RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
wittica
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Abr 2016, 08:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por wittica »

Meu Monza 90 está com o ar gelando muito, o filtro secador escorre água... rsrs! Mas é pisar no acelerador e ficar desarmando e armando sem parar...
Já mediu gás... tudo normal... Alguém já teve problema semelhante e resolveu?
Yuritjm
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Fev 2020, 22:48
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Yuritjm »

Estou com esse defeito levei num técnico muito recomendado e trabalha bem, trocou todos orings e selos do compressor, mangueiras novas, ele fica armado em marcha lenta se ir acelerando depois de 1500rpm chegando a 2000rpm o compressor desarma. Toda hora fica aquele click na caixa de fusivel, voltei no cara do AC, ele verificou a pressão tudo ok, sai com carro e continuou o arma e desarma, voltei nele de novo ai ele fez um jump no pressostato de baixa e continuou... Ele disse que o problema é injeção e não no sistema de AC..
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por dutra s a »

Os modelos com ar condicionado de fábrica possuem um sistema de desarme ao precisar de mais potência no motor, portanto, é comum armar e desarmar o compressor, os carros modernos de hoje em dia também tem esse sistema.

Obs: Não significa que em alta rotação, em uma viagem irá desarmar , é apenas naquele momento que se pisa e ao se estabilizar, tanto em lenta como em alta, o compressor volta a funcionar.

Em resumo, ao acelerar exigindo mais potência, no caso, EFI, a injeção irá identificar e nisso corta o trabalho do compressor, para deixar o motor a vontade, o pressostato avisa a UCE e ela desarma , se eu tiver errado o Carlos Freire me corrige, mas acredito ser isso.

Muitas oficinas e mecânicos ainda hoje desconhecem que os Monza com ar de fábrica possui esse sistema de desarme

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: RELÉ DESARMA QUANDO ACELERA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema de desligamento do compressor do ar condicionado do Monza EFI, atua somente quando o acelerador passar de meio curso, ou seja, a UCE interpreta que o motor está com baixo giro acelerador acima de meio curso e, quando se passa de meio curso entende que o condutor está passando por emergência e assim desliga o compressor do A/C até o motor ganhar rotação, acoplando novamente segundos depois.
A UCE não corta o compressor se estiver em aceleração constante ou acima de meio curso do pedal. Também não é um dos pressostatos que avisa a situação de emergência e sim os sensores da I.E. com a mudança drástica de condição ou solicitação do condutor.

Quanto a dúvida do Yuritjm, não foi informado se está utilizando o gás R-12 (original para esse ano) ou se fizeram alterações para uso do R-134a.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder