Isolar ar cond para melhor rendimento
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Isolar ar cond para melhor rendimento
Bom galera, vi uns topicos sobre melhorar o rendimento do ar condicionado do carro colocando uma segunda ventoinha e tal, mas não vi nada sobre isolar as tubulações tanto de baixa (fria) qnt de alta pressão (quente).
Com o carro parado principalmente, as tubulações ganham calor irradiado pelo motor, principalmente a mangueira que sai do compressor (que passa entre o radiador e o coletor de descarga) e o filtro secador (que recebe direto o vento quente da ventuinha e o calor irradiado da mangueira que está logo abaixo dele).
Um amigo meu que trabalhou na Nestlé aqui do Rj me deu um termômetro e eu inclusive queria fazer o teste de temp do ar no cofre do motor com o capu fechado parado e andando e com a parte de tras do capu levantado nas mesmas condições, só que o termômetro só marca até +50°c.
conforme for fzndo vou postando
Com o carro parado principalmente, as tubulações ganham calor irradiado pelo motor, principalmente a mangueira que sai do compressor (que passa entre o radiador e o coletor de descarga) e o filtro secador (que recebe direto o vento quente da ventuinha e o calor irradiado da mangueira que está logo abaixo dele).
Um amigo meu que trabalhou na Nestlé aqui do Rj me deu um termômetro e eu inclusive queria fazer o teste de temp do ar no cofre do motor com o capu fechado parado e andando e com a parte de tras do capu levantado nas mesmas condições, só que o termômetro só marca até +50°c.
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- frfavoreto
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Eu também sempre me questionei sobre isso mas acho que não é atoa que todos os carros com AC são assim, a tubulação fica exposta aos calores do motor. Acredito que isolar a tubulação fria pode ser uma boa idéia mas a quente não porque ela fica quente justamente para dissipar o calor.
Minhas dúvidas são: aonde fica a tubulação fria e qual material poderia ser usado para fazer esse isolamento térmico (aquelas espumas que usa-se em tubulações de AC externo residencial?).
Minhas dúvidas são: aonde fica a tubulação fria e qual material poderia ser usado para fazer esse isolamento térmico (aquelas espumas que usa-se em tubulações de AC externo residencial?).
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A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
isso, eles vendem a espuma de polireutano algo assim cortada com a medida da mangueira que precisa. e se quiser podem por mangueira aluminio sanfoda por cima, meu omega original é assim que vem de fabrica.frfavoreto escreveu:Minhas dúvidas são: aonde fica a tubulação fria e qual material poderia ser usado para fazer esse isolamento térmico (aquelas espumas que usa-se em tubulações de AC externo residencial?).
a quente nunca se deve tampar como o favoreto disse, é um dissipador.
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Isolei a tubulação fria e percebi uma melhora. Se observarem vão perceber que a ventoinha do radiador sopra ar quente diretamente nessa tubulação fria o tempo todo, daí a necessidade de se isolar termicamente para ter um rendimento melhor.
Usei apenas 2 metros de espuma isolante, a mesma usada em AC residenciais onde o compressor é externo. Custou-me R$1,50 numa loja especializada e deu para isolar desde o compressor até a entrada da caixa evaporadora, na parede corta-fogo.
Usei apenas 2 metros de espuma isolante, a mesma usada em AC residenciais onde o compressor é externo. Custou-me R$1,50 numa loja especializada e deu para isolar desde o compressor até a entrada da caixa evaporadora, na parede corta-fogo.
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Antes de isolar a tubulação eu isolaria a capa de entrada do A/C. Aquela de metal onde vai o motor da ventoinha de ventilação. Repare que outros veículos como Diplomata, Omega e S-10/Baser executive a entrada (caixa) é isolada.
Repare que no Monza e Kadett que não conta com esse isolamento, se abrir a entrada de ar depois do motor quente vem um calor muito grande até ser amenizado pela circulação da ventilação ou do A/C ligado.
Repare também que com com o motor bem aquecido, essa capa fica muito quente.
Eu mesmo já até pensei em fazer esse isolamento, com mesmo material dos carros citados. O problema é encontrar e fazer de forma que não pareça gambiarra.
Abs,
Carlos Freire
Repare que no Monza e Kadett que não conta com esse isolamento, se abrir a entrada de ar depois do motor quente vem um calor muito grande até ser amenizado pela circulação da ventilação ou do A/C ligado.
Repare também que com com o motor bem aquecido, essa capa fica muito quente.
Eu mesmo já até pensei em fazer esse isolamento, com mesmo material dos carros citados. O problema é encontrar e fazer de forma que não pareça gambiarra.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
a "mangueira espuma" especial pra AC se acha facil ja cortada e na bilota correta, facilmente se faz esse serviço encapando a mangueira. e pra nao ficar gambiarra ou adaptaçao é so colocar a mangueira sanfonada de aluminio tambem com rasgo. ela forma pressao depois de moldada dentro da espuma e é flexivel fica como original podem ir atras disso que é assim que eles fazem.
aqui no sul nao achei sanfonada nessas medidas, tive que deixar as originais do carro mesmo um pouco amassadas, queria umas novinhas rsrsrs
aqui no sul nao achei sanfonada nessas medidas, tive que deixar as originais do carro mesmo um pouco amassadas, queria umas novinhas rsrsrs
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
No meu Monza tem a mangueira sanfonada com lado externo de alumínio (eu acho), por fora da mangueira que vai do acumulador conjunto do A/C (garrafa) para o compressor. É a mangueira que passa por cima do radiador. Veio de fábrica com essa mangueira isolada. Já vários Monza sem essa proteção.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Isolar ar cond para melhor rendimento
Meu monza antigo que tinha A/C também tinha essa isolação da mangueira que passa por cima do radiador, sempre achei que isso era comum, porém com o tempo ela vai se desfazendo mesmo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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