Dúvida Temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Ricardo.Souza
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Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por Ricardo.Souza »

Pessoal, vou tentar explicar meu problema/duvida:

Seguinte, to andando com o monza num dia quente, 28, 30º na rua e a temperatura do carro funcionando certinho, chega no meio aciona ventoinha, baixa pra 1/4 desliga, tudo OK. chego em casa e desligo o carro, deixo passar uns 2,3 minutos e vou lá e ligo a chave no primeiro estágio e o marcador de temperatura sobe lá para 3/4 ou até mais um pouquinho, e a ventoinha não aciona. mas quando dou a partida no motor, em 10, 15 segundos a temperatura baixa pra 1/4 (acredito que nessa hora a agua fria do radiador seja substituida pela quente do motor) seria isso mesmo? e depois com o carro ligado a temp. volta a chegar no meio do marcador, liga a ventoinha volta pra 1/4 e delisga normalmente.

Daí a minna duvida: esse suposto aquecimento no motor não seria prejudicial pra junta do cabeçote e outras coisas mais não?
Mais alguém tem esse sintoma?
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waldir
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por waldir »

Daí a minna duvida: esse suposto aquecimento no motor não seria prejudicial pra junta do cabeçote e outras coisas mais não?
Ricardo,
Não há problema algum por que "estamos falando" em torno de 100° C
Lembrando que o liquido refrigerante (água + aditivo/etileno glicol) retira calor das paredes da câmara de combustão. Estando o motor desligado não está gerando mais calor.
Porém, o calor residual continua passando para o refrigerante e este se movimenta por diferença de potencial de calor. Se a temperatura estiver ou chegar a 92°C começará a abrir a VT em direção ao radiador... além disso há troca de calor para o ambiente pelas mangueiras.

Se utilizar somente água na refrigeração, em virtude do sistema fechado, esta água ferverá em no máximo 106°C . Se adicionado o aditivo (etileno glicol) em proporções ideais e recomendadas a água ferverá à 118°C.. Porém, com 108 a 110°C a lampada de temperatura/emergência do painel acenderá.

Se houvesse dano, a GM usaria o termostato para manter a ventoinha ligada por algum tempo como ocorre na linha Fiat em que o bloco e o cabeçote são de alumínio.

Faça manutenção regulares no sistema de refrigeração e use aditivo que além de elevar a temperatura de fervura, evitará com a neutralidade do meio o efeito galvânico no cabeçote, corroendo as galerias nas junções entre o alumínio e o ferro do bloco.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
tombrasil
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por tombrasil »

Bom dia monzeiros,

tbm tenho 1 duvida, meu ponteiro de temperatura nunca sai do azul, mesmo com ar cond. ligado, ele vai no maximo fora da faixa azul, nunca no meio, qdo o normal seria ele traabalhar somente no meio certo? o que ta acontecendo com meu monza?
Monza GLS 1994 completo
MOnza ou vc tem ou vc nao tem!
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samukanj
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por samukanj »

fala monzeiros
cara, isso depende da temperatura ambiente e da kilometragem q vc anda, eu por exemplo ando 10 kilometros na parte da manha, e como aqui em sampa nao esta tao calor a temperatura do monza so sai do azul quando eu estou chegando perto do serviço, lembrando q eu saio seis da manha e nao pego muito transito, quando esta mais frio o ponteiro nem sai do azul, ja quando vou para algum lugar mais distante e pega mais transito a temperatura chega no meio, depois a ventoinha arma e ela volta para 1/4. tem casos tam,bem q mechanicos espertalhoes recomendam a retirada da valvula termostatica, isso e prejudicial para o motor.
Ricardo.Souza
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por Ricardo.Souza »

Mestre Waldir,

Obrigado pelos esclarecimentos amigo. realmente pensei que fosse prejudicial esse suposto aquecimento depois que é desligado o carro.

Quanto ao aditivo, uso o RV cool para a refrigeração.

Abraços e obrigado pelo esclarecimento!!
vrsilva
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por vrsilva »

É galera fiquem espertos com isso, esse fim de semana eu aprendi muito sobre andar com o carro quente, e por consequencia meu querido monzão, que amo muito, está na oficina.
Vou desabafar, eu preciso.
Tudo começou porque o ventilador do radiar dele estáva com rolamentos ruins... aí tirei ele fora e desingripei com wd, e coloquei óleo, resolveu ficou muito bom, funcionando certinho e muito silencioso por sinal...
Sexta-Feira de noite ele parou de acionar novamente pois o rolamento voltou a travar e o motor não conseguia girar sozinho tinha que dar um empurrão, sabado eu acordei decidido a trocar os rolamentos, porém o ventilador é selado, pensei, pensei, e eu e meu pai fomos ver um recondicionado, o meu era original com chicote e tudo, certo comprei outro por 80 reais novo em folha, chegamos em casa e ele funcionou belezinha e muito forte por sinal, montei tudo e blza, coloquei agua e fui me arrumar pra sair com a noiva.
Bem, no caminho percebi que ele ligou pois o carro fica no tempo e estava muito sol, então o motor já estava quente por ficar no sol, a ventoinha ligou, porém andei 10 minutos até chegar na casa da minha noiva com a ventoinha ligada, o que não é certo pois normalmente ela liga por uns 3 minutos ou 4 no maximo.
Chegando na casa dela eu notei que a ventoinha estava soprando o ar pra frente e não puxando pra tras como deve ser. Eu insistente achei que não ia ter problemas, e fui ao shopping com ela, chegando lá a temperatura não baixava e subia gradativamente, resolvi voltar pra minha casa, esse foi meu erro, pois minha casa fica o dobro da distancia da casa dela, e a casa dela o caminho é uma rodovia e leva uns 10 minutos pra chegar lá, a minha casa fica no minimo 20 e o caminho é de transito.
Resultado poucos kilometros perto de casa a luz estava acesa, o ponteiro chegou lá em cima, e eu segui o caminho no desespero.
Quando coloquei o carro na garagem, ferveu desliguei naquele mesmo momento.
Outro erro que eu cometi é desligar a ventoinha achando que ela estava atrapalhando, só que por mais que ela gire ao contrario é melhor que nada, aprendi isso também...
Só que segui muitos trechos na banguela cheguei até a desligar o motor em determinados momentos e consegui baixar o ponteiro pra menos de 3/4.
Em fim ferveu em casa e eu aliviado até então.
Esperei sair a pressão, esperei esfriar, coloquei agua, e fiz uma gambiarra com terminais para inverter ou desinverter o chicote do ventilador, tudo certinho, a noite quis ir na casa da minha noiva, o carro falhando muito mas muito mesmo, porém eu tinha mexido na tbi, e acho que deixei alguma coisa errada lá.
Passado o sabado, domingo de manhã meu pai notou que tinha agua pingando no chão... levantei o carro e verificamos que está vazando de dentro da capa de correia, pode ser bomba, pode ser selo, ok... domingo o monzão ficou descansando depois do sufoco que eu fiz ele passar.
Decidido eu acordei pra levar ele no mecanico hoje, olhamos a agua e não tinha vazado muito, só baixou um pouco, menos de 1 copo eu diria, porém meu pai desconfiava que tinha queimado a junta, fato queimou bem no ponto embaixo do distribuidor.
Sorte que ao chegar no mecanico aos trancos e barrancos hoje, pois o carro estava falhando muito, mas muito mesmo, acho que perdeu compressão... o mecanico verificou o óleo e não tinha ido agua no óleo e ele disse que se fosse pro cilindro o carro iria pegar com muitas dificuldades, porém pegou na primeira.
Bem é isso agora o monzão está no meu mecanico, o cara é super de confiança e o falecido pai dele trabalhou na GM e eles tem muita experiencia em monza, fora a honestidade do homem que não tem preço, ele me trocou a ultima troca de óleo sem me cobrar nada, e a oficina dele é grande pra caramba.
Mas é isso pessoal precisa me desabafar... mas estou triste...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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Mimoso
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por Mimoso »

Rapaz não vou dizer que já passei por isso, mas parecido. Logo no começo a ventoinha dava unsproblemas, de acionar ou não, então não sabia mexer pra descobri, mas entendia de gambiarra,que eu fiz, pra não correr o risco de acontecer o mesmo que foi com vc, fiz uma ligação direta na ventoinha do AC, com ele não tá funcionando memso (ainda) liguei essa ventoinha no botão dele,e quendo dé uma pane na vendoinha do radiador, ligo a reserva que é a do AR. :mrgreen: . Só usei uma vez, e por pouco tempo, mas funcionou direitnho. :roll:
vrsilva
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Re: Dúvida Temperatura

Mensagem não lida por vrsilva »

É acontece que os tubas não tem ventoinha do ar, só do radiador, pois é o mesmo ventilador que quando liga o ar ele gira com menos potencia...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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