Isolar ar cond para melhor rendimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por frfavoreto »

Boa dica Carlos, não tinha pensado nesse detalhe da capa de aspiração do ar. Pior que mesmo usando a opção de recirculação do ar interno este passa obrigatoriamente por essa capa do mesmo jeito, absorvendo calor do motor. Vou pensar numa forma de isolar essa parte também.

Um detalhe para essa isolação original (metálica) da mangueira que passa por cima do radiador é que se ela se despedaçar a vibração do motor faz com que ela corte esta mangueira. No meu ela chegou a comer a mangueira num ponto logo acima do radiador, mais um pouco e ela teria causado um rasgo e vazado o gás refrigerante.

Pergunta sobre a capa da aspiração de ar do AC: poderiam me ajudar dizendo quantos parafusos tenho que remover para retirar essa capa e fazer uma limpeza interna? Só deu pra ver 2 deles, um perto do motor do ventilador e outro mais próximo do meio do carro. Como eu duvido que alguém tenha feito essa limpeza anteriormente no meu carro, pretento fazê-la.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
enildo passos jr
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Jan 2012, 21:26
Cidade: Iconha
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por enildo passos jr »

frfavoreto escreveu:Isolei a tubulação fria e percebi uma melhora. Se observarem vão perceber que a ventoinha do radiador sopra ar quente diretamente nessa tubulação fria o tempo todo, daí a necessidade de se isolar termicamente para ter um rendimento melhor.

Usei apenas 2 metros de espuma isolante, a mesma usada em AC residenciais onde o compressor é externo. Custou-me R$1,50 numa loja especializada e deu para isolar desde o compressor até a entrada da caixa evaporadora, na parede corta-fogo.
No caso dessa espuma isolante não seria necessário a outra sanfonada de aluminio cobrindo ela. Digo isto pois por ser uma espuma ela poderia pegar fogo caso ela se soutasse e entrasse em contato com alguma parte quente do motor, já que a tubulação do ar passa muito próximo do coletor do escapamento.
Poucos tem o que muitos desejam
Fotos do meu monza atualizadas
https://plus.google.com/photos/10803417 ... 1051764849
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

bom, no outro monza que eu tinha, a espuma derreteu mas não chegou a pegar fogo. (na parte entre o coletor e o radiador)
coloquei o termômetro dentro da saida do ar do lado do motorista e como a temperatura e umidade no Rj tem variado mto, fica meio difícil um estudo preciso, já que tenho pouco tempo disponível. (trabalho com um Bongo da Kia). Hj vou comprar o material, instalo e tiro mais fotos.
Ontem qnd peguei o carro (que estava no sol) marcava em torno de 34°c.
Estava no Rio Comprido (entre zn e centro do rj) e fui pro Valqueire (zo) com transito bem leve, sem isolamento ainda e mantendo 70/h. O mais frio que chegou (dentro da tubulação) foi 12.8°c. Qnd parava no sinal, a temperatura aumentava RAPIDO pra 14° e ia subindo gradualmente até 19 e pouco. A noite choveu
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

bastante e com a água batendo no condensador gelou bem mais. 6.2°c hehehehehe
93' SL/E completo
2.0 Gas.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por renatovisk »

Leonarjoe 2.0 escreveu:Bom galera, vi uns topicos sobre melhorar o rendimento do ar condicionado do carro colocando uma segunda ventoinha e tal, mas não vi nada sobre isolar as tubulações tanto de baixa (fria) qnt de alta pressão (quente).
Com o carro parado principalmente, as tubulações ganham calor irradiado pelo motor, principalmente a mangueira que sai do compressor (que passa entre o radiador e o coletor de descarga) e o filtro secador (que recebe direto o vento quente da ventuinha e o calor irradiado da mangueira que está logo abaixo dele).
Um amigo meu que trabalhou na Nestlé aqui do Rj me deu um termômetro e eu inclusive queria fazer o teste de temp do ar no cofre do motor com o capu fechado parado e andando e com a parte de tras do capu levantado nas mesmas condições, só que o termômetro só marca até +50°c.
conforme for fzndo vou postando
Leonarjoe, seu amigo trabalhou na Nestlé? Eu trabalho na Nesté Chocolates em Caçapava, na área de Refrigeração. :D

Apenas no isolamento da tubulação o a/c irá ganhar muito em rendimento pela alta temperatura que é naquela região em que passa a tubulação, porém algo que eu não consigo dizer com certeza pois não tenho detalhes de fábrica do sistema de a/c do monza, mas caso o isolamento vir de fábrica e por algum motivo não está ali, tudo bem, mas caso não tiver isolamento de fábrica, eu não aconselho isolar, pois a a/c pode ser ajsutado para trabalhar sem o isolamento, no qual, isolado, em temperaturas ambiente mais baixas, com o a/c ligado, pode acontecer de retornar líquido para o compressor, pois existe o acumualdor que retem o líquido, porém dependendo da quantidade de líquido, pode sim acabar chegando ao compressor.

Abçs
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por frfavoreto »

enildo passos jr escreveu: No caso dessa espuma isolante não seria necessário a outra sanfonada de aluminio cobrindo ela. Digo isto pois por ser uma espuma ela poderia pegar fogo caso ela se soutasse e entrasse em contato com alguma parte quente do motor, já que a tubulação do ar passa muito próximo do coletor do escapamento.
Depois de ler este seu comentário fui dar uma olhada no carro e aconteceu exatamente isto, a espuma que ficou logo a frente do coletor de escape se derreteu! Porém não há risco de incêndio porque esta espuma é anti-chama.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

Bom, esse meu amigo trabalhou na parte de sorvete aqui no rj. não sabia desse retorno de líquido..
a diferença dentro do carro é pouca, mas sensível. vou instalar uma segunda ventoinha dps posto foto de td..

ah, frfavoreto sorte a nossa que é anti chama.. hauhauhauh pq eu tb não sabia que não aguentava o calor da descarga..
de repente, isolando o coletor com aquela manta térmica de fibra, dê pra manter a espuma lá..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Isolar ar cond para melhor rendimento

Mensagem não lida por renatovisk »

Leonarjoe 2.0 escreveu:Bom, esse meu amigo trabalhou na parte de sorvete aqui no rj. não sabia desse retorno de líquido..
a diferença dentro do carro é pouca, mas sensível. vou instalar uma segunda ventoinha dps posto foto de td..

ah, frfavoreto sorte a nossa que é anti chama.. hauhauhauh pq eu tb não sabia que não aguentava o calor da descarga..
de repente, isolando o coletor com aquela manta térmica de fibra, dê pra manter a espuma lá..
Já que vc falou que tem um termômetro a disposição do seu amigo, fica fácil isolar e conferir se terá problemas com retorno de líquido. Apenas comente com seu amigo que ele saberá como fazer já que atua/atuou na área. Peça ajuda para ele para medir o superaquecimento do sistema. Você precisará de um Manifold (manômetros para medir a pressão do sistema) a tabela de evaporação do gás utilizado e um termômetro. Se ele tiver estas ferramentas/materiais fica fácil.
Responder