O Monza com A/C de fábrica tem ventoinha com 5 pás (de plástico) e carenagem ou defletor de metal. O Monza sem A/C tem ventoinha de 4 pás (de plástico) e carenagem ou defletor de plástico.bom verifico que meu eletro ventilador ( conheço como ventoinha rs...) tem apenas 4 hélices e que ao ligar ela só tem uma velocidade que é a mais forte, pergunto por meu monza ser 90/90 sera que era assim a original dele ou pode ter sido trocada por uma inferior pelo antigo proprietário ? E outra duvida a velocidade 2 da que tem 2 estágios é muito superior que a de 1 estagio ? desde já agradeço a grande contribuição lembrando que sem o ar ligado o carro fica no máximo em 1/4 da temperatura.
A 1ª velocidade é mais fraca do que a 2ª e, a 1ª gira mais lenta por usar um resistor para dar queda de corrente e baixar a tensão.
O motor da ventoinha do Monza com A/C é mais curto e fica quase rente a carenagem, já o motor da ventoinha dos modelos sem A/C é bem comprido. A 2ª velocidade desse motor é mais alta do que a velocidade dos modelos sem A/C, que tem hélice de 4 pás.
O radiador também tem aplicação diferente para modelos com e sem A/C. No caso do Monza até 90, o reservatório fica no lado direito para modelos com A/C igual ao Monza com e sem A/C de 91 em diante (tubarão), já nos modelos sem A/C o reservatório de expansão fica do lado esquerdo e com formato diferente dos modelos com A/C.
Se a temperatura não chega ao 1/2 de escala e liga a ventoinha com A/C desligado, indica que tem algo errado. Recomendo que verifique a aplicação errada e ou possível defeito na válvula termostática e interruptor de temperatura que fica no radiador. Os dois tem que ter temperatura de trabalho compatível entre eles.
Abs,
Carlos Freire