Isolar ar cond para melhor rendimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

Bom galera, vi uns topicos sobre melhorar o rendimento do ar condicionado do carro colocando uma segunda ventoinha e tal, mas não vi nada sobre isolar as tubulações tanto de baixa (fria) qnt de alta pressão (quente).
Com o carro parado principalmente, as tubulações ganham calor irradiado pelo motor, principalmente a mangueira que sai do compressor (que passa entre o radiador e o coletor de descarga) e o filtro secador (que recebe direto o vento quente da ventuinha e o calor irradiado da mangueira que está logo abaixo dele).
Um amigo meu que trabalhou na Nestlé aqui do Rj me deu um termômetro e eu inclusive queria fazer o teste de temp do ar no cofre do motor com o capu fechado parado e andando e com a parte de tras do capu levantado nas mesmas condições, só que o termômetro só marca até +50°c.
conforme for fzndo vou postando
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por frfavoreto »

Eu também sempre me questionei sobre isso mas acho que não é atoa que todos os carros com AC são assim, a tubulação fica exposta aos calores do motor. Acredito que isolar a tubulação fria pode ser uma boa idéia mas a quente não porque ela fica quente justamente para dissipar o calor.

Minhas dúvidas são: aonde fica a tubulação fria e qual material poderia ser usado para fazer esse isolamento térmico (aquelas espumas que usa-se em tubulações de AC externo residencial?).
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Minhas dúvidas são: aonde fica a tubulação fria e qual material poderia ser usado para fazer esse isolamento térmico (aquelas espumas que usa-se em tubulações de AC externo residencial?).
isso, eles vendem a espuma de polireutano algo assim cortada com a medida da mangueira que precisa. e se quiser podem por mangueira aluminio sanfoda por cima, meu omega original é assim que vem de fabrica.

a quente nunca se deve tampar como o favoreto disse, é um dissipador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por frfavoreto »

Isolei a tubulação fria e percebi uma melhora. Se observarem vão perceber que a ventoinha do radiador sopra ar quente diretamente nessa tubulação fria o tempo todo, daí a necessidade de se isolar termicamente para ter um rendimento melhor.

Usei apenas 2 metros de espuma isolante, a mesma usada em AC residenciais onde o compressor é externo. Custou-me R$1,50 numa loja especializada e deu para isolar desde o compressor até a entrada da caixa evaporadora, na parede corta-fogo.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Antes de isolar a tubulação eu isolaria a capa de entrada do A/C. Aquela de metal onde vai o motor da ventoinha de ventilação. Repare que outros veículos como Diplomata, Omega e S-10/Baser executive a entrada (caixa) é isolada.
Repare que no Monza e Kadett que não conta com esse isolamento, se abrir a entrada de ar depois do motor quente vem um calor muito grande até ser amenizado pela circulação da ventilação ou do A/C ligado.
Repare também que com com o motor bem aquecido, essa capa fica muito quente.

Eu mesmo já até pensei em fazer esse isolamento, com mesmo material dos carros citados. O problema é encontrar e fazer de forma que não pareça gambiarra.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Rafaelo »

a "mangueira espuma" especial pra AC se acha facil ja cortada e na bilota correta, facilmente se faz esse serviço encapando a mangueira. e pra nao ficar gambiarra ou adaptaçao é so colocar a mangueira sanfonada de aluminio tambem com rasgo. ela forma pressao depois de moldada dentro da espuma e é flexivel fica como original podem ir atras disso que é assim que eles fazem.

aqui no sul nao achei sanfonada nessas medidas, tive que deixar as originais do carro mesmo um pouco amassadas, queria umas novinhas rsrsrs
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza tem a mangueira sanfonada com lado externo de alumínio (eu acho), por fora da mangueira que vai do acumulador conjunto do A/C (garrafa) para o compressor. É a mangueira que passa por cima do radiador. Veio de fábrica com essa mangueira isolada. Já vários Monza sem essa proteção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por vrsilva »

Meu monza antigo que tinha A/C também tinha essa isolação da mangueira que passa por cima do radiador, sempre achei que isso era comum, porém com o tempo ela vai se desfazendo mesmo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder