RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por RAMIREZ »

SALVE GALERA!!!
A algum tempo atrás o monza não estava acionando a ventuinha quando ligava o ar cond, aí o eletricista colocou um relé auxiliar para controlar a ventuinha e tudo ok, fiquei um bom tempo usando o relé, aí o relé começou a aquecer de tal forma que chegou a derreter, fui pra ofcina e o eletricista descobriu que os fusíveis estavam isolados por uma crósta de sujeira,o que estava fazendo a ventuinha não ligar, coloquei fusíveis e relés novos e resolvido... Agora surgiu um fato novo, percebi que quando acelero o carro com o ar cond ligado o relé do ar desarma e logo que tiro o pé arma novamente, se eu ligar o ar e deixar o carro em lenta o ar funciona normalmente sem desligar um nenhum momento, isso acontece com o carro parado ou andando, no gnv ou gasolina, pesquisei muito aki no fórum e nada.
No começo achei que pudesse ser defeito de relés, mas troquei todos de posição e nada, até pensei que pudesse ser uma coisa normal do carro já que se tem certa perda de potencia do motor com ar ligado, ou seja, se vc precisar fazer uma ultrapassagem por exemplo, desliga-se a ar pra se ter mais força, o relé esta fazendo exatamente isso, se precisa andar um pouco mais rápido ele desliga o ar, só que sempre usei o ar e nunca percebi esse detalhe, e de certa forma já estou até me imcomodando com o barulho do relé armando e desarmando sempre que piso, na busca sobre isso que fiz no fórum, vi muito sobre falta de gas o que não é meu caso, senão o ar não estaria tão gelado e desarmaria sozinho também.Só desarma se acelerar...

Desde já agradeço a todos.
Editado pela última vez por RAMIREZ em 05 Jul 2012, 23:42, em um total de 2 vezes.
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Boa noite!

Esse relato me parece ser baixa quantidade de gás do sistema do ar condicionado. Quando o compressor acelera. o gas expande e o pressostato de baixa atua e desliga o ar. Verifica como está a pressão do gas.

Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
lucaspogg
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 456
Registrado em: 14 Out 2011, 18:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por lucaspogg »

nao é o sistema que desarma pra poder liberar potencia para o motor?
ele desarma só com uma encostadinha no acelerador ou quando ta com o pé no fundo?
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:39
Cidade: Mandaguari
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

lucaspogg escreveu:nao é o sistema que desarma pra poder liberar potencia para o motor?
ele desarma só com uma encostadinha no acelerador ou quando ta com o pé no fundo?
Só quando pisa fundo, pois o sistema funciona à vácuo. Primeiramente, messa o pressão do gás. Se estiver ok, então procure vazamento no sistema de vácuo. Faça o seguinte: ligue o ventilador, apenas para ventilar pelos difusores e ouça o funcionamento do ventilador com o carro em movimento. Acelere um pouco mais forte e veja se o ventilador desliga. Se desligar, então é o sistema de vácuo. Se não desligar, então verifique o gás do sistema do ar condicionado.

Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A descrição do problema deixa dúvidas sobre o que está realmente ocorrendo.
Qdo se acelera o carro (borboleta do TBI 75 % aberta...se não me falha a memória), o que desliga não é o ar condicionado todo, é só o compressor que desacopla (por 10 segundos, se não me engano).
O compressor é que rouba potência do motor.
Nessa situação a ventilação continua operando.
Se qdo se acelera pára tudo, inclusive a ventilação, aí a coisa pode ser outra.
Sei que qdo o alternador para de gerar pára tudo, inclusive a ventilação.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Afirmativo, só quando pisa fundo, se eu for acelerando devagar o relé não desarma, agora se pisar rapido e tira o pé, mesmo que seja por meio segundo, dá pra ouvir o relé desatracando, hoje eu observei o compressor no momento em que pisa fundo e vi que na hora que ele desarma , da um salavanco violento e percebi que as buchas dele estão largas. de dentro do carro quando o relé desarma , da pra ouvir um barulhinho que o sistema de vacuo faz, um barulho tipo um sopro, um zunido que vai diminuindo,isso quer dizer vazamento? é o mesmo que se ouve quando se desliga o ar cond na alavanca dele, mas quando pára o ar na alavanca a ventilação tambem pára, e quando o relé desliga o compressor, a ventilação continua, .. como é que ele deve funcionar, não é pra fazer barulho nenhum... de qq forma amanha to de folga e vou verificar o nivel do gas. Falando em gas, quais são as medidas que tem que marcar no manometro, é porque eu sempre observo quando o tecnico esta fazendo algum procedimento, só pra garantir e aprender mais...

valeu galera.
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Alo galera ,,, me perdoem por ter demorado tanto pra postar, é que eu estava me mudando pra outro endereço e fiquei sem internet e o monza tambem deu problema de bateria mas ja resolvido.
voltando pro relé, hoje eu fiz o seguinte teste, retirei a tomada do sensor de borboleta e liguei o ar cond, o problema sumiu embora tenha acendido a luz de anomalia no painel, comprei um sensor novo coloquei e o problema continuou, pelo menos descobri quem está cortando o sinal do relé do ar... porque será que tá acontecendo isso!!!
ah, a pressão do gas está ok, levei na oficina pra ver, quanto ao relé ninguem soube resolver.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Olá amigos !

Eu não queria criar um novo tópico visto que este aqui do amigo tem um problema muito similar ao meu.. Fiz algumas pesquisas no forum a procura de informações sobre o meu AC, e encontrei muita coisa mas gostaria de confirmar essas informações.

Enfim vamos lá. O meu Monza tem AC de fábrica e sempre funcionou muito bem. Só para constar quando eu ligava o AC ele nunca desarmava rodando com o carro normalmente, somente desarmava quando eu 'socava o pé' (75% da borboleta aberta).

A algum tempo rachou a minha mangueira de alumínio do AC. Vazou o gás. Esse sábado levei o carro para reparar a mangueira e o serviço foi feito de acordo, inclusive aonde rachou ela foi colocado uma de borracha de alta pressão, agora quando o cofre 'trabalha' devido À aceleração/desaceleração o sistema não torce junto.

Tb fiz um reparo no radiador, tinha vazamento na lateral e foi trocado toda a peça de plástico do lado esquerdo do radiador, incluindo nova limpeza do sistema de arrefecimento. O reparo do radiador e limpeza saiu 70R$.

Além disso foi substituida a Valvula Termonstática (Ainda original GM e com 110 Mil KM) por uma original Siemens de mesma especificação da GM 92ºc @ 107ºc. Esta teve um custo de 65 R$.

Dados técnicos que encontrei ao pesquisar sobre AC do meu Monza 96/96

Tipo do Gás: R134a (o meu carro não usa R12, e sim R134a de fábrica)
Quantidade de gás R134a : 700 gramas
Pressão máxima : Entre 180psi e 280 psi
Pressão mínima : Entre 25psi e 40psi

Tb li a respeito de uma linha de baixa pressão e uma linha de alta pressão, o sistema de AC tem pressões distintas em locais distintos ?

Após reparar a mangueira o profissional colocou o gás no sistema e pressão atrávesde um pequeno aparelho elétrico. Ao ligar o sistema de AC, na marcha lenta e na posição NORMAL da chave seletora , tudo funcionou muito bem, inclusive o AR tá gelando muito mais do que anteriormente. Este serviço saiu 260 R$.

Agora vem o problema. O carro na lentao AC funciona normal. Mas ao dar uma pequeno acelerada no carro (1500 RPM à 2500 RPM) o ralê já desarma na hora. Escuto de dentro do carro o clic do relê, e sinto no acelerador que o compressor desarma e arma.

Em questão de 10s +- o relê desarma e arma 2 vezes. Cara é um saco andar com o carro assim! Liguei pro reparador e ele falou que isso é normal, pq o Compressor tá gelando MUITO e desliga sozinho para manter a temnperatura, essa informação confere?

Quando o compressor gela DEMAIS ele fica ligando e desligando o sistema? Não acho que isso está correto não. Não confio nele e preciso da opinião de vcs amigos Monzeiros. Ele tb não usou uma balança para 'pesar' o gás que foi para o sistema, vi nas minhas pesquisas que o gás é pesado para identificar que entrou 700 gramas no sistema.

O carro na marcha lenta NÃO DESARMA o AC, somente andando e ao dar uma leve acelerada o relê desarma.
Por favor alguem poderia me confirmar esses valores de pressão máxima e mínima do sistema de AC? Máxima entre 180psi e 280psi e mínima entre 25psi e 45 psi seria isso?

Hj ao chegar em casa vou substituir o Relê do AC por um reserva que tenho para ver se o problema é o relê.

Vou levar o carro para medir esses valores de pressão tb mas preciso deles precisos pq em diversos tópicos achei informações conflitantes.

Um detalhe, o AC tá gelando MUITO. Mesmo desarmando 2 vezes a cada 10s o AC gela de passar frio pessoal. Tá funcionando sim o AC e MUITO BEM no quesito temperatura, mas o sistema desarmando assim não me parece certo.

Ah sim, o reparador apenas reparou a mangueira do AC e colocou gas no sistema, não fez mais nada que pudesse prejudicar algo.

No total gastei 260R$ do AC, 75R$ do Radiadorreparado e 65R$ da V.T. Total da manutenção do Monza 400 R$ !!!!! D=

Não me importo em arrumar ele, mas tem que ficar do jeito certo! Agora a temp de operação dele Carlos Freire é normal, como conversarmos a algum tempo. Tb havia arrumado a algum tempo o relê do 1º estágio da ventoinha que estava trancado e não armava, somente armava o 2º estágio.

Muito obrigado senhores eu sem vc´s eu seria um coco mole de tão burro!

O meu carro tá ficando show pessoal, uma máquina que me parece estar ficando cada vez mais confiável, graças a vc´s amigos !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 14 Ago 2012, 13:48, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder