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Dúvida com o marcador de temperatura

Enviado: 11 Ago 2012, 14:06
por Diego Tubarão
Boa tarde amigos monzeiros.
Estou com uma dúvida em relação ao marcador de temperatura do meu monza hatch 1982.
Quando eu comprei ele o antigo dono falou que o marcador não estava funcionando, mas na verdade era o chicote que não estava conectado no termostato.
Então quando decidi dar uma geral no sistema de arrefecimento do carro acabei resolvendo esse primeiro problema,mas logo em seguida veio outro problema.
A ventoinha do carro parou de funcionar e eu comecei uma cassada sem fim procurando o que havia acontecido, já que eu só tinha tirado a agua suja, limpado o reservatório e colocado agua limpa.
Acabei trocando fusiveis e o cebolão e consegui fazer funcionar de novo, mas ficou um detalhe que não sei se é certo ou não. :smt017
A ventoinha está armando depois do meio do marcador de temperatura. Tentando explicar exatamente onde está armando, considere a escala começando do meio do marcador até o começo da marca vermelha, a ventoinha está armando bem na metade entre os dois. Ou seja quase chegando no vermelho e está desarmando no meio do marcador de temperatura.
Espero não ter confundido a todos. :smt021

A minha dúvida é: esta certo ou errado essa marcação? Pode ser algum problema com o chicote que estava sem uso? :?:
Só para especificar o trabalho que foi feito eu usei o cebolão marcando 93º-87º, não estou usando aditivo, a água está no nível normal e os fusiveis que troquei comprei todos com as especificações do manual.

Já fiz uma pesquisa aqui no forum e não consegui achar uma informação que tirasse minha duvida já que o painel do meu carro é aquele simples e eu achei topicos usando como exemplo o painel mais completo com conta giros. :smt024

Outra duvida que também tenho é a seguinte: Na hora que fui fazer a troca do cebolão não prestei a atenção na posição dos conectores onde eram encaixados.
Quando estava testando para saber se ia acionar a ventoinha o carro chegou perto da escala vermelha e não armou e eu desliguei o carro e decidi inverter os conectores do cebolão. na ora que girei o contato a ventoinha armou na mesma ora e eu fui conferi se não estava invertida a ventilação ou algo do tipo e estava tudo certinho. Então eu liguei o carro e deixei acionar a ventoinha mais 3 vezes para garantir que tudo funcionava normal e aí que apareceu minha 1ª duvida.
A Questão agora é a seguinte: Os conectores do cebolão tem encaixe certo ou tanto faz onde ligar cada um?
Se tem posição correta qual é? :?:

Peço desculpas pelo grande texto e agradeço desde já a ajuda de todos.
Obrigado e bom fim de semana. :smt023

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Enviado: 11 Ago 2012, 18:01
por Carlos A. Freire
O interruptor de temperatura (cebolão) não tem polaridade. É uma chave e quando acionada será como colocar um jumper de um lado ao outro.

Se o motor estiver funcionado corretamente, junto com seus sensores adequados, o marcador do painel deve chegar até o 1/2 de escala, ligar a ventoinha, descer a próximo de 1/4 de escala e desligar a ventoinha.

Recomendo que meça a temperatura de trabalho do seu Monza antes de trocar qualquer componente, e assim avaliar se o problema é no arrefecimento do motor ou do marcador do painel.

Eu contribui com este fórum enviando um manual de reparações do Monza 83, podendo ser utilizado para modelos de 83 a 86.
Neste manual, na página 36 do pdf ( 6C-02) indica a temperatura de trabalho do interruptor de temperatura, que deve ligar entre 90-93ºC e desligar entre 85-90ºC. A diferença entre ligar e desligar deve ser entre 3-8ºC.

Na página 37 do pdf (6C-03), indica o teste e temperatura de trabalho da válvula termostática.

A VT tem início de abertura entre 83-87ºC para motores gasolina e 93-97 e abertura total entre 93-97ºC para motores álcool, e abertura total aos 97ºC para motores gasolina e 107ºC para motores álcool.


Com termômetro de "mira laser" faça as medições de temperatura e assim terá as conclusões de onde está o problema. Se no motor estiver dentro dos padrões o erro pode estar no sensor de temperatura ou no painel. Sendo no painel é só aferi-lo.

Abs,

Carlos Freire

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Enviado: 11 Ago 2012, 18:12
por Diego Tubarão
Boa tarde amigos.
Primeiramente gostaria de agradecer ao profº Carlos Freire pelo detalhamento nas explicações.
Bom, falando sobre esse problema que me fez criar esse tópico apareceram novidades a príncipio boas.
Agora a tarde deixei o carro parado por mais ou menos 3 horas e quando fui ligá-lo novamente ele pegou e rapidamente chegou a temperatura normal de trabalho (levando em consideração que é a alcool) e então o ponteiro do marcador de temperatura começou a subir normalmente e para minha surpresa a ventoinha armou no lugar certo (alguns milimetros acima do meio, coisa pouca) e desarmou um pouco antes da metade do marcador. Deixei a ventoinha armar mais uma vez para ter certeza que estava armando na temperatura certa e novamente armou tranquilo. Não sei o que aconteceu mas o bom é que está marcando certo de novo.
Se alguem quiser opinar sobre o ocorrido pode ficar a vontade, mas inicialmente meu problema se resolveu.
Obrigado.

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Enviado: 11 Ago 2012, 18:16
por Diego Tubarão
Amigo Carlos Freire se não for pedir muito poderia me mandar o link onde você postou esse manual de reparações do monza 83 porque eu já dei uma procurada e não estou conseguindo achar.
Agradeço desde já toda a ajuda.
Obrigado.

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Enviado: 12 Ago 2012, 09:01
por Carlos A. Freire
Diego Tubarão escreveu:Amigo Carlos Freire se não for pedir muito poderia me mandar o link onde você postou esse manual de reparações do monza 83 porque eu já dei uma procurada e não estou conseguindo achar.
Agradeço desde já toda a ajuda.
Obrigado.

Está na seção: manuais, reportagens e especificações técnicas;
Pasta: manuais do Monza para Download;
Título: Manuais de reparações do Monza 82 ~ 86

O link:Manual de reparações Monza 1982~1986 => http://www.4shared.com/file/126527630/7 ... za_82.html

Abs,

Carlos Freire