Dúvida Temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por italo_ »

O vectra B aqui de casa, 2.216v automatico, possuia 2 ventoinhas, uma na frente do condensador, menor um puco, e outra atras, maiorzinha. Funcionamento era padrao: ligou o AC, as duas entram na baixa e, quando sobe a pressao do sistema OU a temperatura do motor, sobem as duas pro segundo.
Sem ar ligado, ao chegar antes da metade da escala entram as duas no primeiro estagio, nunca entra o segundo se o sistema estiver em ordem, mesmo sob sol calor e transito (lembrando, isso com o ac desligado).
Depois que desligava o carro, dependendo da temperatura, apos cerca de 2 minutos desligado ele armava as duas ventoinhas na primeira velocidade por uns 3 minutos pra esfriar o carro desligado, ja que a agua fica parada. Achava otimo isso.

Agora em relaçao ao monza. De fato, o calor produzido pelo motor provavelmente é menor do que o exemplo acima, pelo fato de ser 8v, nao ter o oleo do cambio automatico passando no radiador, etc. Nao sei se a engenharia iria comer essa bola por uns 5, 6 anos de tubarao em produçao.... Ao se optar por apenas 1 ventilador, mesmo que "grande" e forte, e mesmo que ele nao arme com o carro desligado, acredito que isso seja o suficiente para aguentar o sistema em todas as condiçoes de operaçao.
MAS ca entre nos, pelo menos para mim que nao sou engenheiro... vai dizer que nao fica uma sensaçao de que a coisa foi SUBDIMENSIONADA?? Por que nao um ventilador auxiliar menor na frente, operando em conjunto? Por que nao o sistema de armar com o carro desligado um pouco.... Alias, outras coisas no monza passam esta sensaçao tambem.

Meu motor é a alcool, e desde que o carro existe a ventoinha so arma um pouco APOS a metade da escala, dai demora uns 3 minutos pra desarmar quando chega um pouco abaixo da metade.... Sempre foi assim, sempre rodei com aditivo, nunca tive problema de superaquecimento, nao baixa agua. Monzas 96, como o do Carlos, adotaram a programaçao mais sensata na central em que, no primeiro quarto da escala, a ventoinha ativa somente no primeiro estagio e vai segurando, depois desarma. Segundo ele, com o AC desligado, mesmo sob sol e transito, nunca se chega ao ponto da primeira velocidade nao dar conta e ter de entrar a segunda. No meu monza, 95 alcool, a programaçao nao é assim. Com o AC desligado, so entra direto na segunda quando passa do meio. Com o ar ligado, ai sim entra a primeira (independente da temperatura) e fica se intercalando com a segunda dependendo da pressao do sistema x temp. do motor.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por italo_ »

PS: meu painel nao é mais o original do gl, uso um de gls 96... pode ser ponteiro descalibrado, mas nao sei. To achando que é normal isso... nunca queimei modulo hei, original ainda rs
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Italo

Na maioria dos carros com ar condicionado, de várias marcas, existe um ventilador extra na frente do condensador.
Isso é fácil de comprovar, é só olhar na frente de todos esses carros modernos (e até alguns bem antigos, como Mercedes da década de 70).

No Monza, parece que a engenharia se recusou a usar essa solução, ou por redução de custos (muitas vezes chamamos os engenheiros de burros sem levar em conta outros fatores, um dos quais é baixar custos. Muito mais barato mudar as especificações do motor elétrico e das pás do ventilador existente do que colocar mais um ventilador), ou por chegar à conclusão de que não havia necessidade.

Eu tive na vida dois Monzas. O primeiro foi um GLS 2.0 1994 modelo 1995, da cor do seu, completíssimo.
Nesse carro, que era mais antigo do que o seu (foi comprado pelo primeiro dono em junho de 1994), a estratégia de funcionamento do eletro ventilador era assim:
Com ar desligado, quando o ponteiro da temperatura atingia o meio da escala, o eletro ventilador entrava na baixa velocidade. Funcionava por meio ou um minuto e parava quando o ponteiro atingia um quarto da escala. A alta velocidade não entrava nunca.. Pelo menos não entrou nos 7 anos em que fiquei com o carro.
Com ar ligado, o ventilador não entrava direto como acontece com Monzas mais antigos (mostrarei depois como é no meu Monza atual) e mais modernos, não entrava nunca na baixa velocidade. Quando a temperatura do motor atingia o meio da escala, entrava a alta velocidade, que saía ao atingir o meio da escala.
Nesse carro nunca houve o caso da alta velocidade entrar por solicitação do ar condicionado. Isso nunca deu problema, o ar sempre resfriou legal (e olha que moro no Rio de Janeiro e enfrentei trocentos engarrafamentos no verão, com carro cheio, e sempre no fresquinho. Devo informar que esse carro eu comprei com 28 mil km rodados, quilometragem esse comprovada pelo registro de revisões no manual do proprietário. A quilometragens e as datas de inspeção correspondiam ao que indicava o odômetro. Pouquíssima possibilidade de ter tido o circuito de controle do eletro ventilador alterado.
Agora o meu Monza atual, GLS 2.0 1994. Nesse, com ar desligado, o ventilador só entra na alta velocidade. Não entra nunca em baixa.
Com ar ligado, ao ligar o ar o ventilador entra na baixa, ao atingir o meio da escala de temp. do motor entra a alta (mesmo com o ventilador funcionando - em baixa - a temperatura do motor atinge o meio da escala). A alta entra também mesmo se a temp. do motor estiver baixa, por solicitação do ar condicionado. Já testei os circuitos de acionamento das duas velocidades e está tudo legal.
Nesse carro também nunca tive problemas de superaquecimento do motor, mesmo no verão de 40 graus. E só ando com ar ligado, seja inverno, seja verão.
Permita-me algumas considerações sobre quantidade de ventoinhas. Todos sabemos que a ventoinha geralmente entra com carro parado ou transitanto em baixa velocidade. Raramente entra com o carro andando. Muitas vezes eu rodei muito sem que ela entrasse. Quando se instala uma ventoinha extra, perde-se eficiência do radiador com carro em movimento, pois coloca-se um obstáculo à passagem do ar pelas aletas. Se existe uma hélice, o ar vai acionar essa hélice, o que vai significar mais arrasto ainda (teoricamente).

É isso.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ítalo, não entendeu como funciona a ventoinha do meu Monza GLS 96, mesmo depois de repetir em vários tópicos como funciona, rs!

Com A/C desligado, a ventoinha arma a primeira velocidade quando marcador chega no meio de escala e desarma antes de chegar no primeiro quarto, mas perto dele. Liga com 101°C e desliga com 94°C.
Todos Monza que tive, o SL/E 87, o SL/E 91 também era assim, só não confirmo a temperatura pois não medi na época. Mas o painel se comportava igual em todos
Os Monza da Família GLS 94 álcool, tirado 0km, os de um amigos, SL/E 92, Club 94 e GL 96, entre outros de amigos também se comportam como o meu a nível de painel e temperatura. Com excessão do GL 96, que tem A/C igual ao meu e funciona igual, os demais não tem ar e liga e desliga a ventoinha na mesma temperatura que o meu é todos o painel ficam igual no armar e desarmar a ventoinha.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por italo_ »

Agora eu peguei os detalhes...so errei a relaçao com a escala do painel uai! hehehe. Entao, veja so que o seu usa a primeira mesmo com o AC desligado. O meu e o do Luiz nao. Nao sei porque essas diferenças. Acho mais racional como veio no seu monza.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, no 96 como no meu GLS e no GL do meu amigo, só entra a primeira velocidade, se não ligar o A/C. De resto é tudo igual aos demais com relação ao comportamento do painel e momento de ativar e desativar a ventoinha.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por italo_ »

Sera que a temperatura para a ativação da partida a frio nos monzas efi a alcool nunca foi revista pela equipe de engenharia nao? Imagino que à época houve bastante reclamção, inclusive pela quantidade de monzas com botões auxiliares adaptados. O meu tinha, mas tirei, deixei so pela UCE e tem dias que demora a pegar. Porém, em dias realmente frios (quando ele injeta) pega na hora rsrs
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por waldir »

Sera que a temperatura para a ativação da partida a frio nos monzas efi a alcool nunca foi revista pela equipe de engenharia nao?
Eu sofria desse problema, aí eu instalei um botão remoto para injetar a gasolina (ainda uso para reforço)

Passado um tempo eu troquei o relé de alta temperatura por que estava ativando o aquecedor do coletor de admissão (PTC) e a injeção de gasolina para minha surpresa voltou a funcionar. Ela funciona a partir de 20ºC para baixo aumentando o pulso conforme a temperatura ambiente/ou do motor.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder