Quando liga o AR Rele faz barulho

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Pessoal, o meu Monza SL/E 92/93 acontece o contrário, fica com "tic tic" no relê do ar condicionado quando o mesmo está desligado. Com o Ar Condicionado ligado o barulho pára. Porém ele apresenta outros defeitos: O fuzível queima de hora em hora (principalmente quando manobro o carro) e o ventilador do motor (radiador) fica ligado na velocidade baixa direto, mesmo com o motor frio e o ar condicionado desligado, assim que liga o carro de manhã a ventoinha liga na hora. Será algum curto? Ou defeito/mal contato de algum pressostato (válvulas de pressão)? Um eletricista fez uns testes desligando o compressor e como o fuzível não queimava quando ligava o ar ele disse que o defeito poderia estar no compressor. Porém com ele desligado o relé fica estalando do mesmo jeito e o ventilador fica ligado também, mesmo com o carro frio. Já troquei os dois relés, o do ar condicionado e o da ventoinha e o defeito continua. Ao ligar o ar condicionado a ventoinha passa para a segunda velocidade. O que percebi também é que o relê esquenta muito. Tô rodando com um monte de fuzíveis no carro e não sei mais o que fazer pois nenhum "profissional" na minha cidade consegue desvendar.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eder

A alavanca que liga o ar condicionado e a ventilação do Monza costuma dar problemas.
Por folga ou algum outro fator, o ar condicionado permanece ligado mesmo com a alavanca toda para baixo.
Isso explicaria o funcionamento do eletroventilador ao ligar o motor.
Eu tive um GLS 95 que apresentou esse problema. Amarrei um barbante na chave rotativa e ao desligar o ar eu puxava o barbante para desligar o mesmo de verdade. :)
Depois de checar isso, veja se os problemas permanecem. Ou alguns dos problemas.
Temos vários tópicos falando sobre o problema na referida chave.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Opa Luis.

Valeu pela dica. Só que se a alavanca fica ligada direto, mesmo na posição de desligada, o ar condicionado também não ficaria ligado? Acho que ficava tudo ligado: o compressor e o ventilador interno, ou não? Mas não é isso que acontece. Quando coloco a alavanca para baixo desliga tudo, o vento do ventilador e o compressor desarma. Fiquei desconfiado de algum daqueles sensores que ficam nas mangueiras de alumínio que são de pressão ( desculpe mas nao sei o nome específico). Li aqui no fórum que tem um deles que faz o ventilador disparar, mas não sei qual é e nem como testa-lo. Outra coisa coisa curiosa é que eles (sensores) estão sujos de óleo da direção hidráulica, pois o reservatório está vazando quando o motor esquenta, acho que deve ser a vedação da tampa do reservatório.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eder93 escreveu: 13 Jan 2018, 01:25 ... Só que se a alavanca fica ligada direto, mesmo na posição de desligada, o ar condicionado também não ficaria ligado? Acho que ficava tudo ligado: o compressor e o ventilador interno, ou não? Mas não é isso que acontece. Quando coloco a alavanca para baixo desliga tudo, o vento do ventilador e o compressor desarma.
Não necessariamente. Vai depender da posição que a chave parrou, pois a alavanca não conseguiu leva-la até o fim de curso.
Pode ficar somente a ventoinha ligada ou a ventoinha mais o compressor.

Como já foi dito a chave do A/C tem alto índice de problemas e recomendo que comece a avaliação por ela, pois é o defeito mais comum. Caso esteja em ordem, siga a avaliação em outras partes.

Eu mesmo já tive problemas com essa chave e também com a alavanca. A chave foi resolvido com limpeza, que nesses 18 anos com o carro, aconteceu 3 vezes. A alavanca trincou a base, fiz um reparo caseiro e ficou boa. Mais tarde, depois de alguns anos eu fiz a troca e está bom até hoje. já tem mais de 10 anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eder

A verificação da alavanca de comando do ar e ventilação é só o primeiro passo para tentar resolver seus problemas, que, pela descrição que você fez dos sintomas, pode ter mais de uma causa.

Uma vez constatado que a alavanca não tem folga e não permanece nada energizado com ela na posição Desligado, você parte para outros testes.
Você diz que ao ligar o ar a ventoinha liga a segunda velocidade.
Pode sim ser o interruptor de solicitação da alta velocidade da ventoinha. Existem 3 pressostatos na linha de alta pressão (o tubo mais fino). Dois são interruptores, o outro é uma válvula de segurança de alta pressão. É a que não tem fios ligados a ela.
O do meio é o que você vai testar, desligando um dos seus fios.

Se o problema desaparecer, ele é o culpado.
O teste completo dele seria remover o mesmo (pode remover que o gás do sistema não vai vazar, segundo os manuais. Nunca testei na prática) e, com uma bomba de pressão e manômetro, verificar a que pressão ele está fechando o circuito.
Não me lembro de cabeça qual é a pressão, mas acho que é em torno de 220 libras por polegada. É uma pressão bem alta.
Se você não tem como testar, talvez seja mais barato comprar um novo do que levar a uma oficina para teste, pois se for constatado que está ruim você terá de comprar um novo de qualquer jeito. :) Se o primeiro teste que você fez indicou que ele está funcionando em desacordo com o que deveria, ele está ruim. A única ligação entre o ar condicionado e a ventoinha é ele.
Sobre a queima do fusível, você não informou qual fusível está abrindo.
Dependendo do fusível, parte-se para identificar o que está em curto parcial, consumindo mais corrente do que o normal.

Abs

Nota: Isso tudo que eu escrevi só é válido se o sistema elétrico do seu Monza está original. Se foi mexido, modificado, se tem algum fio em curto em algum chicote, aí a coisa complica e as causas dos problemas podem ser outras, impossíveis de se descobrir por aqui. Nesse caso só um bom eletricista, de posse dos diagramas elétricos do Monza, poderia resolver. :(
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Eder93 »

Muito obrigado pelas respostas. Esse fórum é excenlente para compartilharmos as experiências, isso ajuda muito.
Vou verificar a chave do ar condicionado no painel e esse interruptor do ventilador do radiador pois ele está sujo de óleo da caixa de direção que está vazando.
E o fuzivel que está queimando é o proprio, o ar condicionado, o da posição K5 de 30A.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Ricardo Corione
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Jan 2018, 19:12
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Ricardo Corione »

Boa noite pessoal.

Estou precisando de ajuda. O meu monza esta funcionando perfeitamente o ar condicionado, porem mesmo em estrada ou seja não estando em

marcha lenta, após um tempo de uso começa a armar e desarmar o compressor. Percebo o barulho do relé na caixa de fusíveis do arme e desarme. Por

ele estar gelando bem, não acredito que seja falta de gás. É possível que seja a chave do painel com mau contato? Percebi que algumas posições é

necessário ir e voltar com a alavanca para funcionar corretamente. Já aproveitando gostaria de tirar uma duvida, o meu monza foi fabricado em 1995

sendo modelo 1996. Ele ja utiliza o gas 134a ou utliza o R-12 mais antigo?

Desde ja agradeço a ajuda.
Monza GLS 1995/1996
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Quando liga o AR Rele faz barulho

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sintoma é d pouca pressão do gás. Só vai saber depois de colocar os manômetros no sistema.
O problema na chave é comum e além do sintoma anterior, também temos tópicos sobre manutenção nessa chave,

Se seu Monza é 95 modelo 96 tem tudo para já ter de fábrica o gás R-134a, porém, foi um período de transição. Na carcaça do ventilador interno e na frente (carroceria) perto do radiador vem as etiquetas informando qual o tipo de gás do AC.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder