Tb li a respeito de uma linha de baixa pressão e uma linha de alta pressão, o sistema de AC tem pressões distintas em locais distintos ?
A linha de baixa pressão é a linha com tubulações de maior diâmetro, antes do compressor, onde o gás circula em forma de gás mesmo.
Já na linha de alta pressão, depois do compressor, o gás circula com maior pressão e em forma líquida. Por isso as tubulações de menor diâmetro nesta parte do sistema (líquido ocupa menos espaço que gás)
Mesmo com tudo parado existe pressão no sistema (pressão residual).
Qto a desligar o compressor com essa rotação informada por vc, está errado, pois 75% da posição da borboleta de aceleração provoca muito maior rotação que isso, é 3/4 da rotação do motor. Claro que isso varia de acordo com a carga no motor, mas acho que o problema de desligamento tem a ver com irregularidades na quantidade de gás, como comentou o Carlos Freire.
Não seria lógico que o sistema ficasse 'mais eficiente que o original' depois de uma recarga de gás.
Estou com meu ar condicionado parado há dois anos (e olha que aqui no Rio não dá pra se andar sem ar) porque não encontrei nenhuma oficina confiável. Além disso, meu carro usa o R-12, que quase ninguém mais tem. E não vou gastar uma grana preta trocando todo o sistema... :smt010
Acho que ar condicionado pra mim só qdo o Monza for pra vala e eu comprar um carro novo.
Não troco meu Monza nem por um 96...o carro está muito bom, e até da cor dele eu gosto demais.
Nota: uma literatura que eu tenho aqui sobre ar condicionado diz que, com motor parado, as linhas de baixa e de alta pressão devem ficar com indicação igual, em torno de 5,5 Bar (80 PSI). Essas medidas se aplicam a sistemas com gás R-12, mas os com R-134 não devem fugir muito disso.
Se estiverem abaixo de 5 Bar, falta gás no sistema.
Acima de 6 Bar existe excesso de gás no sistema.
Essa é a forma que a maioria dos reparadores usa, coloca gás no sistema até que as pressões de baixa e de alta fiquem dentro dos parâmetros.
Depois funcionam compressor e verificam como ficam as pressões em baixa e em alta rotação do motor. No Monza, qdo a pressão no condensador atinge 220, se não me engano, o eletroventilador do radiador é acionado na alta velocidade.
Durante todo o tempo em que o ar condicionado está funcionando, o eletroventilador gira em baixa velocidade, independente da temp. do motor.
Qdo o compressor fica pouco tempo acoplado e tempo normal desacoplado, indica evaporador entupido.
Qdo o compressor fica pouco tempo acoplado e muito tempo desacoplado, indica tubo (válvula palito) entupido.
Qdo o compressor fica pouco tempo acoplado e pouco tempo desacoplado, indica pouco gás no sistema.
Ah, uma indicação de pouco gás no sistema é a formação de gelo no acumulador (também chamado de filtro secador por muitos reparadores).
Abs