RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Boa Tarde Amigos Luiz Carlos e Carlos Freire !

Bom como vc´s sabem tive que fazer uma manutenção no meu sistema de AC pq rachou a mangueira de alumínio que vai embaixo do radiador, e após consertar isso o sistema armava e desarmava (ciclagem) o compressor duas vezes a cada 10 segundos.

Vc´s amigos me disseram que era pouco gás no sistema, e acertaram NA MOSCA ! Fui em outra oficina de manutenção de AC pedir uma segunda opinião e fazer questionamentos sobre o 'pesar o gás'.... Queria saber se o cara tinha noção do que deveria fazer no carro!
O pior de tudo, é que cheguei no novo reparador e ele queria DISCUTIR comigo que não precisava pesar o gás, então perguntei pra ele como vc vai saber se entrou 700gramas de gás ?
Ele ficou quieto... Ai falei bem assim, mas de modo bem educado, 'Amigo eu estou pagando para vc fazer o serviço do jeito que eu quero, algum problema com isso?'...... Ele respondeu 'Nenhum problema amigo vamos pesar o gás então !'
Ai ei fiquei feliz ! E falei pra ele que se ele tiver dúvidas sobre o sistema de AC dos monza, procurar e se registrar no site Monzeiros.com
=D
Após ele tirar todo o gás antigo, colocar o novo, pesando exatas 700 Gramas de gás R134A, ligamos o carro e adivinha?
Não desarmou mais amigos !!! Rodei com o carro normalmente, gelando de passar frio, rs rs, e agora o compressor somente disarmar quando eu 'soco o pé'
Gostaria de deixar o meu agradecimento (pela 35º vez, rs rs) aos amigos Carlos Freire e Luis Carlos que me deram dicas muito importantes de como deve funcionar o AC do Monza.
Sem vc´s amigos, eu estaria numa m.e.r.d.a sem tamanho, pq nenhum profissional aqui da minah região é bom pra darmanutenção em AC de Monza!
SIMMMMM Monza do LEDO gelando mais que geladeira !!!!
E Graças a vc´s !!!
Obrigado !!
LEDO
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Amigo vc estava errado !

Mesmo com pouco gás o AC gela muito bem!!

O meu caso tinah pouco gás no sistema, devia ter pouco mais de 300 gramas, gelava bem, mas desarmava direto!

O seu problema era, muito provavelmente, pouco gás no sistema, se o pessoal que fez a recarga nã opesou o gás, já era nã ofica bom.

Vc não resolveu o problema, vc fez uma gambiarra para mascará-lo.

Boa sorte com o seu Monza !
RAMIREZ escreveu:SALVE GALERA!!!
A algum tempo atrás o monza não estava acionando a ventuinha quando ligava o ar cond, aí o eletricista colocou um relé auxiliar para controlar a ventuinha e tudo ok, fiquei um bom tempo usando o relé, aí o relé começou a aquecer de tal forma que chegou a derreter, fui pra ofcina e o eletricista descobriu que os fusíveis estavam isolados por uma crósta de sujeira,o que estava fazendo a ventuinha não ligar, coloquei fusíveis e relés novos e resolvido... Agora surgiu um fato novo, percebi que quando acelero o carro com o ar cond ligado o relé do ar desarma e logo que tiro o pé arma novamente, se eu ligar o ar e deixar o carro em lenta o ar funciona normalmente sem desligar um nenhum momento, isso acontece com o carro parado ou andando, no gnv ou gasolina, pesquisei muito aki no fórum e nada.
No começo achei que pudesse ser defeito de relés, mas troquei todos de posição e nada, até pensei que pudesse ser uma coisa normal do carro já que se tem certa perda de potencia do motor com ar ligado, ou seja, se vc precisar fazer uma ultrapassagem por exemplo, desliga-se a ar pra se ter mais força, o relé esta fazendo exatamente isso, se precisa andar um pouco mais rápido ele desliga o ar, só que sempre usei o ar e nunca percebi esse detalhe, e de certa forma já estou até me imcomodando com o barulho do relé armando e desarmando sempre que piso, na busca sobre isso que fiz no fórum, vi muito sobre falta de gas o que não é meu caso, senão o ar não estaria tão gelado e desarmaria sozinho também.Só desarma se acelerar...

Desde já agradeço a todos.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

Quase um ano depois do ultimo post, vai o gordinho ressuscitar o tópico xD
Seguinte, pessoal.
O meu Classic SE 2.0, carburado, ta com um problema parecido.
A menos de 2 anos, eu fiz um reparo grande no meu AC, troquei muitas mangueiras, filtro secador (é aquela garrafona metalica ne?), compressor (puz um recondicionado, o original ja estava muito prejudicado e vazando pelo eixo).
Primeira coisa que reparei é que ele não está gelando lá essas coisas... e segundo, a pouco tempo ele começou a desarmar com qualquer acelerada mais forte... chegou perto de 2000 RPM, escuto o relê estalar e o bixo recupera a rotação (como se o ar tivesse desligado naquele momento).
O quê será que está acontecendo?
Agradeço desde já as dicas.
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Deve ter algum vazamento ainda... Ou o gás refrigerante está abaixo da quantidade recomendada ou ainda o pressostato de alta ou baixa estão com problemas....

Ao fazer a manutenção, trocou todos os orings de vedação da tubulação ?

Boa sorte, pesquise no fórum, tem vários tópicos sobre esse sintoma...
Roberto Marinho escreveu:Quase um ano depois do ultimo post, vai o gordinho ressuscitar o tópico xD
Seguinte, pessoal.
O meu Classic SE 2.0, carburado, ta com um problema parecido.
A menos de 2 anos, eu fiz um reparo grande no meu AC, troquei muitas mangueiras, filtro secador (é aquela garrafona metalica ne?), compressor (puz um recondicionado, o original ja estava muito prejudicado e vazando pelo eixo).
Primeira coisa que reparei é que ele não está gelando lá essas coisas... e segundo, a pouco tempo ele começou a desarmar com qualquer acelerada mais forte... chegou perto de 2000 RPM, escuto o relê estalar e o bixo recupera a rotação (como se o ar tivesse desligado naquele momento).
O quê será que está acontecendo?
Agradeço desde já as dicas.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
wittica
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Abr 2016, 08:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por wittica »

Meu Monza 90 está com o ar gelando muito, o filtro secador escorre água... rsrs! Mas é pisar no acelerador e ficar desarmando e armando sem parar...
Já mediu gás... tudo normal... Alguém já teve problema semelhante e resolveu?
Yuritjm
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Fev 2020, 22:48
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Yuritjm »

Estou com esse defeito levei num técnico muito recomendado e trabalha bem, trocou todos orings e selos do compressor, mangueiras novas, ele fica armado em marcha lenta se ir acelerando depois de 1500rpm chegando a 2000rpm o compressor desarma. Toda hora fica aquele click na caixa de fusivel, voltei no cara do AC, ele verificou a pressão tudo ok, sai com carro e continuou o arma e desarma, voltei nele de novo ai ele fez um jump no pressostato de baixa e continuou... Ele disse que o problema é injeção e não no sistema de AC..
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por dutra s a »

Os modelos com ar condicionado de fábrica possuem um sistema de desarme ao precisar de mais potência no motor, portanto, é comum armar e desarmar o compressor, os carros modernos de hoje em dia também tem esse sistema.

Obs: Não significa que em alta rotação, em uma viagem irá desarmar , é apenas naquele momento que se pisa e ao se estabilizar, tanto em lenta como em alta, o compressor volta a funcionar.

Em resumo, ao acelerar exigindo mais potência, no caso, EFI, a injeção irá identificar e nisso corta o trabalho do compressor, para deixar o motor a vontade, o pressostato avisa a UCE e ela desarma , se eu tiver errado o Carlos Freire me corrige, mas acredito ser isso.

Muitas oficinas e mecânicos ainda hoje desconhecem que os Monza com ar de fábrica possui esse sistema de desarme

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema de desligamento do compressor do ar condicionado do Monza EFI, atua somente quando o acelerador passar de meio curso, ou seja, a UCE interpreta que o motor está com baixo giro acelerador acima de meio curso e, quando se passa de meio curso entende que o condutor está passando por emergência e assim desliga o compressor do A/C até o motor ganhar rotação, acoplando novamente segundos depois.
A UCE não corta o compressor se estiver em aceleração constante ou acima de meio curso do pedal. Também não é um dos pressostatos que avisa a situação de emergência e sim os sensores da I.E. com a mudança drástica de condição ou solicitação do condutor.

Quanto a dúvida do Yuritjm, não foi informado se está utilizando o gás R-12 (original para esse ano) ou se fizeram alterações para uso do R-134a.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder