Ar não gela bem em dias muito quente

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema não pode ter pouco ou muito gás. As duas condições são prejudiciais e alteram a eficiência do sistema.

Um ponto a ser verificado, caso tenha sentido que está com pouca eficiência e gás está normal, seria a entrada do ar. Como o Monza não tem filtro de cabine, entra muita sujeira.
Já acompanhei um caso de que não tinha eficiência em um Monza Classic 90, a pressão estava normal, e o problema era obstrução na entrada da caixa de ventilação. Após limpeza o sistema voltou ao normal.

Se remover o ventilador, dá para enxergar o estado da entrada e ver se é ou não necessário a limpeza.

PS: Nunca fiz limpeza neste ponto. No caso do meu amigo, foi feita a limpeza em loja especializada em A/C. Isso já tem pelo menos um 6 anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Carlos embora parece ser normal o AC ficar ciclando de tempos em tempos como disso o Carlos (Rio) vc repara isso no seu carro? Te pergunto pq coloquei exatas 700gr de gás e embora o sistema está gelando bem, sinto que vira e meche ele desarma (não chega a dar aquele tranco forte, mas desarma) e antes de arrumar o meu AC não me recordo disso...

Estou desconfiado que ainda tenho algum vazamento.... Mas pode ser que isso tudo é normal e eu estou aqui te enchedno o saco desnecessariamente.....

Abraço !
Carlos A. Freire escreveu:O sistema não pode ter pouco ou muito gás. As duas condições são prejudiciais e alteram a eficiência do sistema.

Um ponto a ser verificado, caso tenha sentido que está com pouca eficiência e gás está normal, seria a entrada do ar. Como o Monza não tem filtro de cabine, entra muita sujeira.
Já acompanhei um caso de que não tinha eficiência em um Monza Classic 90, a pressão estava normal, e o problema era obstrução na entrada da caixa de ventilação. Após limpeza o sistema voltou ao normal.

Se remover o ventilador, dá para enxergar o estado da entrada e ver se é ou não necessário a limpeza.

PS: Nunca fiz limpeza neste ponto. No caso do meu amigo, foi feita a limpeza em loja especializada em A/C. Isso já tem pelo menos um 6 anos.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim. Ele tem que desacoplar se o fizer e ficar sempre ligado, o evaporador vai congelar e pode deixar a pressão do sistema alta demais prejudicando o equipamento. Repare em geladeira ocorre o mesmo liga e desliga.

O que não pode é ficar ligando e desligando em poucos segundos. Na estrada o tempo entre acoplar e desacoplar é menor. Ou seja, acopla fica um tempo até que rápido e desacopla por um tempo maior depois acopla novamente. Essa estratégia é percebida nos pressostatos que armam ou desarmam conforme a pressão do sistema. A pressão do sistema está diretamente ligada a temperatura de saída do A/C.
Em trânsito urbano essa liga e desliga muitas vezes não é percebido ou o espaço é maior pelo motor ficar mais tempo em baixa rotação.

O mesmo ocorre com outros veículos, mesmo os que tem sensor de temperatura na caixa de ventilação. Tudo para não congelar o evaporador. Se isso ocorrer, perde eficiência.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Muito obrigado pelas dicas...

Veja que no meu caso agora, não escutro o relê fazendo o famigerado 'tec' de desarmar, parece que somente o compressor desligar/desarma algo assim, não escuto em momento algum o 'tec' do relê e tb nã osinto no 'pé' o tranco ou alivio de ligar/desligar o compressor.

Imagino eu então que o sistema está ok, novamente obrigado Carlos, gosto de manter o carro o máximo original possível mas vou opetar por instalar uma Ventoinha (possivelmente de Corsa ou similar GM que é menor) no radiador do AC pra melhorar a eficiência dele.

Não acho que isso irá descaracterizar o carro, seria apenas um acessório a mais no sistema de 'conforto' do AC.

Abração !
Carlos A. Freire escreveu:Sim. Ele tem que desacoplar se o fizer e ficar sempre ligado, o evaporador vai congelar e pode deixar a pressão do sistema alta demais prejudicando o equipamento. Repare em geladeira ocorre o mesmo liga e desliga.

O que não pode é ficar ligando e desligando em poucos segundos. Na estrada o tempo entre acoplar e desacoplar é menor. Ou seja, acopla fica um tempo até que rápido e desacopla por um tempo maior depois acopla novamente. Essa estratégia é percebida nos pressostatos que armam ou desarmam conforme a pressão do sistema. A pressão do sistema está diretamente ligada a temperatura de saída do A/C.
Em trânsito urbano essa liga e desliga muitas vezes não é percebido ou o espaço é maior pelo motor ficar mais tempo em baixa rotação.

O mesmo ocorre com outros veículos, mesmo os que tem sensor de temperatura na caixa de ventilação. Tudo para não congelar o evaporador. Se isso ocorrer, perde eficiência.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 18 Jul 2014, 18:31
Cidade: Mutuípe
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Imagem

Amigos, precisa desmontar muita coisa para retirar essa peça (seta branca), ou é necessário apenas o ventilador (seta amarela)?

Grato
Avatar do usuário
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 18 Jul 2014, 18:31
Cidade: Mutuípe
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Amigos, com relação a pergunta que fiz acima, alguém saberia me ajudar?

É porque quero arrumar o A/C do monza, mas caso não haja necessidade de limpeza, é um custo a menos!

Sabendo se estivesse sujo ou não, ficaria mais fácil. Sem contar que se ele estiver limpo externamente, uso apenas o gás 141b para limpeza.
Grato,
Anderson Azevedo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 19 Set 2015, 08:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Anderson Azevedo »

O meu carro também está com esse problema. Vive desarmando e quando não desarma, sendo na rodovia ou na cidade, o ar não gela legal em dias quentes. Quem tiver alguma dica, favor postar. Já pensei até em instalar outro tipo de ar condicionado no meu monza para poder ver gelar. Pq no calor do estado do RJ.... ele não esta dando conta
Avatar do usuário
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 18 Jul 2014, 18:31
Cidade: Mutuípe
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Anderson Azevedo escreveu:O meu carro também está com esse problema. Vive desarmando e quando não desarma, sendo na rodovia ou na cidade, o ar não gela legal em dias quentes. Quem tiver alguma dica, favor postar. Já pensei até em instalar outro tipo de ar condicionado no meu monza para poder ver gelar. Pq no calor do estado do RJ.... ele não esta dando conta
Anderson,

Foi mais fácil retirar o evaporador abrindo a caixa. Uma limpeza externa nele melhora e muito a troca de calor.
Outra coisa que percebi foi o seguinte: Quando a alavanca seletora está no primeiro estágio esfria muuuito mesmo. Quando parto para frio normal não gela bem. Procurando o problema percebi que a borracha da parede corta fogo entre o capô e a churrasqueira estava quebradiça. Entrava ar quente vindo da ventoinha no acionamento e reduzia por conseguinte a eficiência do ar. Coloquei uma nova e melhorou muito o resfriamento na posição frio normal, e mais ainda no frio máximo (recirculação).
Responder