RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Julio Cesar escreveu:
"acho que vc não me entendeu do jeito que tá hj ele desarma perto de 2500RPM"
Acho que vc é que não entendeu minha resposta. Eu disse que seu compressor está desarmando numa rotação muito baixa, e que o sistema que desarma o compressor em casos de pisadas de acelerador atua a 75% da posição do acelerador, que é bem mais que 2.500.
vi que tem dois pontos de medição um antes e outro depois da 'garrafa acumulador', então o reparador deve medir ambas as pressões individualmente?
Na verdade é um ponto antes e outro depois do COMPRESSOR, já que é esse componente que aumenta a pressão do gás.
Se vc observou o mecânico trabalhando, deve ter notado que ele usa 2 manômetros, que são lidos simultâneamente e são ligados por duas mangueiras, uma numa tomada do acumulador e outro numa tomada na linha de alta pressão, perto do coxim direito do motor. Nesses pontos existem duas capinhas plásticas, que protegem duas válvulas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por RAMIREZ »

OLÁ AMIGOS, CONSEGUI RESOLVER O MEU PROBLEMA, DEPOIS DE QUEBRAR MUITO A CABEÇA HOJE EU ACORDEI DECIDIDO A DESVENDAR ESSE MISTÉRIO, BOM VAMOS LÁ.
QUANDO SE ACELERAVA O MOTOR E A BORBOLETA ATINGIA 75%, UM FIO NEGATIVO QUE CHEGA ATÉ O RELÉ DO COMPRESSOR ERA INTERROMPIDO FAZENDO O MESMO PARAR, O SENSOR DE BORBOLETA CORTAVA O SINAL DESSE FIO, ENTÃO EU LIGUEI UM NEGATIVO PERMANENTE NESSE FIO QUE PERDIA O SINAL, ASSIM QUANDO O SENSOR DE BORBOLETA CORTASSE O SINAL JA TERIA OUTRO FIO LIGADO MANTENDO O SINAL E DEIXANDO O COMPRESSOR ARMADO. O NEGATIVO QUE USEI FOI DE UM RELÉ BEM DO LADO DO PROPRIO RELÉ DO COMPRESSOR, FIO MARROM, USEI UMA LAMPADA DE TESTE E UM MULTI-TESTE.

VALEU AMIGOS ...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sensor de borboleta não corta sinal algum. Quem monitora esse sinal é a UCE. Se ligou o fio direto, desabilitou esse monitoramento da UCE, deixando de atuar quando necessário, que seria uma situação de emergência. Ou seja, quando precisamos fazer uma ultrapassagem e o motor precisa "encher" rapidamente a UCE desativa o compressor para que o motor ganhe giro rapidamente, saia da situação de risco e depois ativa novamente o compressor.

Verifique se essa alteração não está afetando os pressostatos de proteção, pois aí o risco é de danificar todo sistema, pois se confirmado, seus circuitos de proteção (pressostatos) deixarão de proteger o sistema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Ramirez
Se seu compressor desarmava qdo motor atingia 2500 RPM, como vc escreveu lá em cima, acho que vc não resolveu o problema, e sim fez uma gambiarra que pode afetar o sistema de ar condicionado e até destruir algum componente.
O compressor desarma por vários motivos. Um deles é qdo se pisa fundo, outro é qdo a pressão do sistema atinge determinado valor.
Como bem disse o Carlos Freire, esse fio terra inserido no sistema pode ter implicações desagradáveis no futuro.
Além, disso, tem mais coisas interligadas ao sensor de posição da borboleta, como o 'cut-off', por exemplo.
Modificar o sistema sem um estudo apurado pode trazer dores de cabeça.

Abs e boa sorte.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Boa Tarde Amigos Luiz Carlos e Carlos Freire !

Bom como vc´s sabem tive que fazer uma manutenção no meu sistema de AC pq rachou a mangueira de alumínio que vai embaixo do radiador, e após consertar isso o sistema armava e desarmava (ciclagem) o compressor duas vezes a cada 10 segundos.

Vc´s amigos me disseram que era pouco gás no sistema, e acertaram NA MOSCA ! Fui em outra oficina de manutenção de AC pedir uma segunda opinião e fazer questionamentos sobre o 'pesar o gás'.... Queria saber se o cara tinha noção do que deveria fazer no carro!
O pior de tudo, é que cheguei no novo reparador e ele queria DISCUTIR comigo que não precisava pesar o gás, então perguntei pra ele como vc vai saber se entrou 700gramas de gás ?
Ele ficou quieto... Ai falei bem assim, mas de modo bem educado, 'Amigo eu estou pagando para vc fazer o serviço do jeito que eu quero, algum problema com isso?'...... Ele respondeu 'Nenhum problema amigo vamos pesar o gás então !'
Ai ei fiquei feliz ! E falei pra ele que se ele tiver dúvidas sobre o sistema de AC dos monza, procurar e se registrar no site Monzeiros.com
=D
Após ele tirar todo o gás antigo, colocar o novo, pesando exatas 700 Gramas de gás R134A, ligamos o carro e adivinha?
Não desarmou mais amigos !!! Rodei com o carro normalmente, gelando de passar frio, rs rs, e agora o compressor somente disarmar quando eu 'soco o pé'
Gostaria de deixar o meu agradecimento (pela 35º vez, rs rs) aos amigos Carlos Freire e Luis Carlos que me deram dicas muito importantes de como deve funcionar o AC do Monza.
Sem vc´s amigos, eu estaria numa m.e.r.d.a sem tamanho, pq nenhum profissional aqui da minah região é bom pra darmanutenção em AC de Monza!
SIMMMMM Monza do LEDO gelando mais que geladeira !!!!
E Graças a vc´s !!!
Obrigado !!
LEDO
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Amigo vc estava errado !

Mesmo com pouco gás o AC gela muito bem!!

O meu caso tinah pouco gás no sistema, devia ter pouco mais de 300 gramas, gelava bem, mas desarmava direto!

O seu problema era, muito provavelmente, pouco gás no sistema, se o pessoal que fez a recarga nã opesou o gás, já era nã ofica bom.

Vc não resolveu o problema, vc fez uma gambiarra para mascará-lo.

Boa sorte com o seu Monza !
RAMIREZ escreveu:SALVE GALERA!!!
A algum tempo atrás o monza não estava acionando a ventuinha quando ligava o ar cond, aí o eletricista colocou um relé auxiliar para controlar a ventuinha e tudo ok, fiquei um bom tempo usando o relé, aí o relé começou a aquecer de tal forma que chegou a derreter, fui pra ofcina e o eletricista descobriu que os fusíveis estavam isolados por uma crósta de sujeira,o que estava fazendo a ventuinha não ligar, coloquei fusíveis e relés novos e resolvido... Agora surgiu um fato novo, percebi que quando acelero o carro com o ar cond ligado o relé do ar desarma e logo que tiro o pé arma novamente, se eu ligar o ar e deixar o carro em lenta o ar funciona normalmente sem desligar um nenhum momento, isso acontece com o carro parado ou andando, no gnv ou gasolina, pesquisei muito aki no fórum e nada.
No começo achei que pudesse ser defeito de relés, mas troquei todos de posição e nada, até pensei que pudesse ser uma coisa normal do carro já que se tem certa perda de potencia do motor com ar ligado, ou seja, se vc precisar fazer uma ultrapassagem por exemplo, desliga-se a ar pra se ter mais força, o relé esta fazendo exatamente isso, se precisa andar um pouco mais rápido ele desliga o ar, só que sempre usei o ar e nunca percebi esse detalhe, e de certa forma já estou até me imcomodando com o barulho do relé armando e desarmando sempre que piso, na busca sobre isso que fiz no fórum, vi muito sobre falta de gas o que não é meu caso, senão o ar não estaria tão gelado e desarmaria sozinho também.Só desarma se acelerar...

Desde já agradeço a todos.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

Quase um ano depois do ultimo post, vai o gordinho ressuscitar o tópico xD
Seguinte, pessoal.
O meu Classic SE 2.0, carburado, ta com um problema parecido.
A menos de 2 anos, eu fiz um reparo grande no meu AC, troquei muitas mangueiras, filtro secador (é aquela garrafona metalica ne?), compressor (puz um recondicionado, o original ja estava muito prejudicado e vazando pelo eixo).
Primeira coisa que reparei é que ele não está gelando lá essas coisas... e segundo, a pouco tempo ele começou a desarmar com qualquer acelerada mais forte... chegou perto de 2000 RPM, escuto o relê estalar e o bixo recupera a rotação (como se o ar tivesse desligado naquele momento).
O quê será que está acontecendo?
Agradeço desde já as dicas.
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Deve ter algum vazamento ainda... Ou o gás refrigerante está abaixo da quantidade recomendada ou ainda o pressostato de alta ou baixa estão com problemas....

Ao fazer a manutenção, trocou todos os orings de vedação da tubulação ?

Boa sorte, pesquise no fórum, tem vários tópicos sobre esse sintoma...
Roberto Marinho escreveu:Quase um ano depois do ultimo post, vai o gordinho ressuscitar o tópico xD
Seguinte, pessoal.
O meu Classic SE 2.0, carburado, ta com um problema parecido.
A menos de 2 anos, eu fiz um reparo grande no meu AC, troquei muitas mangueiras, filtro secador (é aquela garrafona metalica ne?), compressor (puz um recondicionado, o original ja estava muito prejudicado e vazando pelo eixo).
Primeira coisa que reparei é que ele não está gelando lá essas coisas... e segundo, a pouco tempo ele começou a desarmar com qualquer acelerada mais forte... chegou perto de 2000 RPM, escuto o relê estalar e o bixo recupera a rotação (como se o ar tivesse desligado naquele momento).
O quê será que está acontecendo?
Agradeço desde já as dicas.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder