio o compressor continua funcionando sim.

abs

Juliano estevão
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por vrsilva »

O compressor continua a funcionar, acontece que jogando a alavanca de temperatura pra cima na zona vermelha, você abre a portinhola que capta ar quente do radiador de ar quente. O ar quente que se sobrepõe ao frio, mas o ar do sistema de refrigeração continua a vir do compressor, é apenas misturado na caixa de ar...
A alavanca de temperatura só controla a abertura de ar quente, nada mais, o ar frio vem do sistema A/C ligado, se estiver desligado é ar ambiente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
juliano estevao
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 152
Registrado em: 20 Set 2012, 00:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por juliano estevao »

O ar quente que se sobrepõe ao frio, mas o ar do sistema de refrigeração continua a vir do compressor, é apenas misturado na caixa de ar...

vrsilva

o ar não vem do compressor, o compressor apenas faz circular o gas r134 no sistema.
assim como o ar quente possui um radiador, o ar condicionado tambem tem um radiador dentro da caixa evaporadora
o compressor toca o r134 que passa pela caixa evaporadora ¨radiador¨ para gelar ele, e o ventilador toca o vento para passar pela caixa evaporadora e assim resfriar o vento que o ventilador produz.
Responder