duvida ventoinha.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

duvida ventoinha.

Mensagem não lida por gleidson »

amigos ate onde percebi os carros de hoje em dia mais novos, funciona assim:
o motorista dirigi o carro normalmente o motor esquenta e esfria tudo tranquilo, mas quando o motor esta quente e vc para o carro e desliga "estacionado por exemplo."
ai a ventoinha aciona mesmo com o motor desligado!!!
eu me lembro que o motor do meu monza tambem era assim. mas parou a uns 4 anos. esse procedimento tambem é original do monza ou foi alguma gambiarra que fizeram e parou de funcionar?????


obs: meu motor esta perfeito aciona tudo normal, só que quando eu desligo o carro com a ventoinha esta acionada, eu preciso girar a chave novamente ai a ventoinha liga e termina o ciclo! ai eu volto a chave...
se ja existe um topico igual esse me desculpem mas nao achei nada a respeito... podem apagar ou bloquear....
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigo, o normal do monza é desligar a ventoinha se desligar a chave, tanto que todos os carros GM são assim, mesmo o meriva, celta, corsa, etc. Já carros Fiat, VW ficam com a ventoinha acionada mesmo com o carro desligado. abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por luiz sle »

Eu acho que isso é engano seu. Deve estar confundindo pelo tempo.

A ventoinha funciona com o carro desligado se virar a chave no contato sem ligar o motor.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por filipenogueira »

exatamente o que eu quis dizer luiz, obrigado pela correção, pelo que entendi o amigo estava reclamando que desliga a ventoinha quando se desliga o carro, ou seja, normal.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vale lembrar que no Monza com A/C de fábrica, se o motor não estiver virando as ventoinhas do radiador e de ventilação interna não funcionam, mesmo com contato ligado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2030
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Cidade: Assis Chateaubriand
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por jcseujcs »

Tenho duvidas tbm qnto a isso, o motor não fica sobreaquecido assim, tipo se vc desliga a chave antes de terminar o ciclo de ventilação do motor, vai continuar quente...isso com o tempo não prejudica o motor?? não seria melhor esse esquema de funcionar direto até esfriar o tanto certo??
esse sistema de pós chave da ventoinha deve ser para evitar quaisquer riscos de acidente com o acionamento indevido da ventilação durante alguma manutenção no carro não é??

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por avvsilva »

jcseujcs escreveu:Tenho duvidas tbm qnto a isso, o motor não fica sobreaquecido assim, tipo se vc desliga a chave antes de terminar o ciclo de ventilação do motor, vai continuar quente...isso com o tempo não prejudica o motor?? não seria melhor esse esquema de funcionar direto até esfriar o tanto certo??
esse sistema de pós chave da ventoinha deve ser para evitar quaisquer riscos de acidente com o acionamento indevido da ventilação durante alguma manutenção no carro não é??

Abraços

Julio Cesar da Silva
Também já pensei nisso. No meu Monza, noto que, ao acionar a ventoinha (com o ponteiro no painel no meio da escala) e em seguida desligar a chave, se ligar a chave novamente o ponteiro sobe mais um pouquinho do meio (mas nunca chega a 3/4)
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida ventoinha.

Mensagem não lida por filipenogueira »

então avvsilva, o ponteiro sobe após desligar e ligar a chave pois a agua está parada no motor e antes de desligar ela estava circulando, se fizer esse teste novamente vai notar que vai subir novamente mas a partir do momento que der a partida no carro novamente logo o ponteiro desce, praticamente instantâneo pois a agua volta a circular e o motor recebe agua com temperatura inferior do que a que ficou dentro do motor.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Responder